A SOLIDÃO DO DESETO.

 

ESBOÇO 1071

TEMA: A SOLIDÃO DO DESERTO.

TEXTO: DEUTERONÔMIO 32:10

No mundo existem lugares áridos e férteis dependendo da sua posição geográfica, cada lugar com as suas características próprias, as pessoas que lá residem geralmente se adequam a realidade do lugar. Nesse assunto não desejo falar sobre as posições geográficas nem se árido ou fértil de cada lugar, mas no âmbito espiritual.

DESERTO LIT.

Geralmente os desertos são lugares menos habitados, onde muitos tipos de plantas dificilmente subsistirão, mas as pessoas que lá residem tem seus hábitos de vida totalmente diferente dos que vivem nas grandes metrópoles.

CARACTERÍSTICAS DO DESERTO

(1) Lugar seco e devastado, nele a maioria das plantas são rasteiras, principalmente nos lugares mais altos; (2) Lugares onde as pessoas habitam e muitas vezes continuam lá por não haver recursos para de lá saírem; (3) Lugar de isolamento, onde falta tudo e ninguém por perto; (4) Hagar quando se encontrava com seu filho no deserto para morrer, pois faltou pão e água (Gn 16:7). No deserto foi o lugar que Deus encontrou o seu povo (Os 13:5).

DESERTO ESPIRITUAL.

Essa é uma linguagem figurada e entendida por pessoas religiosas ou cristãs, ela é muito usada para confortar e mostrar para esse público que há algumas etapas que atravessamos durante a vida, nela podemos ter tanto abastança, quanto escassez. Quando estamos atravessando uma dessas etapas faz-se necessário compreender que estamos sendo trabalhado por Deus para algo melhor e maior. Há muitas formas de Deus provar o crente, não importa a forma, sei que todas as formas contribuem para o bem (Rm 8:28). O deserto é uma forma de Deus nos provar e nos lapidar, assim como ele provou a Israel no deserto e não o abandonou, também não nos abandonará (Sl 46:7). A lei das causas e efeitos também atua nessas áreas das nossas vidas (Lm 3:39; 5:22), se não fosse assim, não faríamos qualquer questionamento a Deus. 

CARACTARÍSTICAS DOS DESERTOS ESPIRITUAIS.

Deserto espiritual se torna mais sofrível do que um deserto lit. (1) Ele pode estar lotado de pessoas, mas você está só; (2) Nele pode chover a noite inteira, mas a terra permanece seca e improdutiva; (3) Nele o silêncio lhe envolve como uma pele; (4) No deserto você cava poço e os inimigos tapam (Gn 26:18-22); (5) No deserto parece que os nossos sonhos e projetos ficaram para trás e não vemos motivos para que sejam cumpridos, portanto essa etapa é bastante sofrível.

DESERTO, DEUS E VOCÊ.

No deserto acontecem coisas que nos surpreendem: (1) No deserto Deus vai ao teu encontro; (2) No deserto Deus fala e te anima e ergue a sua baixa estima; (3) Ele não lhe dá as costas, não lhe abandona; (4) No deserto Deus prepara banquete para você, e lhe dá do maná espiritual, que só Ele tem e pode (Sl 78:19); (5) No deserto Deus falou com Moisés no meio da sarça; (6) No deserto até da rocha sai água, formula essa que só Deus tem para te socorrer.

Deus é o socorro nos momentos mais difíceis da vida (Sl 46), ainda que tudo nos falte ainda há razão para o adorá-lo (Hb 3:17-19). Deus te encontrou no deserto, ele te guardou como a menina dos seus olhos (Dt 32:10) para o servires. O deserto está sendo a forma de Deus te moldar para uma nova fase da tua vida, é o oleiro trabalhando com o barro para que saia um novo vaso (Jr 18:2-6; Rm 9:1, 20,21). Ninguém contenda contra o Senhor por aquilo que ele faz (Is 45:9).

Pr Elis Clementino –prelisclementino@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Foto