ESBOÇO 1075
TEMA: AMOR INCONDICIONAL.
TEXTO: I CORINTIOS 13:4-7; I JOÃO 4:19
Todo ser humano necessita conhecer a Deus, para então ter a ciência do que é o verdadeiro amor, suas características e como ele influência no comportamento humano. Sem esse conhecimento será impossível do ser humano amar a si e ao próximo. Nesse assunto irei discorrer brevemente sobre o amor, a sua origem, tipos e o amor e os sinais do final dos tempos.
A
SUA ORIGEM.
Quando examinamos (I Jo 4:19) quando diz: “nós o amamos porque Ele nos amou primeiro”, quem nos amou primeiro? Deus é a fonte de amor, ele deu prova do seu amor para com a humanidade, o seu amor ultrapassou todas as barreiras e chegou ao ponto mais elevado na prova desse amor (Jo 3:16). Necessitamos conhecê-lo melhor por ele ter nos amado primeiro, pois só assim teremos a noção do que é o verdadeiro amor. A maior prova de que amamos a Deus é quando amamos o próximo “Aquele que diz amar a Deus e odeia seu irmão nunca o conheceu.” (Jo 4:20).
TIPOS
DE AMOR.
É preciso definir o amor em três naturezas, são tipos identificados por muitas pessoas que estudam o amor e como ele se comporta no ser humano. (1) O amor Eros; (2) Philia; (3) Ágape. Cada tipo tem características diferentes, essas naturezas são questionadas e discutidas na filosofia.
O
AMOR ULTRAPASSA FRONTEIRAS.
O amor puro e verdadeiro expele o preconceito, o ódio, o desrespeito e a ingratidão humana. Paulo expressou o seu amor pelos irmãos mesmo sendo ele menos amado, “Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixareis gastar pelas vossas almas, ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado” (2 Co 12:15). O verdadeiro amor não exige troca de benefícios ou ser condicional, esse é o verdadeiro e divino na vida de um ser.
A
FALTA DE AMOR NAS PESSOAS É UM DOS GRANDES SINAIS DO FIM DOS TEMPOS.
Na profecia de Jesus sobre o fim dos tempos a falta do amor ao próximo se intensificaria (Mt 24:12), pois isso é o que exatamente está acontecendo na humanidade, o amor está sendo como moeda de troca, eu só te amo se tiveres algo que me satisfaça. Amar aos nossos inimigos é o maior desafio e a prova do amor divino sobre nós (Mt 5:38-47). Você pode fazer muitas coisas, ainda que fale as línguas dos anjos, mas se você não tiver amor nada adiantaria (I Co 13:1-7).
O
DESRESPEITO À VIDA.
Odiarão e vos matarão, o ódio aos cristãos está se acendendo no mundo de maneira assustadora como nunca se viu, parece que estamos revivendo a história dos cristãos dos primeiros séculos quando eram mortos de maneira cruel, nas cruzes, nas fogueiras como sofreram os mártires do cristianismo (Mt24:9; 10:22). A multiplicação da iniquidade, a malignidade o ódio aos cristãos só tem aumentado ultimamente, isso não virá por outro caminho a não ser pelo poder opressor daqueles que tem aversão a Deus, para esse sistema a vida nada vale, as leis são tramitadas para a aprovação do aborto em todo mundo, o mundo está se orquestrando para o domínio da maior opressão aos cristãos o “anticristo” que regerá o mundo com punho e mão forte, a mão de ferro. O aborto não é outra coisa do que o assassinato de crianças ainda no ventre da mãe, e muitas autoridades mundiais tem feito vista grossa sobre o valor a vida.
Amados, nada mais nos deixam tão esclarecidos do que os acontecimentos atuais, e o pior que muitos cristãos estão entrando na onda do anticristo, dando boas vindas ao sistema opressor no país. Devemos repudiar todos os projetos satânicos, como o aborto, a legalização das drogas, o homossexualismo, a liberação das drogas e da pedofilia, tudo isso com o amparo de homens corruptos, maus e sanguinários como descreveu Paulo (2 Tm 3:1-9). Assim como foi nos dias de Noé que casavam e dava-se em casamento, bebiam, atualmente a sodomia tem tomado conta do mundo, assim como nos dias de Sodoma e Gomorra (Gn 19:4-8), esse é um prenuncio da vinda do filho de Deus, o tempo está próximo preparai-vos. Irmãos acordem vejam os sinais dos tempos não se enganem, o anticristo enganará a muitos cristãos, amados amai uns aos outros, Jesus está às portas. MARANATA!
Pr. Elis Clementino, prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário