ESBOÇO 1074
TEMA: A CANDEIA ACESA.
TEXTO: Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas. SALMOS 18:28
Neste salmo Davi expressa verdades sobre como Deus o abençoou e o fez prosperar, a sua experiência com Deus era conclusiva, pois o sucesso dele até chegar ao trono foi puramente pela soberana escolha e vontade de Deus (Sl 89:20; At 13:22). Um homem iluminado e usado por Deus ele prospera em seus caminhos.
CANDEIA
Existem muitos tipos de candeeiros, acessos eles servem para iluminar ou aclarar ambientes escuros, todos sabem que essa e a finalidade. Candeia também tem significado alegórico, quando é empregado no sentido espiritual, eles acesos produz a luz que dissipam as trevas. Essa luz espiritual é divina, Jesus é a luz (Mt 4:15-16), quem anda no escuro tropeça (Jo 11:9,10), em ambos os sentidos fazem referência ao espiritual, Jesus disse: eu sou a luz do mundo, ou seja, quem estiver comigo não anda em trevas (Jo 8:12). Davi entendia que somente Deus acenderia a sua candeia para que ele não andasse em trevas (Sl 18:28), portanto a luz divina deve ser desejada pelos cristãos até o final.
A LUZ DIVINA.
A luz divina está a nossa disposição, e nós somos a candeia, algo dependente da luz, ela é representada pelo próprio Deus (I Jo 1:5), andar na luz é andar com Deus, porém se andarmos na luz como na luz ele está temos comunhão com ele (I Jo: 5-10). Quando andamos na luz temos dois grandes benefícios (1) Teremos comunhão uns com os outros; (2) Receberemos purificação dos nossos pecados pelo sangue de Jesus Cristo através dessa comunhão (I Jo 1:7).
A AUSÊNCIA DA LUZ DIVINA.
A ausência de luz divina no indivíduo é tida como a ausência de Deus em sua vida, geralmente essas pessoas irradiam trevas, Jesus falou sobre isso dizendo: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas. (Mt 6:22-23). Aquele que irradia luz não se dá bem onde há trevas, porque as trevas não se unem com a luz, pois é jugo desigual “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas” (2 Co 6:14). Luz e trevas não se misturam, são como o óleo e a água. Mantenha sempre a sua luz acesa para que todos vejam, não permita que ela se apague, cuidado para que a luz que há em ti não seja trevas (Lc 11:35). A ausência da luz divina revela em nós trevas, certifique-se sempre que ausência da luz significa ausência de Deus na vida.
COISAS QUE NÃO DEVEM FALTAR SAL E LUZ.
Duas coisas são usadas de maneira alegórica para definir qualidades de uma vida cristã pura. Jesus apesentou como eficazes na vida cristã, sal e luz; (1) O sal tem as suas propriedades salgar e conservar alimentos. Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, para ser pisado pelos homens; (2) A luz serve para iluminar. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. (Mt 5:13-17).
Amados, as
qualidades de uma vida cristã, somente serão aprovadas se estiverem dentro dos
padrões divinos, quando comparado com o sal ele não deve perder o seu sabor,
assim são as nossas candeias, elas devem está acesas e o seu brilho deve ser permanente
e resplandecente diante dos homens. As cinco virgens prudentes estavam preparadas
(Mt 25), o azeite que traria luz estava na candeia, nós somos a candeia cujo
azeite é a presença do Espirito Santo que ilumina os nossos caminhos, essa luz
dissipa as trevas iluminando os nossos caminhos. A nossa luz é vista pelas
nossas qualidades de filhos de Deus. “A tua palavra é lâmpada que ilumina os
meus passos e luz que clareia os meus passos” (Sl 119:105). Cuidado! Veja se a
palavra está em você, pois ela iluminará a sua vida.
Pr. Elis Clementino –
prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário