NÃO LOUVEM A SI MESMOS.

ESBOÇO 1073

TEMA: NÃO LOUVEM A SI MESMOS.

TEXTO: MATEUS 6:1-2

O ser humano gloria-se de tudo que faz a fim de chamar a atenção e ser visto, dessa maneira ele faz o possível para serem reconhecidos pelos homens, porém essa atitude de chamar a atenção das outras pessoas para conseguir algo não é uma boa ação. O homem que a si mesmo se louva já está reprovado (2 Co 10:18). Comentarei sobre isso de maneira muito simples.

UFANANDO-SE DOS SEUS PRÓPRIOS ATOS

Quando nos gabamos por alguma coisa que fizemos a sensação que temos é de prazer, mas isso pode levar o indivíduo a pensar que ele seja autossuficiente ou pensando que é alguma coisa acima dos outros, mas veja o que disse o apóstolo Paulo sobre isso (Gl 6:3,4).  Nada façam para serem vistos pelos homens, a palavra de Jesus foi: Guardai-vos de fazer a vossa caridade e obras de justiça diante dos homens. Com o fim de serem vistos por eles; caso contrário, não tereis qualquer recompensa do vosso pai que está nos céus. Por essa razão, quando deres um donativo, não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão... (Mt 6:1,2).

A hipocrisia está presente onde menos esperávamos na igreja, até mesmo líderes que desconhecem o que diz a palavra de Deus “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão.” (Mt 6:5; 23:5; At 3:12). Jesus não está se referindo sobre a pregação do evangelho nas ruas e praças, pois essa é uma incumbência da igreja (Lc 16:15). Quer orar? Entra no templo ou no teu quarto e faz a tua oração, se for um grupo de irmãos não promovam escanda-los no meio da rua para serem vistos, parece até bonito para muitos crentes, mas é escanda-lo para os incrédulos. Quer jejuar, não toque trombeta (Mt 6:1-6; 16-18).

NÃO VIVA DE APARENCIA

Viver da aparência é viver uma realidade falsa, demonstrando riquezas e poder, isso é ruim porque as pessoas simples se sentirão humilhadas diante de você. Paulo nos fascina com o seu belo exemplo que dá aos cristãos através do seu comportamento, ele não se gloriava “...entristecido, mas sempre alegre; pobres, enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo” (2 Co 6:10; Pv 13:7). A verdadeira grandeza está nas coisas mais simples da vida, os fariseus não pensaram nisso, em tudo se destacavam mais do que as outras pessoas, Jesus os assemelhou a um sepulcro caiado (Mt 23:23-39). A sua verdadeira grandeza não está nos bens que você possua, no tesouro que os humildes cristãos carregam dentro de si, o evangelho de Cristo em seus corações, esse é um excelente tesouro em vaso de barro (2 Co 4:7), Deus opera nas coisas simples e humildes (I Co 1:27-29).

O FARISEU E O PLICANO

Vamos meditar na parábola de Jesus sobre o publicano e o fariseu; E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:  Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. (Lc 18:9-17).

Amados, jamais devemos nos gloriar das grandes coisas que fazemos, pois louvar a si mesmos é contar com a reprovação divina. As nossas obras devem ser reconhecidas pelas outras pessoas e não por nós mesmos, se tiveres de te gloriar, glorie-se no Senhor (Jr 9:24; I Co 10:17). Os louvores humanos só alimentam o orgulho nos corações dos fracos, pois todo cristão deve muito bem saber disso, na bíblia temos vários exemplos de pessoas orgulhosas podem terminar suas vidas na desgraça. Deus nos guarde, satanás tem feito muitos pregadores orgulhosos caírem porque se ufanaram e se tornaram motivos de destaques por onde passavam, os fracos se alimentam de suas glórias e elogios. Sejamos sensatos, todo que vier as tuas mãos para fazer faça com humildade e para o Senhor (Cl 3:23-24).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

  

Nenhum comentário:

Foto