ESBOÇO 1097
TEMA: CUIDADO! NEM TUDO É EVANGELHO.
TEXTO: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. GÁLATAS 1:8.
Paulo, tinha o cuidado de orientar as igrejas fundadas por ele sobre as maneiras de muitos interpretarem e distorcerem o evangelho, pois o seu zelo pelos cristãos era baseado no amor, exemplo de vida e fé. O desejo paulino era ver uma igreja saudável, sólida e por nada ela fosse abalada.
O SEU MINISTÉRIO.
Conforme ele expressa ter sido chamado diretamente por Cristo, o único capaz de converter aquele duro coração. Antes o seu ofício era perseguir e matar cristãos (At 9:1). Paulo estava admirado porque tantos crentes haviam abandonado o genuíno evangelho e passado para outro evangelho (Gl 1:6), pois assim como muitos crentes naquela época eram incentivados a abandonarem a sua igreja transtornado o evangelho de Cristo (Gl 1:7). Atualmente não é diferente, porém há muitos evangelhos e para todos os gostos, mas não com as características do chamamento da graça a qual ele se refere.
O EVANGELHO DA LIBERDADE OU
LIBERTINAGEM.
O evangelho é liberdade da escravidão do pecado, o que não deve ser entendido como o evangelho da libertinagem, pois há tipos de cristãos que para ele nada é pecado e pode tudo, esse é o evangelho de quem quer viver as práticas mundanas, na realidade esse é o evangelho conforme o mundo. O verdadeiro evangelho rejeita as práticas mundanas (Rm 12:2). Esse tipo de evangelho não permite que o indivíduo seja ensinado as boas práticas, esse é o evangelho das celebridades que tudo faz para agradar aos seus desejos.
O EVANGELHO DA PROSPERIDADE
Atualmente está em alta o
evangelho da prosperidade, você tem que ter tudo de bom aqui sem se importar
com o que terá no céu. Riquezas para uns, pobreza e miséria para outros, isso
induz as pessoas a pensarem no ter e não no ser, a ambição do ter tem conduzido
muitos líderes religiosos à ganância, tudo para mim menos para ou outros, somente
a lã e o leite os interessam, no entanto o evangelho é cruz e renúncia (Mt
16:24), não alcançar seus objetivos de forma imediata não significa que você
esteja em pecado. Deus não está obrigado a nos fazer prosperar materialmente
como se as coisas materiais seja tudo. O evangelho nos oferece condições para
entrarmos no reino de Deus.
ADVERSIDADE E PROSPERIDADE
Tanto as adversidades quanto a prosperidade deve ser levada em consideração (Ec 7:14), não devemos pensar que somos imunes as adversidades, Jesus não enganou os discípulos, mas disse-lhes: “neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33). O mundo gira e coisas acontecem ruins e boas em nossas vidas, eu digo que vivemos no mundo de perdas e ganhos, isso é natural e não temos de que reclamar senão a nós mesmos (Lm 3:39).
EVANGELHO DA GRAÇA.
Graça é um favor feito a quem não merece (Rm 8:9), mas isso não nos isenta de vivemos uma vida de piedade (Tg 2:17,18), temos que confirmar a nossa salvação e fé através do nosso comportamento. É fundamental termos cuidado para que não vivamos um evangelho em vão. O evangelho é a graça revelada.
CARACTERÍSTICAS DO EVANGELHO
PLENO.
1. Arrependimento (Mt 4:17; Mc
1:15).
2. Conversão (At 3:19);
3. Novo nascimento (Jo 3:3);
4. Renúncia (Lc 9:23-26; 14:33).
Amados, quanto mais se aproxima a volta de Cristo mais cuidado devemos ter, pois o espírito do erro e do engano está operando no mundo. Muitos vem transtornando o evangelho para proveitos pessoais, eis aí o perigo dos falsos mestres que adequam o evangelho ao seu bel prazer (Gl 1:7-12), se agradarmos aos homens desagradamos a Deus. Qualquer tipo de evangelho que não apresentem os princípios fundamentais do verdadeiro evangelho seja anátema.
Pr. Elis Clementino –
prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário