ESBOÇO 1098
TEMA: O BRILHO DOS JUSTOS E A ESCUIDÃO DOS ÍMPIOS.
TEXTO: Entretanto, a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando cada vez mais até a plena iluminação do dia. O caminho dos perversos é como as mais densas trevas, nem conseguem saber. PROVÉBIOS 4:18-19
Na vida há diferenças para tudo, aqui no texto está posta as diferenças entre dois caminhos, dos ímpios e dos justos, essas diferenças são notáveis por aqueles que se dedicam ao bem e sabem fazer discernimentos, principalmente aqueles que servem a Deus de verdade. É sobre isso que iremos falar neste breve comentário.
AS
INSTRUÇÕES DO SÁBIO.
Todos nós precisamos ser instruídos até adquirir entendimento ou bom siso, isso para que saibamos viver de maneira justa e sábia, mas não podemos nos isentar das escolhas que teremos de fazer na vida, quanto a elas cabe-nos determinar se acolhemos as instruções ou não. “Filho meu, dá atenção às minhas instruções; aos meus conselhos inclinas os teus ouvidos...” (Pv 4:20-24). Após decidirmos o que realmente queremos, nos resta agora é viver o que resultarão das nossas escolhas, mas com a certeza que somos os únicos responsáveis pelos resultados delas.
A
LUZ DOS ÍMPIOS.
A luz dos ímpios se apaga, e a chama do fogo se extingue, na sua tenda, a luz se escurecerá, e a lâmpada que resplandece sobre a sua vida se apagará (Jó 18:5,6), assim são aqueles que não podem enxergar eles andam tateando o muro, apalpamos como os cegos buscando um caminho... (Is 59:10). Jesus disse que se caminhar na noite, tropeça, porque a luz não está nele (Jo 11:10). A escuridão espiritual resulta na maior cegueira onde se tem a luz dos olhos, mas não vê. Aqueles que andam nas trevas não sabem para onde vão (Jo 12:35).
A
LUZ DOS JUSTOS.
O justo tem a vida iluminada através das obras de justiça, o seu brilho é espiritual e incomoda aquele que vive nas trevas é igual àquela lenda que diz: Mesmo não sendo da sua cadeia alimentar a cobra se incomodava com o brilho do vagalume. Jesus disse: “vós sois a luz do mundo” (Mt 5:14), pois é por essa luz que o justo é odiado, ou seja, em todos os aspectos da vida o nosso brilho incomoda e por isso seremos odiados. Jesus é a luz do justo (Jo 12:8). A sua luz de Cristo resplandeceu em nossos corações, isso nos tornou enriquecidos (2 Co 4:6,7). O justo não tem luz própria, ele é iluminado por Deus e todas as suas ações devem ser feitas em justiça na prática do bem, esse é o maior testemunho de quem possui a luz divina em seus corações.
Amados,
tenhamos cuidado para que a nossa luz não se torne trevas (Lc 11:35). Não
deixem as veredas da retidão para andarem pelos caminhos escuros (Pv 2:13-15),
pois essas coisas provam a inexistência da luz divina em nós “Por esta razão a
justiça está muito longe de nós, e a retidão não consegue nos alcançar; buscamos
e procuramos por ela, mas tudo são trevas. Ansiamos encontrar a claridade, mas
caminhamos sob densas sombras.” (Is 59:9). Esse é o estado que se encontra o
homem sem Deus, portanto devemos andar na luz da palavra de Deus e ser como a luz
brilhando do sol que vai brilhando até ser dia perfeito.
Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário