O TEMPO E O ACASO.

 

ESBOÇO 1106

TEMA: O TEMPO E O ACASO.

TEXTO: Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre tem comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre tem prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos. ECLESIASTES 9:11

Eclesiastes é considerado uma obra literária, ele é uma obra ímpar da literatura bíblica. O livro revela uma grande gama de pensamentos e sabedoria. Eclesiastes é diferente de muitos livros, ele abrange o passado, o presente e o futuro de tudo quanto há debaixo do céu, ele se adequa a todas as épocas em grande estilo de pensamento. O tempo e a casualidade afetam a todos.

Salomão apresenta cinco classes de pessoas que seu sucesso pode ser incerto, ou seja, nem sempre elas levam vantagens. No contexto Salomão fala de uma série de coisas que acontecem com os homens em vários aspectos da vida (Ec 9:1-10). Ele também fala das limitações humanas e sobre o valor da sabedoria (Ec 9:12-18).

OS FEITOS DO CRIADOR.

Embora não haja clareza que o livro tenha sido escrito por Salomão, mas (Ec 1:1) pode definir ser ele o escritor, ele compreendeu que as obras de Deus não têm fim, e o que ele criou está criado, ninguém pode acrescentar e nem diminuir, ele também entendeu que Deus fez todas as coisas com finalidades específicas, para que o homem o ame reverentemente. “Eu sei que tudo Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe há de tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. O que é já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.” (Ec 3:14-15). É impressionante a profundidade e a certeza com que Salomão se expressou em relação ao passado e os acontecimentos futuros.

AS LIMITAÇÕES HUMANAS.

Os homens nas suas limitações não podem alcançar os propósitos de Deus, pois ele é transcendental, para que não se glorie do sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas (Jr 9:23). Ninguém entende o trabalhar de Deus para com os homens, os abatidos ele põe num lugar alto; e os que choram são exaltados em segurança (Jó 5:11-14). Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos verdadeiros sábios e entendimento aos que buscam discernir e conhecer. Ele revela mistérios profundos e enigmas ocultos; conhece o que jaz em trevas, e a luz habita nele em todo o seu resplendor (Dn 2:21-22). A maravilhosa expressão de Paulo declara a profundidade dizendo: Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém (Rm 11:33-36).

O TEMPO.

Deus estabeleceu limites e tempo para todas as coisas debaixo do céu, há tempo para todo proposito (Ec 3:1-8). As nossas limitações nos fazem viver dentro desse tempo, porém Deus está fora dele, ou seja, Deus é um ser atemporal ou que existe acima do tempo, ele assiste o tempo. No meu ponto de vista não há contradição nos atributos divinos em relação à onisciência em dizer que Deus é atemporal, porque ele é eterno e o seu nome é já (Sl 68:4).

O ACASO.

Os imprevistos da vida estão relacionados ao pecado humano, e não há de quem se queixar a não ser do próprio homem (Lm 3:39; 5:22). A casualidade alcança a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, assim o que sucede com o ímpio acontece com o justo (Ec 9:2). Não devemos nos escandalizar com os acontecimentos e nos perguntar: porque os justos sofrem? Esse sempre foi o desejo de todo homem saber, até mesmo os nossos heróis na fé como: Jó (21:9-14); Asafe (Sl 73-85); Davi (Sl 37). Se ele aquietar, quem, então inquietará? Se encobrir o rosto, quem, então, o poderá contemplar, seja para com um povo, seja para com um homem só? (Jó 34:29). Deus tem o domínio de tudo, tanto de um povo quanto de uma nação.

                Amados, nem tudo está ao nosso alcance como gostaríamos, mas Deus pode tanto favorecer uma nação quanto individualmente. Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre tem comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre tem prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos (Ec 9:11; Am 2:14-14). Deus pode realizar em nós tanto o querer quanto o efetuar (Fp 2:13) para que o seu nome seja glorificado no nosso viver. Não fiqueis tristes e nem reclames ao ver o ímpio prosperar como fez Asafe no cântico 73, vale mais a sua saúde espiritual do que as inúmeras riquezas, cuidado com as suas palavras, Deus está vendo tudo e todo poder está nas mãos dele, do pó ele ergue o necessitado (I Sm 2:3-8). Deus é quem nos capacita para alcançarmos seus propósitos (I Co 1:27-29). Porque o tempo e a oportunidade é para todos (Ec 9:11). Glorifiquem a Deus por isso 

Pr. Elis Clementino - prelisclementino@hotmail.com


Nenhum comentário:

Foto