ESBOÇO 1149
TEMA: O VALE DE ACOR, PORTA
DE ESPERANÇA.
TEXTO: E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. OSÉIAS 2:15
As promessas
de Deus para com o seu povo sempre estiveram de pé, desde a sua saída do Egito,
muitas foram cumpridas e outras estão no aguardo do tempo. Falaremos sobre a
promessa de restauração do povo de Deus Israel. Ligeiramente nesse assunto desejo
dizer-lhes que para Deus nada é impossível e que ele pode transformar o ruim em
algo bom.
VALE DE ACÓR.
Esse nome está associado ao acontecimento conforme Josué capítulo 7, onde Acã e a sua família morreram apedrejados pela sua desobediência e cobiça. O Vale existe em Israel próximo de Jericó, esse Vale foi demonstrado como algo ruim e impossível de uma transformação, Deus estava dizendo para o seu povo eu posso transformar algo ruim e bom.
O vale de Acór recebeu o nome de “desgraça”, “infelicidade” todos lembravam da tragédia da família de Acâ naquele lugar, porém vale ressaltar que esse vale teria um novo significado conforme o profeta Oséias (Os 2:15). Deus traria ao povo sofrido de volta a esperança com cântico de alegria e felicidade como na saída do Egito, algo que somente Deus podia realizar para com o seu povo Israel, as alegrias dissipam todas as dores sofridas, portanto podemos entender o que Deus fez, e é capaz de fazer.
A MISERICÓRDIA EM AÇÃO.
As misericórdias de Deus resultam em mudança e restauração, esse vale seria transformado em “Porta de Esperança”. Não há nada que Deus não transforme, tudo ele fará para o bem do seu povo, e finalmente toda humanidade, Jesus é a porta da nossa esperança (Jo 10:7).
NADA É IMPOSSÍVEL
Há vales que nos deparamos durante a nossa vida, cujos significados são os piores possíveis, vale de desgosto, sofrimento e desolação, e muitas vezes pensamos que jamais sairemos desse vale, todavia há alguma coisa impossível para Deus? (Gn 18:14; Mt 19:26; Lc 1:37). Nunca pense que Deus não transforme as circunstâncias por mais difíceis que elas sejam. As promessas para Israel seria uma mudança transformadora de algo ruim em bom e a esperança daquele povo renasceria (Os 2:15). Muitas vezes achamos que no vale morremos, no entanto é no vale que crescemos e damos frutos. A nossa fé e esperança não pode faltar “tudo é possível ao que crer”. Não há algo tão ruim que não possa ser transformado em algo bom.
Amados, deveis afastar todas as
impossibilidades de haver uma grande mudança para você vinda da parte de Deus,
não importa em que situação que se encontrem, Deus é o mesmo, pois é através de
Cristo que somos beneficiados, Deus em Cristo pode transformar algo ruim em
bom. As promessas de Deus são fieis, elas se cumprem na vida daqueles que creem,
porque fiel é Deus para cumprir as suas promessas. Retenhamos firmes a
confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hb 10:23).
Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário