ATO DE RECONHECIMENTO E GRATIDÃO.

 

ESBOÇO 1148

TEMA: ATO DE RECONHECIMENTO E GRATIDÃO.

TEXTO: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito” SALMOS 116:12.

O ato de reconhecer favores é um dos mais nobres para o ser humano, esse é uma ação de reconhecimento e méritos, mais isso acontece quando você reconhece algum ato em seu favor ou de uma outra pessoa. A ingratidão está presente em todos os lugares do planeta, por isso devemos pedir a Deus que tenhamos um espírito de gratidão.

SIGNIFICADO.

Reconhecimento é o ato de se reconhecer méritos, quando isso acontece você está valorizando as boas ações das outras pessoas em relação a você. O ser humano tem dificuldade em exercer a gratidão por aquilo que recebe, cada um de nós somos testemunhas disso, ou que sofremos ingratidão ou quando acontece da nossa parte a ingratidão.

É muito fácil considerarmos aquilo que fazemos pelas outras pessoas, porém muitas vezes não reconhecemos quando as pessoas nos fazem e somos ingratos para com elas. Na Bíblia temos alguns exemplos de pessoas que corresponderam os benefícios que receberam e outras não. A humildade faz com que a pessoa seja grata pelos benefícios que tenha recebido de alguém. Jonatas e Davi, dois amigos que mesmo após a morte de Jonatas, Davi o considerou os benefícios que Jonatas lhe fez (2 Sm 9:1-3), embora isso não seja muito comum em nossos dias, ou seja, algumas pessoas recebem e não consideram os favores recebidos.

A INGRATIDÃO.

Ela é desmotivadora, a sensação que temos é de não valer apena o que se fez pelo ingrato, não reconhecer algo que alguém nos fez é depreciar aquela ação que tanto nos beneficiou, embora quando fizermos algum bem a alguém não devemos esperar algum retorno, você apenas semeou (Ec 11:1,2). Quando semeamos de alguma maneira colheremos os frutos, mas não sabemos a que momento eles virão, pode até demorar, ou recebermos de outras pessoas que nada tenham a ver com o que você fez por alguém lá atrás, mas fique certo que os frutos virão. Na minha visão os bens que fazemos pelas outras pessoas são vistas por Deus que de alguma maneira nos recompensará (Gl 6:9).

CORRESPONDENDO COM A GRATIDÃO.

Davi recebe a notícia de que seu amigo havia morrido na batalha, mas Davi como rei se lembrou do pacto entre Jonatas e ele, e chamando o seu servo Ziba, lhe fez uma pergunta existe alguém que ficou da casa de Saul? Na situação privilegiada que se encontrava Davi, ele podia não mais cumprir com aquele acordo não era? Mas ele não agiu dessa maneira, mas quis honrar o remanescente da casa de Saul no caso Mefibosete. A gratidão de Davi foi mais forte, ela sobreviveu até pós morte de Jonatas. Quantas vezes nos lembramos de um ato de gratidão e desejamos compensar de alguma maneira?

A não correspondência com a gratidão constitui-se uma falta de sensibilidade e humildade em reconhecer o benefício recebido, sobretudo a Deus. Davi neste Salmos apresenta a Deus uma bela oração de gratidão pelas vitórias alcançadas, o mesmo devemos fazer constantemente elevando a Deus com ações de graça. Durante o ministério de Jesus houve pessoas ingratas, a exemplo disso foram os nove leprosos que não voltaram para agradecer (Lc 17:11-19). Seja grato a Deus por todos os benefícios que o Senhor tem feito para com a sua vida, e faça o bem sem olhar a quem e sem esperar retorno e Deus te abençoará.

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Foto