ESBOÇO 1154
TEMA: DO PÓ VIESTE E NO PÓ
TORNARÁS.
TEXTO: GENESES 3:19
A principal matéria prima do homem é o pó, sim o homem foi feito do pó, sinônimo de algo bem frágil que somente após o pecado o homem tomou conhecimento do que era algo tão frágil, o pó, por consequência do pecado disse Deus a Adão: “Do suor do teu rosto comerás do teu pão, até que retornes a terra, porque dela foste tomado; porquanto é pó, e ao pó te tornarás! GENESES 3:19
O QUE É A MORTE?
É o fim da vida humana, é o limite, nada mais o homem poderá fazer daquilo que ele fez e deixou de fazer, para onde ele vai nada há daqui (Ec 9:10). Conforme Salomão existe os sinais pelos quais identificamos que já estamos a caminho, prestes a descer a sepultura e voltar ao pó (Ec 12:1-7). Falarei de maneira bem superficial sobre o tema.
ACERTEZA DA MORTE.
Só há uma maneira de voltar ao pó, com a morte física, o importante é que Deus avisou que ele a partir daquele momento estivesse ciente que iria morrer “come do suor do teu rosto até que morra. O corpo passou a ser o o ciclo do pó, surgimos dele e nele tornaremos. Tudo finalmente tudo vira pó, e a decomposição que degrada são os microrganismos composto de bactérias e fungos transformando o corpo humano em pó, então o que somos? Tg 4:14). O ciclo da matéria é pó, mas é importante salientar que Deus constituiu o homem de três partes, logo veremos adiante sobre tricotomia, a porta de escape para que o homem não fosse simplesmente reduzido ao pó como os animais.
A MORTE FÍSICA.
Ao homem foi-lhe ordenado morrer
uma só vez e depois disso o juízo (Hb 9:27; 2 Sm 12:22). Há alguns milagres de
pessoas que foram ressuscitadas pelos profetas como Elias que ressuscitou o
filho da viúva, Eliseu que ressuscitou o filho da Sunamita, mas nenhum em
estado avançado de decomposição, a não ser a ressurreição de lazaro, “já cheira
mal” dizia sua irmã” (Jo 11:17). Em uma metáfora Salomão fala algo sobre a vida
e é uma grande realidade. Fio de prata, cântaro despedaçado significam algo que
faz o elo entre o espírito e o corpo, bem como a preciosidade e a fragilidade
de toda vida. Há uma expressão do apóstolo Tiago que é muito interessante; “Digo-vos
que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor
que aparece por um pouco, e depois se desvanece (Tg 4:14).
A MORTE, PONTE ENTRE A VIDA
PASSAGEIRA E A ETERNA.
O homem é constituído de três partes, isso chama-se de tricotomia, ou seja “corpo, alma e espírito, cada um com as suas propriedades que lhes são peculiares. A sabedoria divina foi perfeita na criação do homem quando fez com que toda estrutura humana dependesse exclusivamente dele, essas três partes estão interligadas e não desvinculada em relação ao corpo, no entanto somente depois da morte as outas duas partes serão recolhidas as mãos daquele que o criou (Gn 2:7; Ec 12:7; Sl 146:4), dessa maneira não há outra forma, o que o Senhor fez está feito e o homem segue a prestação de contas (Ec 11:9).
ESCOLHA PARA AONDE VOCE QUER
IR.
A única maneira de entrar para a eternidade é escolhendo em vida, a lei do livre arbítrio nos faculta fazer essa escolha entre querer ou não querer entrar para a vida eterna. Jesus deixou bem claro sobre essa decisão que todos devemos tomar em vida, porque após a morte segue-se ao juízo (Hb 9:27). As parábolas nos fizeram conhecer o que acontecerá se não fizermos a escolha certa, principalmente a das dez virgens (Mt 25:). Cada um deve pensa aonde que chegar após a morte, onde preferes passar a eternidade? A escolha é sua e ninguém poderá fazer essa escolha por você.
O QUE ENCONTRARÁS NA
ETERNIDADE?
Um lugar de delicias, repouso, alegria nos braços de Deus, uma figura bem típica é a parábola de Lazaro e o rico (Lc 16:19-31). Uma das condições impostas por Deus para a entrada no reino dos céus é abandonar o pecado (Jo 8:24). Deus propôs aos homens a escolha de um dos caminhos (Dt 30:19), temos aqui duas propostas, mas só podemos escolher uma.
O ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO.
É o espaço entra a morte do homem e a volta de Cristo, pós morte ele aguarda em lugares distintos para os injustos e os justos, quanto todos os justos mortos ressuscitarão e os arrebatados se encontrarão no tribunal de Cristo (I Ts 4:13-17). Os justos ressuscitarão para a vida eterna e os ímpios para a vergonha eterna (Dn 12:2; Jo 5:29).
Todo homem deve estar consciente dessa realidade, principalmente os que conhecem a Deus e ao seu filho Jesus Cristo, a nossa morada está pronta (Jo 14:1-6), embora os judeus entendiam que a casa do pai seria o templo de Jerusalém (I Cr29:7; 7:6; Ed 1:4), no entanto Jesus se referia o lar celestial preparado por ele, casa não terrena, mas a habitação de Deus (Sl 33:13,14; Is 63:15). O nosso alvo maior é seja o de entrar nesse reino celestial, a casa do pai, nas moradas eternas e de lá jamais sairá. A quem vencer, eu farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que descia do céu, do meu Deus e também o novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Ap 3:12,13). Tão certos estamos, Jesus está voltando!
Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário