RENOVAÇÃO.

 

ESBOÇO 1155

TEMA: RENOVAÇÃO.

TEXTO: ISAIAS 40:31

                Sobre este tema irei falar que tudo que há debaixo do sol precisa ser renovado, o próprio Deus estabeleceu princípios para que a terra tivesse o descanso, assim ela seria renovada, a face da terra também é renovada através do seu Espírito (Sl 104:30). Falarei de maneira simples sobre os desgastes das coisas, a renovação delas, do homem e da sua espiritualidade.

MATÉRIA.

Primeiro precisamos saber como é constituída a matéria, elas são partículas que possuem massa ou tudo aquilo que tem peso e ocupa um lugar, ou seja, “qualquer substancia que compõe um corpo sólido, liquido e gasoso.”. Tudo que é matéria se desgasta e se decompõem através da ação dos microrganismos, as pedras se desgastam, o ferro, a madeira, o metal, porém levando para esfera humana também há desgastes físico e emocional, envelhecimento até a deterioração, da mesma maneira acontece com o espiritual, porque tudo o que mexe com a matéria causa reações, tanto boas quanto ruins, por isso tudo o que envelhece necessita de ser renovado. Na nossa casa quando as coisas estão envelhecendo procuramos logo renovar, seja bens móveis ou imóveis, finalmente tudo precisa de ser renovado, e para tanto pagamos por isso, principalmente em relação ao espiritual.

DESGASTES HUMANOS.

Existem inúmeros fatores que podem causar desgastes no ser humano, eles afetam as suas forças físicas, mentais emocionais, sentimentais e espirituais, portanto, não se pode desprezar que esses fatores contribuam para os nossos desgastes, pois saiba que as circunstâncias, as adversidades se impõem contra o seu vigor. Algo que contribui para esses acontecimentos é de o homem não poder alcançar tudo o que ele deseja, isso devido as suas limitações, vejam o que disse Salomão a respeito das nossas limitações (Ec 9:10;12), ele usou a expressão no texto “nem sempre”, o que significa que alguns podem até alcançar, porém outros não, nem todos que correm vencem a corrida. Paulo disse que temos que lutar como alguém que está em um estádio para conquistar o prêmio (I Co 9:24). Se esforçar para alcançar é algo normal na vida do homem, ele luta em busca do melhor para si.

DESGASTES FÍSICOS/MENTAIS E ESPIRITUAIS.

Os desgastes físicos podem comprometer o seu sucesso, isso é muito natural devido os desgastes do organismo, eles também podem comprometer o lado pessoal, profissional, sentimental e espiritual, da mesma maneira pode afetar os relacionamentos pessoais. É importante levar em consideração que essas coisas independe do seu grau de religiosidade ou a sua vida devocional com Deus, todos estão predispostas as mesmas coisas, mesmo sendo um autêntico cristão, saiba, porém, do jeito que sofre o ímpio sofre o justo, tudo sucede igualmente a todos (Ec 9:2). Vale salientar ainda que não é por ser um legitimo cristão que esteja isento das adversidades, pois o tempo e o acaso alcançam a todos, precisamos ter cuidado para não culpar Deus pelos nossos fracassos.

O profeta Elias foi um gigante espiritual, mas declinou diante da ameaça de uma mulher depois da morte dos falsos profetas (I Rs 19:1-4); Moisés o grande líder, mas desgastado pelo cansaço pelas dificuldades pediu a morte (Nr 11:14.15); Jó pediu a morte (Jó 3:3). E você quem é? Melhor que os profetas? Jesus disse a seguinte frase aos discípulos: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (Jo 16:33), pois é impossível pularmos essa e tantas outras etapas no decorrer das nossas vidas. Algo muito importante Salomão disse sobre da prosperidade e a adversidade, “Na prosperidade goza, na adversidade considere” (Ec 7:14), isso significa que ele considerou os contrassensos, nem tudo o que eu quero, eu posso, embora algumas coisas me sejam possíveis alcança-las, outras não. A nossa prioridade maior é buscar o reino de Deus e a sua justiça (Mt 6:33). Não tem como vivermos em um mundo dominado pelo pecado, sem, contudo, sofrermos, principalmente se quisermos ter uma vida justa e piedosa (2 Tm 3:12). Lamentavelmente, certos pregadores fundamentam as suas pregações em fábulas com a finalidade de massagear o ego das pessoas ou manipula-las emocionalmente, isso é perigoso. Certo dia eu ouvi um pregador pedir para o povo fechar os olhos, abrir os braços e voasse como a águia, ele gritava com um som estridente dizendo decole! Decole! o povo ficava de ponta de pé e não saia do lugar, para que fazer isso com o povo, não devemos brincar com os sentimentos das pessoas.

A renovar ou revigorar nos traz de volta a força e a capacidade para lutar, sem, contudo, desvanecer, saiba que de Deus vem a sua renovação espiritual. O profeta Isaias apresenta a figura da águia, símbolo de superação “Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com assas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40:29-31). A história da águia tem a ver com a nossa vida cristã, a águia geralmente está associada a força, coragem e superação, a mensagem de Isaías era um verdadeiro encorajamento para o povo de Deus, sem essa força divina jamais teremos condições de superar. Atualmente precisamos nos tornar fortes e confiantes como a águia, embora paguemos um preço por essa renovação, mas somente conseguiremos. A palavra de Deus e as orações são as únicas formas de renovarmos as nossas forças, porque ela vem de Deus. A verdadeira fé valoriza o espiritual é isso que precisamos. Revigorem as suas forças no Senhor, porque o Senhor não se cansa nem se fadiga, ele da força e vigor aos que não tem e multiplica as forças de quem não tem.

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto