A SALVAÇÃO PREFIGURADA NO SACERDÓCIO LEVÍTICO.

 

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ESBOÇO 1161

TEMA: A SALVAÇÃO PREFIGURADA NO SACERDÓCIO LEVÍTICO.

TEXTOS: Mas este com juramento por aquele que lhe disse: T és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque, (Hb 7:21-22); “E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, mas também pelos de todo o mundo” (I Jo 2:2)

A salvação é prefigurada de uma maneira muito clara no sacerdócio levítico, prefiguração esta que oferece muitos detalhes específicos sobre os diversos aspectos da salvação realizada na Cruz do Calvário por Jesus, o Sumo Sacerdote da nossa confissão (Hb 3:1).

I.CONSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO LEVÍTICO.

1. O sumo sacerdote foi constituído para ser mediador entre Deus e os homens (Hb 5:1), no tocante a expiação do pecado prefigurava Jesus, o único Mediador entre Deus e o pecador (I Tm 2:5; Jo 10:10; 14:6).

2. A expiação do pecado era a função principal do sacerdote (Hb 8:3). Ao realiza essa tarefa ele teria que fazer primeiro por si e depois pelo povo, os pecados eram perdoados (Lv 4:20,26,31; 5:10,13; 16:18). Esse ato significava o adiantamento do preço do perdão de Deus que Jesus pagaria com seu próprio sangue na “plenitude dos tempos” (At 20:28; Gl 4:4). Durante o seu ministério terreno Jesus teve uma dupla responsabilidade, a de cumprir o que os salvos do Antigo Testamento esperavam, pois eram perdoados na esperança de que alguém no futuro pagasse o preço do perdão (Rm 3:25), e com o seu próprio sangue propiciar a salvação para os que existiam em seus dias e de toda humanidade.

II.SEMELHANÇA ENTRE OS SUMOS SACERDOTES, ARÃO E JESUS.

“Entre muitas, a semelhança principal entre Arão e Jesus, como sacerdotes, está no serviço diante do Senhor, como mediadores entre o povo e Deus, para o perdão dos pecados e a comunhão com o Criador (Hb 5:1; 10:21,22). Outras podem ser vistas”.

1. Na chamada. Arão foi chamado por Deus (Hb 5:4); Jesus foi constituído Sacerdote pelo Pai (Hb 5:5,6).

2.Na santificação. Arão foi lavado publicamente com água (Lv 8:6). Isto fala da pureza e testemunho público. Jesus foi achado sem pecado pelos inimigos (Mt 27:4,19); pelos demônios (Mc 1:13,24); pelo público em geral (Mc 7:37); por seus seguidores (II Co 5:21); e por Deus Pai (Mt 17:5).

3.Nas vestes. Era uma roupa diferente da dos demais, chamada de “vestidos santos” (Ex 28:2; 31:10), e constituída das várias peças feitas conforme a revelação de Deus (Ex 28:4-43), as quais mostravam o caráter e a natureza de Cristo. Vejamos resumidamente esta simbologia:

a) Túnica de linho (Ex 28:39). Sua pureza, perfeição e justiça (Hb 7:26; Ap 19:8).

b) Cinto de linho (Ex 28:39). Seu serviço (Is 22:21; Lc 17:8; Jo 13:14; Fp 2:6,7).

c) Manto do éfode (Ex 28:31-35). Sua procedência celestial (I Co 15:45-49).

d) Éfode (Ex 28:6-12). Sua natureza celestial e humana (Mt 3:15,16; 8:24-26).

e) Peitoral (Ex 28:15-21). Seu amor (Mt 9:36; 14:14; 15:32; 20:34; Ap 1:5).

f) Mitra (Ex 28:38). Sua obediência e santidade (At 3:14; Fp 2:6-8).

4. Na unção. Depois de vestido deveria ser ungido com azeite (Ex 29:7), figura da unção que caracterizou o ministério de Jesus (Lc 4:18; At 10:38). 

5. Na consagração algumas vítimas eram sacrificadas, que prefiguram a obra realizada por Jesus. O novilho (Lv 8:14-17), sacrificado pelo pecado do sacerdote. Uma parte era queimada sobre o altar, e outra levava para fora do arraial, como símbolo da expiação feita no Gólgota (Hb 13:11-13); o primeiro carneiro (Lv  8:18-21), constituía o sacrifício de cheiro suave, queimado totalmente sobre o altar, e prefigura a entrega completa de Jesus no seu serviço (Ef 5:2; Fp 2:6-8); o segundo carneiro (Lv 8:22-32), sacrifício de ação de graça, o seu sangue deveria ser colocado na orelha direita, no polegar da mão direita, e no polegar do pé direito do sacerdote, e espargido sobre seus vestidos, e significava o serviço do sacerdote protegido e purificado pelo sangue do cordeiro (Ap 1:5; 22:14), e, no tocante a Cristo, sua perfeição moral.

III.CRISTO, O SUMO SACERDOTE PERFEITO.

O sacerdócio de Cristo é perfeito e eterno e supera o de Arão em 1. Eficiência maior. Arão sacrificava animais (Hb 9;12,13), enquanto Jesus foi o próprio Cordeiro (Hb 9:12,14,23); repetição. Arão sacrificava todos os dias (Hb 9:25; 10:1-3), enquanto Jesus ofereceu sua vida único e definitivo sacrifício (Hb 9:28); lugar. Arão entrava no lugar Santo dos Santos uma vez por ano (Hb 9:7), enquanto Jesus, ao morrer e ressuscitar, penetrou no próprio Céu (Hb 8:1,2; 9:24); pecado. Arão tinha de apresentar sacrifício pelo seu próprio pecado (HB 9:7), enquanto Jesus não necessitava disso, pois não era culpado (Hb 7:26); morte. O falecimento de Arão o impediu de sacrificar (Hb 7:23), enquanto Jesus continua com seu ministério sacerdotal (Hb 7:24); remoção. O sacrifício de Arão não removia a transgressão (Hb 10:4,11), enquanto o de Jesus tira o pecado (Jo 1:29; Hb 10:12,14)

2. Ordem maior. Conforme a ordem de Melquisedeque (Hb 5:6,10; 7:17)

3. Coisas melhores. Através de um melhor sacrifício (Hb 9:23), para a salvação humana.

Cristo o nosso Sumo Sacerdote está nos céus, no verdadeiro Santuário, onde intercede por nós perante a face do Pai (Hb 9:24). Também nos constituiu sacerdotes para Deus, a fim de vivermos ao redor do altar do Senhor com toda a santificação para honrar e também exercer este sublime ministério, em prol dos pecadores. “Sejamos fiéis, como seus sacerdotes”.

Pr Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

 


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