A FIDELDADE NO MINISTÉRIO.

 

ESBOÇO 1160

TEMA: A FIDELDADE NO MINISTÉRIO.

TEXTO: 2 CORINTIOS 4:1-15

A fidelidade ministerial deve ser um requisito para todo aquele que se dispõem a realizar a obra de Deus através do evangelho que é a maior riqueza para quem se dispõe a pregá-lo 

O CHAMADO.

O chamado ministerial na vida do cristão acontece por algumas razões: (1) por se ele membro da igreja a qual faz parte; (2) pelo reconhecimento das suas qualidades morais e espirituais; (3) um verdadeiro serviçal; (4) amante e estudioso da palavra de Deus (At 6:3,4; I Tm 3:1-13; Tt 1:1-16). O chamado para o ministério deve ser reconhecido não somente pela capacidade intelectual, mas também pelo dom dado por Deus (Ef 4:11-12).

RENUNCIA.

A vida de um obreiro deve ser de constante renúncia, ele deve abandonar aos subterfúgios vergonhosos e não andar com astúcia ou esperteza e nem adulterar a palavra de Deus, ele deve manifestar a verdade com a consciência limpa na perante Deus e os homens. “Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos, Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus, mas pela manifestação da verdade recomendando-nos à consciência de todo homem na presença de Deus” (2 Co 4:1-4).

DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DAS TAREFAS.

Há quem deseje o episcopado, porém muitos não têm a dimensão do que significa esse chamado, talvez pensando mais no título do que nas tarefas. Todos quanto desejarem não pensem no titulo como uma maneira de se destacar na igreja e na sociedade, as responsabilidades impostas vão mais além do que o título. O sacerdócio é uma das tarefas mais difíceis de se executar, porque o evangelho ainda não foi manifesto entre os que se perdem, isso porque o diabo, o deus deste século cegou o entendimento dos homens para que a verdadeira luz não resplandeça em seus corações (2 Co 4:2-4), por isso se torna difícil. Nenhum obreiro deve pregar a respeito de si, mas a Jesus Cristo como Senhor e nós como servos por amor a ele, essa seja a base da nossa pregação.

A LUZ RESPLANDECEU.

O mundo estava em trevas (Is 9:2; Mt 4:16), e dela Deus fez resplandecer a luz, e ela resplandeceu em nossos corações, para a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo por meio do evangelho. Amados só podemos enxergar o valor do evangelho porque a luz abriu a nossa mente “a luz do conhecimento” (2 Co 4:5,6).

ENRIQUECIDOS PELA LUZ.

O conhecimento do evangelho, a luz que brilhou em nossos corações nos enriqueceu, para nós é um grande tesouro, não pelos nossos méritos, pois somos vasos de barro, Cristo é o nosso maior tesouro “Temos esse tesouro em vasos de argila, para que a excelência do poder seja de Deus, e não precedente de nós... (2 Co 4:7). Não há nenhum motivo para nos gloriar diante da nossa chamada, qualquer tipo de exibição seja elimina dos nossos corações.

O tesouro que temos nos dá a confiança, e isso nos garante suportar as perseguições, de maneira que não nos sentimos desamparados, abatidos, nem destruídos, mas levando sobre o seu corpo as marcas de Cristo para que a vida de Cristo se manifeste em nossa carne mortal (1 Co 9:27; 2 Co 4:11). As perseguições aos cristãos nunca cessaram, cada dia vai se intensificando ainda mais (Mt 10:22; Lc 21:17; 1 Co 4:11-13), mesmo assim o obreiro não deve desanimar, mas manter o mesmo espírito de fé e crença nele. Jesus disse aos discípulos: Se o mundo vos aborrece, primeiro aborreceu a mim (Jo 15:18), mas não se preocupe Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecerem, e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do filho do homem (Lc 6:22).

Amados, cada dia que passa está ficando mais difícil ainda para os obreiros, principalmente os lideres   de igrejas. A ira do inimigo tem se intensificado com a finalidade de deter a igreja do Senhor, embora muitos obreiros tenham deixado de lado alguns princípios que o enobreça o seu ministério, mesmo assim ainda há aqueles que preservam as suas qualidades ministeriais, isso independe de siglas denominacionais. Sejamos fieis a Deus amando os irmãos, mesmo em meio aos sofrimentos não esqueça do que escreveu o escritor aos hebreus na galeria dos heróis da fé (Hb 11:30-40). 

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Foto