CONSTRUINDO NARRATIVAS MENTIROSAS.

 

ESBOÇO 1159

TEMA: CONSTRUINDO NARRATIVAS MENTIROSAS.

TEXTO: “Vós tende por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” JOÃO 8:44.

Desde a antiguidade o homem cria narrativas mentirosas com a finalidade de acusar e se justificar. A aleivosia sempre pareceu se destacar nas pessoas em alguns momentos, não obstante a veracidade dos fatos também surge. As narrativas acontecem por causa da natureza pecaminosa do homem, pois muitas vezes a mentira em algumas pessoas se torna um círculo vicioso, ao ponto de ele mentir involuntariamente.

I. MENTIRAS X VERDADES.

a. A mentira tem um pai, foi isso o que Jesus afirmou (Jo 8:44), ele é o gerador de narrativas neste mundo, ele é o enganador, possuindo o poder de enganar as pessoas e se transformar até em anjo de luz (2 Co 11:14), mas um dia esse acusador será derrubado (Ap 12:10b). Ele foi quem primeiro enganou o ser humano, pois enganar é uma das suas estratégias e ele estreou no Edem. O diabo a antiga serpente usou a sua inteligência para criar a sua narrativa e assim enganar a mulher (Gn 3: 4,5,19; 2 Co 11:3; I Tm 2:14).

 b. A verdade é a “propriedade de estar conforme os fatos ou realidade” ela é a base solida de todo grande caráter, a lealdade à guardiã da consciência. A verdade está intrinsicamente ligada a tudo que é sincero, franco e leal, o verdadeiro é isento da falsidade ou mentira, aquilo que é correto em um fato apresentado. Paulo apresenta a verdade como características do verdadeiro crente (Fp 4:8-13).

II. CONSTRUINDO NARRATIVAS MENTIROSAS.

As narrativas mentirosas tem como finalidade enganar ou criar um fundo de verdade e através dela convencer alguém, isso não é de agora, essa prática é muito antiga. Na Bíblia temos vários exemplos de narrativas mentirosas, mas apenas destacaremos quatro delas:

1. As narrativas mentirosas dos irmãos de José contra ele (Gn 37:31), toda mentira apresenta uma fantasiada como fundo de verdade, mas sempre escondendo a veracidade dos fatos, eles negaram: a) Jogaram José no poço; b) Negaram a sua venda para os ismaelitas; c) Mentiram sobre a morte de José; d) sujaram suas vestes de José de sangue de animal para comprovar a narrativa mentirosa; e) Os acusadores foram insensíveis mediante o pranto de Jacó. Todas as narrativas, sejam eles mentirosas ou verdadeiras devem ser apuradas, Jacó sabia da inveja dos filhos em relação ao filho mais novo José, porém ele acreditou sem nenhuma analise dos fatos.

2. A mentira da mulher de Potifar, a narrativa dela tinha uma prova, as roupas de José em suas mãos, isso se constituía um fundo de verdade, mas na realidade era uma mentira (Gn 39:17-18). Uma mentira bem contada tem a grande chance de ser tida como verdade, Potifar acreditou naquela narrativa mentirosa conduzindo José ao cárcere (Gn 39:19,20). Mediante todas as narrativas mentirosas contra a José não adiantou, ele governou o Egito (Is 54:17).

Uma mentira bem contada pode lhe auxiliar em alguma situação, mas na certa condenará o seu futuro. As atitudes muitas vezes falam mais que as palavras, cada vez que você mente coloca em dúvidas todas as verdades ditas por você.

3. Jezabel, mulher de Acabe faz narrativa mentirosa contra Nabote usando a lei de Deus, o acusando de ter blasfemado contra Deus, cuja finalidade era ter a posse da vinha. Aquela acusação contra ele foi terrível porque resultou em seu apedrejamento, mas ela recebeu a justa recompensa (I Rs 28:8-11). Uma mentira na boca de uma pessoa de credibilidade torna-se uma verdade, assim como uma verdade na boca de um mentiroso é tida como mentira. Uma mentira repetida muitas vezes torna-se uma verdade, mas passa enquanto a verdade não aparece. mentira anda de jato, a verdade de camelo, mas chega.

4. Jesus foi acusado através das mentiras dos escribas e fariseus, eles procuravam nele alguma contradição, mesmo não achando o acusavam de estar com pecadores (Mc 2:17; 3:1-6; Mt 12:9-14), outras narrativas acusadoras são descritas nos quatro evangelhos.

                Quaisquer que sejam as narrativas mentirosas Deus trará a luz da verdade (Mc 4:22; Lc 2:2,14; 8:17). Existem muitas pessoas quando não gostam de alguém procuram prejudica-la exatamente usando narrativas mentirosa, no entanto, somente Deus pode livrar-nos das más línguas acusadoras, elas não prosperarão (Is 54:17), pois sempre acreditamos que a verdade prevalecerá sobre as mentiras. Devemos levar em consideração o que Paulo escreveu aos romanos (Rm 8: 31-33). Deus é advogado e juiz para pleitear as nossas causas.

Pr. Elis Clementino

prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto