VAGAROSOS NO CUIDADO E FERVOROSO NO ESPÍRITO.

 

ESBOÇO 1190

TEM:VAGAROSOS NO CUIDADO E FERVOROSO NO ESPÍRITO.

Não sejais vagarosos no cuidado, sedes fervorosos no espírito servindo ao Senhor” (Rm 12.11)

Agilidade e fervor são duas coisas indispensáveis para todas as finalidades da vida, principalmente no mundo atual, onde as pessoas que não possuem esses requisitos geralmente não encontram espaços em muitos seguimentos da sociedade. A habilidade e a disposição facilitam o homem a desenvolver as suas potencialidades.

O texto base apresenta o zelo pela obra de Cristo em todos os aspectos, em especial na evangelização e todo o serviço prestado a Cristo e aos nossos irmãos na fé, bem como aqueles que visam o benefício da humanidade em geral.

O zelo em nossos deveres cristãos, é o resultado natural de nosso amor cristão, o qual, no devido tempo, fomenta o zelo.” (Sanday e Headlam, in loc.).

O SENTIDO PAULINO

Paulo foi um apóstolo incentivador do desenvolvimento para todas as classes de pessoas, a sua palavra foi mais especificamente dirigida aos crentes para que eles estivessem habilitados no dia-a-dia servindo ao Senhor, pois é dessa maneira que o escritor aos hebreus postula. “Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim” (Hb 6.11).

VAGAROSIDADE NO CUIDADO E AS IMPLICAÇÕES

Os extremos são perigosos, sempre é bom saber dosar bem as nossas atitudes e ações, ser cuidadosos, habilidosos e enérgicos, pois o ser humano com essas características é capaz de alcançar condições favoráveis e cômodas, como também encontrar algumas implicações. A vagarosidade pode nos fazer bem em alguns casos, em outros não. Muitas vezes nos encontramos em situações difíceis e até com perdas de oportunidades e privilégios consideráveis por causa do nosso acomodamento e vagarosidade.

Paulo sabia que os crentes vagarosos no cuidado estavam fadados ao fracasso, tanto a vagarosidade, como a excessiva pressa podem atrapalhar muitos projetos que poderíamos realizar na vida, por isso é necessário saber aplicá-los no tempo e o modo, ser fervoroso nem sempre significa ser rápido e enérgico, mas saber ponderar. A obra de Deus requer pessoas fervorosas no espírito e ativas, para que elas alcancem o desenvolvimento pleno.

FERVOROSOS NO ESPÍRITO

Ser fervoroso significa dinamismo, efervescência, agilidade, ativo e esperteza “inteligência”, as pessoas portadoras dessas características se dão muito bem e não comprometem o seu próprio sucesso, e, maiormente a obra do Senhor. Ser animado, alegre, fervoroso e comprometidos com o culto a Deus, é tudo o que ele espera dos seus filhos, por isso devemos fazer o melhor para Deus, a fim de conservar a nossa temperatura espiritual bem elevada.

            Deus conta com pessoas entusiasmadas para o serviço cristão, os desanimados não enfrentam desafios e nem chega a lugar algum, os entusiasmos contagiam. Os ânimos dos dois espias foram suficientes para contagiar os desanimados que voltaram da missão (Nr 13.30); Neemias contagiou com o seu entusiasmo um grupo de trabalhadores para construir os muros de Jerusalém (Ne 2.17,20). Deus quer usar um pouco da sua coragem, cuidado, fervor e determinação para fazer coisas admiráveis na sua obra. A nossa colheita será de acordo com o que plantamos.

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com


 

 

Nenhum comentário:

Foto