QUANDO O PÃO E A ÁGUA ACABAM.

 

ESBOÇO 1189

TEMA: QUANDO O PÃO E A ÁGUA ACABAM.

TEXTO: “Levante-se e coma, pois a sua viagem é muito longa...” I REIS 19:7,8; GENESIS 21:15.

Pão e água são alimentos essenciais para o nosso corpo, através deles podemos caminhar. Na estrada da vida estamos sujeitos ao cansaço, esses alimentos nos tornam fortes para caminharmos, mas quando eles acabam o desespero bate a nossa porta, mas o que eu quero destacar aqui são alguns desertos que atravessamos nessa vida.

I. DESERTOS E VALES.

Desejo destacar Desertos e Vales.

1.       O deserto literal é aquele não existem água e nem pessoas aonde o meio de vida seja extremamente precário, esse tipo de deserto é difícil encontrar água e pão, a não ser por uma provisão divina como no caso de Hagar quando o pão e a água acabaram (Gn 21:15).

2.       Deserto que você está rodeado de pessoas, mas está solitário e sofrendo sem que ninguém lhe assista, nesse deserto você se sente abatido e sem saída porque lhe falta tudo, nessa hora os amigos fogem, parentes lhe abandonam, enfim a depressão toma conta e se não tiver como reverter esse quadro pode leva-lo ao suicídio.

3.       O deserto espiritual, esse eu considero muito pior, porque além de mexer com o seu lado emocional, compromete a sua vida devocional com Deus, assim gera-se uma crise existencial, uma lacuna que não pode ser preenchida com qualquer palavra ou ação de alguém, ninguém pode dar solução a não ser Deus como no caso de Hagar no deserto e Elias sem pão e sem água (I Rs 19:7-8).

4.       Vales, geralmente ele é formado por acidente geográfico formando lugares baixos por onde nascem e correm os rios, geralmente nessas áreas baixas aonde as árvores mais crescem produzindo flores e frutos, por isso Jesus é considerado como o lírio dos vales “Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos Vales” Segundo Salomão no seu livro cânticos dos cânticos fala sobre o diálogo entre a Sunamita e o seu amado. Nessa região da palestina haviam grandes árvores e belas flores. Você não cresce quando está no alto, onde só há restinga, e nem no deserto, mas cresce nos vales, onde há água e frutos.

II. AS ADVERSIDADES.

Nem sempre os ventos sopram ao nosso favor, Salomão apresentou duas ocasiões que devem ser consideradas, disse ele: “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem, quando forem ruins, considere...” (Ec 7:14), ele enfatiza aproveitar as oportunidades enquanto os dias forem bons, quando o seu barco flutua nas águas e os ventos soprando a seu favor, quando o seu rosto brilha por ver o seu sucesso, contudo lembre-se que os dias maus poderão chegar pra você, saiba porém uma coisa, você não é melhor que ninguém, além disso deveis entender que há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3:1). Quando os dias forem maus eles devem ser considerados, eles não sejam motivos para desespero procure buscar forças e superação refugiando-se, sobretudo em Deus, através da oração e a sua palavra. Eu gosto sempre de lembrar o que Salomão escreveu sobra a sabedoria nem sempre é devidamente recompensava, nem tudo que agente que é fácil de conseguir, porque o tempo e o acaso alcançam a todos (Ec 9:11).

III. NO DESERTO DEUS CUIDA.

Os exemplos que citei a cima mostra a provisão de Deus nos momentos mais difíceis. Hagar foi dispensada da casa de Abraão, levando consigo um pouco de Pão e um odre de água, chegando no deserto acabou a água, para Hagar não havia outra saída, a não ser morrerem ela e o filho Ismael (Gn 16-18), no entanto Deus proveu. O profeta Elias estava debaixo de um zimbro pedindo a morte, depressivo e desenganado, pediu a morte, mas quando tudo falha a provisão de Deus chega (I Rs 19:4-8). O Deus que servimos é o mesmo, ele está atento a tudo o que estamos passando (Sl 94:14; 37:28; Rm 11:2).

                Deus trata os seus filhos de maneira diferenciada, pois o seu cuidado tem sido especial, em meios nas adversidades que nos fazem cansar, nesse momento Deus renova as nossas forças (Is 40:31), somente ele pode revigorar as nossas forças sem que ninguém nos destrua (Is 43:2). Irmãos, não importa o que estejas passando, seja qual for o deserto, Deus te fará crescer na terra da tua aflição (Gn 41:51,52). Irmãos entreguem o seu caminho ao Senhor, cofie nele e ele tudo fará (Sl 37:5).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto