1248 - QUEBRANTAMENTO.

 

ESBOÇO 1248
TEMA: QUEBRANTAMENTO.
TEXTO: SALMOS 51:1-17

Discorreremos de maneira simples sobre os Salmos 51, esse cântico é interessante porque ele revela cinco atitudes de Davi após o seu terrível pecado. O cântico apresenta o que devemos fazer quando pecamos contra a santidade divina, como também saber que para o homem reabilitar a sua espiritualidade faz-se necessário reconhecer o seu pecado, confessar, arrependimento, pedir perdão e renovação espiritual.

O PECADO.
O pecado é a desobediência ou a violação dos mandamentos do Senhor, o pecado não vale apena, pois, as consequências dele são terríveis e pode perdurar por toda a vida do homem. O pecado é um fardo que o homem precisa se livrar dele, substituindo pelo fardo do Senhor que é leve (Mt 11:29-30), mas para isso faz-se necessário arrepender-se (At 3:19).

O PECADO DE DAVI.
Davi foi um grande herói, ele venceu o Golias e muitas outras batalhas, entretanto o pecado que mais pesou sobre ele foi a maneira de como ele pecou, Davi adulterou com a mulher do seu fiel soldado, Urias, o mais agravante foi como ele tramou a morte de Urias, Davi ordenou que ele fosse posto na primeira fileira na batalha (2 Sm 11:15), isso foi uma covardia. Davi tentou esconder de todos o seu pecado, porém, para Deus nada há encoberto que não seja revelado (Dn 2:22; Mt 10:26; Lc 8:17), até mesmo no final tudo virá a ser revelado perante o juízo divino (Ec 12:14). Tudo Deus vê, os nossos caminhos estão perante ele (Jó 34:21; Pv 5:21).

NATÃ NA CASA DE DAVI.
O pecado de Davi foi tão terrível aos olhos do Senhor que ele enviou o seu profeta para mostrar a Davi o seu terrível pecado. Muitas vezes é necessário que Deus intervenha e desperte e para isso ele se utilizou de um dos seus instrumentos para despertar o rei do seu pecado, Deus manda Natã ir à casa de Davi para mostrar-lhe o quão grande foi o seu pecado (2 Sm 12:1-15), a sentença foi imediata, daí começou a espada do Senhor na casa de Davi, ela se estendeu até o fim do seu reinado. As consequências do pecado são inevitáveis (Rm 6:3; I Jo 3:8; Gl 6:7,8).

ARREPENDIMENTO.
O arrependimento não é passageiro como um remorso, o verdadeiro arrependimento ocasiona um sentimento profundo por haver ferido os preceitos divinos. O arrependimento sincero é acompanhado de mudanças importantes na vida de uma pessoa, inclusive a regeneração, que é o resultado do arrependimento, e a conversão que resulta na recuperação da vida moral e espiritual do indivíduo (2 Co 5:17; I Jo 3:9; I Pe 1:3; I Pe 1:23; I Jo 5:18; I Pe 3:18), sem a regeneração o indivíduo não alcançará esse momento tão glorioso descrito por Jesus em (Mt 19:28).

ATITUDES DE DAVI MEDIANTE O ARREPENDIMENTO.
Muitas vezes precisamos tomar as mesmas atitudes de Davi em relação ao seu pecado.
(1) O reconhecimento do seu pecado.
(2) A confissão;
(3) O arrependimento;
(4) O Rogativa de perdão;
(5) O Pedido de renovação espiritual.

                Amados, muitas vezes precisamos fazer o mesmo percurso, dando ouvido a voz de Deus, ela muitas vezes fala a nossa consciência, é como a voz de Natã aos nossos ouvidos, mostrando quer o pecado não vale apena e tentar escondê-lo é adiar o julgamento divino. O Espírito Santo de Deus nos fala, quem tem ouvido ouça, considere a sua voz enquanto é tempo para que ele não se entristeça com você, não endureça o seu coração (Sl 95:8; Hb 3:7). A maior oferta para Deus não é o que você tem pra oferecer, mas um coração quebrantado que é o necessário para alcançar o perdão divino. Se pecar recorra imediatamente ao seu advogado “Jesus Cristo” (I Jo 2:1,2).

Pr. Elis Clementino -prelisclementino@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Foto