FAZENDO A SUA PARTE.

 
ESBOÇO 1247
TEMA: FAZENDO A SUA PARTE.
TEXTO: TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRER. MARCOS 9:23.

                Nem tudo aquilo que o Senhor nos determina fazer obtemos sucesso, principalmente quando somos encarregados de pregar a sua palavra e orar pelas pessoas enfermas e possessas por espíritos maus. Vale ressaltar que para sermos usados por Deus é necessário estarmos alinhados a ele através da fé, mas para que aconteça o milagre é preciso fazer uso dela, tanto quem ora impondo as mãos, quanto o que recebe, ou seja, cada um deve fazer a sua parte.

AS IMPOSSIBILIDADES.
No contexto Marcos relata a impossibilidade de os discípulos curar um lunático, embora sabemos que devido as nossas limitações somos impossibilitados de realizar e alcançar tudo aquilo que desejamos. Ressalto ainda, não devemos transferir para Deus a parte que nos cabe fazer, nem lhe atribuir pelos resultados não alcançados. Há situações que a fé deve estar presente em quem ora e não necessariamente em quem a recebe, por exemplo: uma pessoa no leito em coma, ele nada sabe, mas quem ora usará a sua fé ou até mesmo aquele parente que solicitou a oração, o pai do jovem teve que usar a sua fé.

FAZENDO A SUA PARTE.
Havia uma grande multidão pessoas naquele momento (Mc 9:25), porém Jesus chegou no momento certo, tirando os discípulos daquela situação. Jesus chamou o pai do jovem e mostrou-lhe que ele deveria também fazer a sua parte para ver o milagre do seu filho “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê” (Mc 9:23,24), isso seria o mínimo para o milagre acontecer.

Como dissemos anteriormente cabe a nós fazermos a nossa parte, tendo como base a nossa crença que é a fé em termos religiosos. Muitas vezes o homem quer alcançar as bençãos divinas, mas em nada ele contribui, pois, buscar a Deus é a parte que lhe cabe para que o milagre aconteça, se não recebemos é porque falta está em nós (Mt 7:7-11), até mesmo mediante os nossos propósitos futuros devemos consultar a Deus (Tg 4:15). No AT. Houve milagres realizados pelos profetas, todo eles através da intervenção divina, entre eles destacarei alguns, a  cura de Naamã, o general leproso, esse homem teve que fazer a sua parte, conforme a palavra de Eliseu, ele teria que dar sete mergulho no rio Jordão, embora determinações como esta contrariam as nossas vontades, mas para que o milagre acontecesse lhe era necessário obedecer (2 Rs 5:1-14). A mulher do fluxo de sangue teve que enfrentar a multidão para tocar na orla das vestes de Jesus (Mt 9:18-26). A mulher Cananéia ouviu de Jesus o que ninguém gostaria de ouvir, mas ela fez a sua parte, se humilhar (Mt 15:21-28). O centurião se humilhou para que Jesus fosse a sua casa (Mt 5:8-13). O cego precisou ir ao tanque de Siloé se lavar (Jo 9:6). Não haverá milagres sem obediência.

Atualmente algumas pregações não enfatizam a necessidade de o homem fazer a sua parte, maiormente no sentido espiritual. Grande parte das mensagens proclamadas nos púlpitos de algumas igrejas são apenas para massagear o ego das pessoas, como se Deus tenha a obrigação para com o indivíduo, em contrapartida nenhuma. A impressão que se tem, é que Deus faz tudo, assim também há muitos hinos que apenas geram a ilusão nas pessoas de que Deus irá fazer tudo por elas, mas que nada elas tenham a oferecer a Deus.

A PALAVRA DE DEUS E O ALICERCE DA FÉ CRISTÃ.
O ensinamento através da palavra de Deus apresenta a necessidade de o homem executar a parte que lhe cabe (1) Aproximando-se de Deus por meio de uma vida santa; (2) buscar nele o que deseja; (3) lutar para de forma justa para alcançar; (4) entender que Deus pode tudo, mas não faz tudo o que queremos. Paulo pediu a Deus que o curasse do espinho na carne, no entanto, Deus lhe disse: “a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12:9-11).

Amados a fábula e as heresias estão por toda parte, o verdadeiro crente não deve ser alimentado pela ilusão de que ele pode tudo, pois há coisas que somente Deus faz, porém há outras que ele permite que façamos. Retornando ao exemplo de Naamã, esse é um exemplo típico, ele se recusou a dar os sete mergulhos no rio Jordão, mas se ele não tivesse dado os mergulhos no rio não haveria milagre. Precisamos ter muito cuidado com o que ouvimos em alguns pregadores e até nas redes sociais, as mensagens de autoajuda estão por toda parte, entretanto, o que mais precisamos é da ajuda que vem do alto. Cabe a nós submetermos ou não a vontade de Deus. Consultar a Deus é uma necessidade, portanto. Lancemos sobre Deus as nossas necessidades e ele tem cuidado de nós (I Pe 5:7). Lançar sobre ele é fazer a sua parte.

Pr. Elis Clementino
prelisclementino@hotmail. com

Nenhum comentário:

Foto