O DESANIMO DOS PROFETAS.

ESBOÇO 1242
TEMA: O DESANIMO DOS PROFETAS.
TEXO: JEREMIAS 1:17-19; 20:9

Pela nossa fragilidade alguns acontecimentos imprevistos podem nos conduzir a diversos processos desagradáveis, tanto aspecto físico quanto mental e espiritual. Qualquer indivíduo está sujeito a esses acasos, independentemente de classe social ou religiosa, Salomão disse que todos que estão debaixo do sol sofrem os acasos, e ele afeta a todos (Ec 9:11), essas casualidades são como pedras no nosso caminho que muitas vezes são imprevisíveis, contudo, devemos considera-los e buscar meios pelos quais possamos amenizar a dor e superá-los. Falarei brevemente sobre o tema, o desanimo dos profetas.

O DESANIMO.
O desanimo afeta a todos se o indivíduo é temente a Deus ou não, ele também sofre os acasos da vida. O desanimo acontece quando o indivíduo não consegue sucesso naquilo que faz, ou pretende fazer, isso é natural. O desanimo é uma reação do organismo humano, na Bíblia encontramos vários exemplos de personagens com alto grau de intimidade com Deus e desanimaram. Podemos destacar apenas alguns deles:

- O desanimo de Abrão numa madrugada naquele grande sacrifício que ele oferecia a Deus, ele via as aves de rapina tirar do altar as carnes oferecidas, ele se cansou e foi tomado pelo desanimo (Gn 15:11-12).

- Moisés, vendo a dura tarefa e cansado pela pressão do povo desanimou e disse: Eu só não posso leva este povo, porque muito pesado é para mim. E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal (Nr 11:14-16),

- Elias, ameaçado por uma mulher, fugiu e pediu a morte diante do desafio com Deus e aqueles quatrocentos profetas de Baal (I Rs 18:25-46), talvez na sua visão fosse mais fácil vencer Jezabel, mulher de Acabe, mas não, ele fugiu a mando do Senhor e debilitado deitou-se debaixo de um zimbro e pediu a morte (I Rs 19:1-4).

O chamado de Jeremias, foi uma das mais brilhante e diferenciada entre os profetas, principalmente pela maneira que o Senhor falou com ele, “antes de estás formado, eu te chamei” e disse: não temas diante deles, eu te livrarei (Jr 1:5-10), mas cinge os teus lombos, pelejarão contra ti, mas não prevalecerão (jr 1:17-19). Jeremias tinha uma missão divina que era fazer com que o povo renovasse a sua aliança com Deus, porém o povo não o quis ouvir e ainda conspiraram contra ele, porém, isso fez com que o profeta se deprimisse (Jr 11:18-20). Jeremias queria que Deus destruísse seus inimigos, porém Deus (Jr 12:1-3), porém Deus resolve falar com ele mais uma vez, e dessa vez mostrou para ele que a sua missão não seria fácil e que até a sua própria família estava contra ele e que ele estivesse preparado (Jr 12:5,6), entretendo, ele teria que continuar a sua missão, mais tarde ele é preso amarrado no cepo até que ele falou para Deus o seguinte, não falarei mais no seu nome, porque estou cansado de sofrer e não posso mais, isso no coração ardia encerrando os seus ossos (Jr 20:9).

Devemos entender que mesmo debaixo das promessas de Deus não estamos isentos de sofrermos por não termos sucesso em algo que fazemos, inclusive na obra de Deus.

Amados, os desgastes são naturais em determinadas circunstâncias das nossas vidas, e nada é mais desgastante do que não ver o seu próprio sucesso. Todos os profetas sofreram e se deprimiram, a ponto de pedirem a morte, mais há coisas que desejamos em nossos corações, mas não são aceitas por Deus. Os profetas que pediram a morte Deus não os mataram, porém deu-lhes forças para continuarem a sua missão.  Devemos entender que os caminhos e pensamentos de Deus são diferentes dos nossos (Is 55:8,9). A palavra pregada por Jeremias teria o seu cumprimento no tempo certo (Is 55:10,11). É preciso estar calmo e cumprir a sua missão na esperança de ver Deus agir. Todos nós enfrentamos muitas circunstancias ruins em nosso caminho, mas segure o tranco nas adversidades, seja forte, pois a peleja é dura e quem quer ter uma vida piedosa enfrentarão essas casualidades, principalmente as perseguições (2 Tm 3:12). Sigamos em frente, Deus tem o melhor pra você, não desanime e nem desista.

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.co

Nenhum comentário:

Foto