SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO.

 

ESBOÇO 1241

TEMA: SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO.

TEXTO: JEREMIAS 20:7-10.

Irei falar um pouco e sem muitos pormenores sobre frustração e os momentos difíceis de alguns profetas do Senhor, muitos deles na qualidade de profeta pensavam que haveria grandes vantagens, privilégios e isenções dos sofrimentos, porque Deus estava com eles, mas na prática não é bem assim, isso é provado pela história de cada um deles. Muitos desses profetas se frustraram, por não verem os resultados ou o sucesso imediato da sua missão, embora eles não tivessem a dimensão e até aonde poderia chegar tais profecias, muitas delas até hoje estão sendo cumpridas no mundo inteiro, principalmente para com o povo de Deus, Israel.

O QUE É A FRUSTRAÇÃO?

Ela é aquele sentimento que está ligado a uma sensação de impotência, quando tudo falha e você não consegue o alcançar o objetivo de algo que planejava. Seja qual for a sua missão, principalmente quando é pertinente ao espiritual, assim como a dos profetas, e por conseguinte a nossa de proclamar o evangelho. Os profetas do Antigo Testamento tiveram esse mesmo sentimento, pois a frustração independe da obra ou empreendimento, seja no âmbito social, profissional ou religioso, os acasos acontecerão inevitavelmente.

A MISSÃO DIVINA.

Quando o indivíduo tem um chamado divino, logo ele tem a ideia de que tudo ocorrerá muito bem e sem nenhuma dificuldade, assim sendo, ele pensa em dar o melhor de si achando que tudo será favorável. Muitos pensam dessa maneira quando abraçam a causa divina, as vezes empolgados e não se dão conta da existência das casualidades, principalmente quando ele é fiel e verdadeiro ao entregar a mensagem divina, mesmo assim conhecendo a Deus ele pode duvidar do seu chamado, bem como a sua família, ou seja, os da própria casa e até odiá-lo (Jr 12:6).

HOMENS DOMINADOS PELA FRUSTRAÇÃO.

Na Bíblia, encontramos muitos homens de Deus que se sentiram frustrados por não ver os resultados satisfatórios daquilo que estavam realizando para Deus. Apresentarei alguns deles que se abateram psicologicamente e se deprimiram a ponto de pedirem a morte. Destacarei entre eles apenas alguns; Abraão quando oferecia o sacrifício (Gn 15:10-12); Moisés totalmente exausto pede a morte (Nr 11:11-15); Elias pede a morte (I Rs 19:4); Jeremias deprimido, pede vingança contra os seus inimigos e Deus lhe fala outra coisa (J 12:1-7).

NÃO DEIXE A FRUSTRAÇÃO LHE ABATER.

Sabemos que ninguém é tão forte que não tenha esse sentimento de frustração em determinados momentos da sua vida, quem nunca sofreu uma derrota em algum momento não tem experiência para contar. Muitas vezes pensamos que todo caminho é plano, sem barreiras, sem altos e nem baixos, mas no meio do caminho nos deparamos com os imprevistos, eles parecem um bloqueio nos aspectos físicos e mentais para que nada façamos. Temos alguns exemplos de homens de Deus que mediante todo tipo de sofrimentos e oposições não se abateram, entre eles destaco Neemias e a sua admirável coragem e determinação.

LIÇÕES IMPORTANTES A SEREM APRENDIDAS COM NEEMIAS.

(1) Neemias não se intimidou com a destruição de Jerusalém (Ne 6:3).

(2) Delegou homens para o serviço de restauração (Ne 7:1,2);

(3) Restaurou a Adoração (Ne 9);

(4) Se preocupou com as festas e as tradições do povo;

(5) Organizou o pessoal para que o trabalho do templo fosse construído.

Amados, muitas vezes não somos tão fortes como pensamos, há momentos que nos sentimos debilitados e verdadeiros impotentes diante da missão que nos foi imposta, digo isso, não somente aos obreiros, mas também aos crentes de forma geral, porque todos eles têm uma missão imposta por Deus a cumprir. O profeta Jeremias pensava que tudo seria fácil pelo que Deus prometeu a ele, mas tão logo começou os sofrimentos. Queridos, muitas vezes caminhamos gemendo e chorando carregando os nossos molhos, outra hora carregando os ossos de José, mas não importa como conduzimos o nosso fardo, se for a cruz e ela estiver pesada carregue-a, porque para Deus cabe aos profetas cumprirem a sua missão, não importa aonde e nem como. Os frutos do seu trabalho, se não colher aqui, outros colherão no seu lugar, mas o seu trabalho foi feito, o prêmio o Senhor dará naquele dia, quando combater o nosso combate (2 Tm 4:7-8).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto