AMIZADES.

 

ESBOÇO 1244

TEMA: AMIZADES.

TEXTO: PROVÉRBIOS 18:24.

É impossível falar de amizade sem falar em relacionamento interpessoal. Para conviver socialmente é necessário nos relacionar bem com as outras pessoas, seja elas de qualquer classe social e religiosa. As pessoas isoladas nada edificam, pois precisamos das outras pessoas para desenvolvermos o nosso potencial e a força do trabalho.

LAÇOS DE AMIZADES.

Amizade é um sentimento de afeição, apreço entre as pessoas, todos nós temos laços de amizades com indivíduos de diferentes classes sociais, culturais e religiosa, esse relacionamento independe dessas diferenças, mas depende de comportamento. Os laços de amizades podem ser destrutivos ou construtivos, como disse anteriormente, depende como nos relacionamos, mas é preciso ter cuidado, pois é perigoso se relacionar com as pessoas sem conhece-las.

QUEM SÃO OS AMIGOS?

Todos nós temos muitos amigos, amizades que muitas vezes começaram no primeiro encontro, ou nas primeiras prosas, dali em diante se firmou uma amizade. Quando fazemos amizades nunca pensamos que elas possam acabar, não é? Pois essa amizade deve continuar em quaisquer que sejam as circunstâncias e sem interesses pessoais. As considerações em uma amizade deve ser uma via de mão dupla, ou seja, há reciprocidade. Devemos entender também que os verdadeiros amigos reconhecem os limites entre uma amizade. Quando fazemos uma amizade com alguém construímos uma ponte, por isso se exige muito cuidado para que essa ponte não se transforme em um abismo, pois a quebra de um relacionamento é muito ruim.

QUEM SÃO OS MAIS CHEGADOS QUE UM IRMÃO?

Muitas vezes no seio familiar não temos tanto afinamento, ou até mesmo com outros parentes mais distantes, mas há com outras pessoas fora do seio familiar. Salomão diz algo interessante “há amigo mais chegado que um irmão” (Pv 18:24), na verdade temos muitos amigos, mas alguns deles são mais chegados do que um irmão, embora saibamos que um amigo nunca substituirá um irmão, vejam a expressão do verbo haver. Ter amigo é necessário, porque quando um cair o outro levanta (Ec 4:10; Is 41:6). Um conselho de um amigo leal não deve ser desprezado (Pv 27:9), esses textos falam de integração, relacionamento e soma de forças.

Precisamos ter muito cuidado, porque há amizades que são destrutivas, elas desconstroem tudo o que há de bom dentro de nós, além disso corremos o risco de se tornar refém dele. As más companhias são prejudiciais, Paulo disse: as, más companhias interrompem os bons costumes (I Co 15:33), leiam, (I Co 5:9-11), nada obstante, não podemos generalizar e dizer que as pessoas não crentes não as tenhamos amigas, contudo, devemos selecioná-las, porque muitos tem perdido a sua espiritualidade por causa de certas amizades. Cuidado com amizades ou alianças finas, um dia ela se parte. Cuidado com as amizades e com os pérfidos amigos, pois muitas vezes têm a sua amizade por conveniência, ou seja, é seu amigo enquanto você tem algo a oferecer a ele, pois muitas amizades são descobertas que na realidade eram falsas nas adversidades, nas divergências, ou nas questões sociais e religiosas, quando é religiosa se torna muito pior, basta você mudar de denominação para se tornar um desconhecido, lhe negando até a paz.

AMIGOS DE DEUS.

O apóstolo Tiago escreveu algo importante entre Deus e Abrão “Abrão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tg 2:23). Uma amizade com Deus jamais deve ser rompida, naturalmente o homem se sente privilegiado quando é amigo de pessoas ilustres, não é? imaginemos Deus nos tratando como amigo, entretanto, o que nos torna amigo de Deus é a nossa fidelidade para com ele. Jesus foi muito claro em dizer que nem todos eram seus amigos, enquanto ele falava para a multidão, disseram-lhe: a tua mãe e teus irmãos estão lá fora vejam o que ele respondeu (Mt 12:46-50). Jesus chamou Lázaro de seu amigo (Jo 11:5). Em outra ocasião ele fez uma declaração mais abrangente sobre servos e amigos (Jo 8:26; Jo 15:14-16; 16:12). Os amigos de Jesus podiam ouvir dele coisas profundas a respeito do imaterial. Os profetas experimentaram dessa relação com Deus, disse o Senhor sobre Abraão dizendo:  ocultarei eu a Abraão o que faço? (Gn 18:17); Amós declarou algo importante sobre os segredos divinos “...o SENHOR Soberano, não realizará nada sobre a terra sem primeiro revelar os seus desígnios aos seus servos escolhidos, os profetas” (Am 3:7). Na sua oração sacerdotal Jesus declarou para seus amigos “Pois Eu compartilhei com ele as palavras que me deste, e eles aceitaram. Eles reconheceram, de fato, que vim de ti e creram que me enviaste (Jo 17:8).

Amados, selecionem as suas amizades, se você perceber que seus valores estão sendo subtraído por certas amizades corte imediatamente. Jesus é o seu melhor amigo, ele é o amigo mais chegado que um irmão (Jo 15:15). Tenham cuidado, nem todos os amigos você deve confidenciar as suas particularidades.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto