ESBOÇO 1285 HERANÇA MAL ADQUIRIDA.

 

ESBOÇO 1285
TEMA: HERANÇA MAL ADQUIRIDA.
TEXTO: A herança que no principio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada. PROVÉRBIOS 20:21

Tudo aquilo que adquirirmos de forma apressada e injustas não teremos êxito. A nossa vida deve ser regida por bons princípios, eles são fundamentos sólidos edificando a nossa vida até o fim. Resumidamente irei discorrer sobre algo que adquirimos de forma ilícita, e tudo o que desejarmos conquistar nesta vida seja nos moldes da honestidade.

I.                    HERANÇA
Heranças são bens deixados por parentes após a sua morte, cujos valores excedem os monetários. Muitas vezes se faz manobras para adquiri-las, por causa disso os invejosos e famílias inteiras se digladiam para conquista-las. Na Bíblia temos uma história de um homem chamado Nabote, ele soube valorizar a herança deixadas pelos seus pais, e por ela ele lutou até a morte, mas não negociou, embora ela tenha sido tomada a força pela mulher do rei Acabe, mas não negociou (I Rs 21:1-3). Tudo o que tem valor, inclusive o que é deixado como herança deve ser estimado.
 
II.                  ESPERAR O TEMPO.
Nessa vida tudo tem o seu tempo determinado, portanto, não adianta apressar quando muitas vezes está programado pelo próprio tempo e por Deus (Ec 3:1). As vezes faz-se necessário esperar, embora a ansiedade e a pressa tentem antecipar esse momento. Quando não esperamos que algo aconteça normalmente lá na frente virá as consequências desse atalho ou por antecipação.
 
III.                AS CONSEQUÊNCIAS DA ANTECIPAÇÃO.
Toda precipitação tem um custo, quando agimos nesciamente sem refletir começamos a sofrer as consequências.
(1) Abraão se antecipou gerando um filho em Hagar sua escava, ele não soube esperar o tempo de Deus (Gn 16:1-6).
(2) Você já avaliou o dilema entre Jacó e Esaú, Jacó conquistou algo que não lhe pertencia através do engano, Jacó de maneira desonesta conquistou a bênção de Esaú, essa foi uma manobra fora da vontade de Deus que até hoje perdura as consequências (Gn 27:1-3).
(3) O rei Saul haveria de oferecer um sacrifício ao Senhor, porém, ele teria que esperar pelo sacerdote, pois ele não era sacerdote e nem profeta, mas se deixou levar pela impaciência e exerceu a função de sacerdote o que não lhe pertencia, esse ato foi considerado um agravo perante o Senhor, e por isso ele sofreu a reprovação divina.  Saul foi repreendido por Samuel “Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste os mandamentos do Senhor, teu Deus, te ordenou; porque, agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre” (I Sm 13:8-15). O reinado de Saul poderia ser aprovado pelo Senhor, porém a sua loucura levou a sua reprovação.
(4) Na parábola narrada por Jesus, o filho pródigo optou por uma herança antecipada, não sabendo ele em que resultaria, essa atitude o levou ao fracasso, tanto financeiro quanto espiritual “Pai pequei perante o céu e perante ti” (Lc 15:21). Jamais ele imaginava que resultaria naquela situação, o reconhecimento veio após uma grande decepção de não esperar.
 
IV.                DAVI ESPERA O TEMPO DE DEUS.
Quem espera com paciência no Senhor alcança, Davi foi perseguido, pois Saul queria tirar-lhe a vida, mas ele não se aproveitou de uma ocasião para matar Saul, pois a convicção de Davi a respeito da sua chamada não havia dúvida, portanto ele podia esperar décadas até chegar ao trono, Davi alcançou o trono através do caminho traçado pelo Senhor.

Amados, muitas vezes atropelamos pessoas para poder chegar em algum lugar de destaque, seja ele, no âmbito social ou religioso, mas quando se trata de interesses espirituais é muito mais perigoso. Devemos lutar por aquilo que desejamos de maneira honesta, honrosa e justa, levando em consideração os princípios cristãos (Fp 4:8). Não adiante correr, há inúmeras pessoas correndo de maneira desonesta, entretanto, nenhuma manobra fora da vontade de Deus vale apena, espera, pois, no Senhor e ele fortalecerá o teu coração (Sl 27:14).

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto