ESBOÇO 1307 ASSUNTO: ACESSO AO SANTUÁRIO.

 

ESBOÇO 1307
ASSUNTO: ACESSO AO SANTUÁRIO.
TEXTO: HEBREUS 10:19-24; MATEUS 26:26-28.
 
Nós temos acesso há muitos lugares, entretanto, existem outros que há restrições para adentrarmos, pois somente terão acesso as pessoas devidamente credenciadas. No Antigo Testamento, o tabernáculo era um lugar sagrado, e nem todos podia entrar, porque dentro dele havia um lugar restrito e somente os sacerdotes podiam acessar. De maneira breve falarei sobre o tabernáculo e a instituição da ceia do Senhor.

I.                     O LUGAR SANTO E SANTÍSSIMO.
Destacaremos dois lugares importantíssimo no tabernáculo, ambos separados:
a.       O lugar santo, estavam o candelabro de ouro, o altar do incenso, altar do sacrifício, pia de bronze, mesa dos pães e a cortina que separava o lugar santo dos santos ou santíssimo.
b.       O lugar santíssimo, estavam a arca da aliança, que representava a presença de Deus (Êx 25.10,11; 37.1,2). A tampa era chamada de propiciatório. Esses dois lugares somente teriam acessos os sacerdotes credenciados passando pelo véu. Os sacerdotes acessavam anualmente para queimar incenso, mesmo assim ele teria que passar por um ritual de santificação e caso ele entrasse sem estar purificado morreria e o seu corpo seria puxado por uma corda.
c.       O véu que fazia a separação foi rasgado de alto a baixo com a morte de Cristo, e todos quanto quiserem podem ter acesso ao santuário (Mt 27:51). “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, ele rasgou o véu que separava entre o homem e Deus, isso foi feito através da sua morte na cruz, ele é o sacerdote supremo sobre a casa de Deus. (Hb 10:19). O novo modelo não seria mais necessário sacerdotes e nem de animais, Jesus é o sumo sacerdote e o cordeiro do sacrifício.
 
II.                   O HOLOCAUSTO E A GRAÇA.
Todos os anos se repetia os mesmos sacrifícios pelos pecados do povo, mas o povo voltava a pecar, assim sendo, no entanto com a chegada da graça a lei do holocausto tornou obsoleta ou ultrapassada, mas Jesus “a graça” inaugurou o novo e vivo caminho, ou seja, a nova aliança através do seu sacrifício na cruz (Hb 10:19-22).
 
III.                 JESUS, O SUMO SACERDOTE.
Jesus Cristo, sacerdote supremo, nos deu a certeza e por ela podemos crer com muita confiança; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lava do com água limpa (Hb 10:22). A sua entrada no santuário definitivamente nos dá a garantia do perdão dos nossos pecados. Jesus o cordeiro de Deus (Jo 1:29), ele nos resgatou pelo seu sangue (I Pe 1:19), fomos justificados por ele (Rm 3:21-26).
 
IV.                A ÚLTIMA PÁSCOA E A INSTITUIÇÃO DA CEIA DO SENHOR (Mt 26-26-28).
A pascoa era uma das principais festas judaica, ela teve o seu início desde a saída do povo hebreu do Egito, era uma festa familiar em comemoração ao êxodo. Os elementos da páscoa eram o cordeiro assado e ervas amargas, assim foi até o dia em que Jesus instituiu a santa ceia, um novo modelo, ele comeu a pascoa com seus discípulos instituindo com os principais elementos o pão e vinho, daquele momento em diante esses dois símbolos iriam fazer parte desse novo memorial até a sua volta, o pão representava seu corpo e o vinho o seu sangue. Jesus, o cordeiro pascal, (I Co 5:1-13), à mesa com os discípulos partindo o pão e bebendo do cálice ele disse “Fazei isto em memória de mim” (Mt 26:26-28). Paulo ensina aos cristãos de Coríntios o verdadeiro significado da ceia do Senhor, mostrando para eles que significava um memorial puramente cristão, no entanto, muitos cristãos não levam em consideração esse ato, tendo como se fosse algo comum e costumeiro sem fazer nenhuma reflexão do que ela representa, como fizeram os cristãos de Coríntios, por isso Paulo fez serias recomendações sobre a ceia do Senhor (I Co 11:15-34). Para esse ato é exigido:
a.       Um sentimento pelo cálice de dor que Cristo sofreu com a sua morte na cruz.
b.       Uma reflexão pelo padecimento de que Jesus.
c.       Entender que todo aquele sofrimento foi pelos nossos pecados (Is 53:1-12).
 
                Amados, devemos entrar no santuário pela fé e com grande certeza de vitória, pois foi Jesus que abriu o caminho para que tivéssemos acesso ao seu santuário. Com a sua morte o véu do santuário que separava o lugar santo e do santo dos santos foi rasgado de alto a baixo facilitando a nossa entrada (Mt 27:51). Devemos nos regozijar por essa graça, algo que ninguém poderia nos fazer alcançar. Em Cristo somos mais que vencedores, glória a Deus.
 
Pr. Elis Clementino

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