ESBOÇO 1344 TEMA: FAZEI TUDO COM DECÊNCIA E ORDEM.

 
ESBOÇO 1344
TEMA: FAZEI TUDO COM DECÊNCIA E ORDEM.
TEXTOS: “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.” 1 CORÍNTIOS 14:40.
 
Dentro desse tema irei discorrer a respeito da decência e ordem no culto a Deus. Tudo o que realizamos nesta vida precisamos fazê-los com qualidade, principalmente no que concerne ao Senhor, pois essa é uma das suas exigências para que ele aceite o nosso culto.
 
A. Decência.
Aqueles que anda em concordância com os moldes divinos e de maneira digna procura aperfeiçoar e dar qualidade aquilo que faz. A decência é um belo cartão de visita e bem-vinda em todos os lugares, inclusive ela impõe respeito.
 
B. Decência nos lugares sagrados.
Nos ambientes considerados sagrados são exigidos padrões de comportamento pelo quais as nossas oferendas são aceitas. A santidade era um dos padrões, principalmente no exercício sacerdotal, onde nenhum sacerdote poderia entrar no santuário de qualquer maneira no aspecto físico e espiritual (Lv 21:17-24). O lugar da adoração é chamado de “Casa de Deus”, ora, bem sabemos que literalmente Deus não habita em templos feitos por mãos (At 7:24, 48), no entanto, aonde estiver o povo de Deus reunido, ali o Senhor está (Mt 18:20; Ef 3:17). Atualmente, evidenciamos que muitos religiosos cristãos não estão comprometidos com o verdadeiro culto, isso é expresso através dos louvores, nas pregações, na maneira de adentrar ao templo e a maneira como ele se comportam.
 
Há uma recomendação de Salomão sobre a reverência na casa de Deus (Ec 5:1).  Deus instituiu obreiros para organizar essa parte. Paulo escreveu a Tito sobre a sua missão em Creta para que ele pusesse em ordem o que ainda faltava (Tt 1:5). O apóstolo Paulo também reconhecia que na igreja de Coríntios havia uma grande irreverência, os crentes já não sabiam como cultuar e nem fazer uso dos dons espirituais, porém ele precisava pôr em ordem alguns preceitos que foram deixados para trás ou esquecidos, até mesmo em relação a ceia do Senhor como ele próprio escreveu (I Co 11:23-34). Atualmente, muitos crentes continuam como a igreja de Corinto, sem saber o significado do verdadeiro culto ao Senhor. Jesus nos deu o maior exemplo em relação a reverencia no templo, ele corrigiu expulsando os cambistas que negociavam até os animais para o sacrifício, porque o lugar sagrado estava sendo profanado (Mt 21:12,13; Is 56:7; Jr 7:11). Jamais somos capazes de oferecermos a Deus o melhor de nós se não tivermos a consciência do valor do culto.
 
C. O significado do culto ao Senhor.
1. Quando ele iniciou? A primeira expressão de louvor e adoração através das ofertas é encontrado em (Gn 4:1).
2. O que é cultuar? É prestar culto, venerar, adorar a uma divindade. ao Deus supremo
3. O que é o culto ao Senhor? O culto é a celebração dos feitos do Senhor. Na verdadeira celebração através da glorificação ao Senhor (I Cr 16:29; Sl 29:2; 96:9).
4. Atualmente onde costumamos cultuar ao Senhor? No templo (casa de Deus), casa de oração, lugar onde a glória de Deus está (2 Cr 7:15,16). O culto a Deus pode ser feito em qualquer lugar, desde que esse local seja separado para o culto e até mesmo em casa com a família.
 
D. Elementos do culto pentecostal.
1. Ensinar e admoestar uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais e cantando ao Senhor com ação de graça no coração (1 Co 14:26; Cl 3:16).
2. A liturgia é um conjunto de elementos que compõem o culto cristão (At 2:42-47; 1 Co 14:26-40; Cl 3:16). Embora exista liturgia sem culto, mas não culto sem liturgia, ela compreende de várias partes:
- Oração de abertura
- Cântico congregacional
- Leitura da palavra
- Ofertório
- Pregação
- Convite
- Oração final
- Benção apostólica
 
E. Causas da desordem no culto ao Senhor.
1. Partidarismo (1 Co 11:18; 1:10-13; 3:4-6).
2. Carnalidade dos crentes na igreja (I Co 3:1-3);
3. Intemperança (descomedimento, destemperança (1Co 3:1-3).
4. Irreverencia na ceia do Senhor. Antes da ceia era comum os crentes realizarem uma festa chamada ágape ou festa do amor, mas eles perderam o verdadeiro significado da ceia, por isso Paulo procura corrigir esse grave erro (1 Co 11:21-29). Esses cultos não são aceitos por Deus (Am 5:21-27).
 
F. Cultos que são aceitos por Deus.
1. Quando não cultuamos de coração (Is 29:13; Ez 33:31; Mt 15:8).
2. Quando usamos de hipocrisia ao cultuar ao Senhor (Mt 23:23-27);
3. Quando não o reverenciamos a Deus no templo (Ec 5:1; Ex 3:5; Sl 89:7);
4. Quando oferecemos sacrifício de tolo (Ec 5:1b);
5. Quando estamos apenas no culto e não cultuando.
 
G. Quais os requisitos necessários para o verdadeiro culto a Deus?
1. Ser verdadeiramente convertido.
2. Reverência à santidade divina (Sl 89:7; Ec 5:1).
3. Postura e decência na casa de Deus (I Tm 3:15);
 
H. O que ofertamos ao Senhor no culto?
1. As primícias dos cereais e das crias (Pv 3:9-10).
2. Os dízimos e as ofertas (Ml 3:10).
3. O Louvor, meditação, orações, apresentar um culto racional (Rm 12:1; 1 Pe 2:5; Sl 50:14; Rm 6:13; 1 Co 6:20);
4. Dar o melhor para Deus (Cl 3:23-24).
 
Amados, precisamos entender que o nosso culto deve ser de qualidade como também em tudo o que fizermos adorando na casa de Deus, pois esse é o verdadeiro culto da razão apresentado por Paulo (Rm. 12:2). A reverencia, a postura, a maneira de falar, sentar, principalmente o louvor e a pregação. O cantor ou pregador não devem criar novidades fora dos padrões do culto, e também não procurar se promover, pois, tudo deve ser para a glória do Senhor.
 
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto