ESBOÇO 1346 ASSUNTO: NÃO DEEM AS PÉROLAS AOS CÃES E PORCOS.

 

ESBOÇO 1346
ASSUNTO: NÃO DEEM AS PÉROLAS AOS CÃES E PORCOS.
TEXTO: MATEUS 7:6.
 
Jesus ensinou aos seus discípulos lições importantes para que eles aplicassem no cotidiano. Houve momentos que o mestre era muito claro nos seus ensinamentos, em outras ocasiões necessariamente seus ouvintes precisavam de certos esforços para compreende-lo. Nesse comentário desejo destacar de maneira básica dois pontos importantes existentes no contexto, não julgar os outros e não dar as pérolas aos cães. Esse assunto parece um tanto enigmático.
 
A.      Contexto.
As lições aplicadas por ele foram valiosas e de grandes significados, de maneira que seus ensinos podem ser aplicados no nosso cotidiano sem nenhum problema, principalmente no que se refere ao espiritual. As palavras de Jesus eram de cunho devocional e de difícil compreensão, ele inicia a sua conversa com os discípulos sobre o julgamento (Mt 7:1-5), ensinando-os a:
1.       Não julgar.
2.       Mostrou as consequências do julgamento.
3.       Que a trave era muito maior que um argueiro.
4.       A hipocrisia sempre foi combatida por ele.
 
B.      Não deem as pérolas aos cães e aos porcos.
Para podermos definir quem são os cães e os porcos precisamos fazer um julgamento, não é? No meu conceito esse tipo de julgamento é diferente, ele é conhecido no momento em que as pessoas não dão valor a aquilo que estamos lhes oferecendo, “as pérolas do evangelho”. As coisas santas são riquezas espirituais, elas não devem serem jogadas as pessoas que não as valorizam e escarneçam, principalmente do que trata o texto (Mt 7:6). Certa vez, Jesus enviou seus discípulos as cidades para a evangelização dizendo-lhes: “Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá não saireis. E quanto àquelas que não vos receberem, saído vós daquela cidade, sacudi até o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles” (L9:4,5).
 
As pérolas são os valores do evangelho que não devemos permitir que elas sejam depreciadas por pessoas que não conhecem valor delas, pois seria como por um anel de ouro no focinho (Pv 11:22). O homem carnal não compreenderá, pois para ele são loucuras (I Co 2:14). Os cães daquela época eram selvagens e eles despedaçavam tudo o que encontrasse pela frente, os porcos são animais considerados impuros para os judeus, eles não têm noção de valores. Também existem pessoas no meio cristão que não sabem valorizar as pérolas sagradas, eles escarnecem, imitam, zombam e escandalizam o evangelho depreciando, pois é isso que assistimos dos próprios cristãos atualmente nas redes sociais.
 
C.      Não compartilhem as suas particularidades e intimidade com Deus.
Os segredos de Deus para com você, não deve ser compartilhado com ninguém, porque muitos podem não entender e até zombar de você, pois a intimidade do Senhor é para os que o teme (Sl 25:14). Alguns crentes expõe as suas particularidades espirituais que tem com Deus, no entanto há coisas que devemos guardar em silêncio, pode ser até que você ache ser coisas simples e fazer como o rei Ezequias que mostrou tudo o que havia dentro da sua casa, ele foi reprendido pelo Senhor, além disso, ele sofreu as consequências (2 Rs 20:12-19; Is 39:2). Os nossos sonhos ou as nossas pretensões devem ser resguardadas, não conte os seus projetos as outras pessoas deixem que elas vejam quando forem postos em prática.
 
As preciosidades e as pérolas do evangelho e os mistérios de Deus para com você são exclusivos, não compartilhe o que Deus lhe falou. Se Deus te prometeu ou te falou alguma coisa em segredo fica contigo. Sansão perdeu a força e a vida porque contou para Dalila os segredos de Deus para com ele (Jz 16:16-21). Em certos momentos ninguém pode ouvir o que você ouve de Deus, principalmente quando ele fala ao seu coração. Os irmãos de José zombaram dele porque ele revelara os segredos de Deus para com ele (Gn 37:19).
 
Amados, a primeira lição é não julgar aos outros, se julgarmos seremos julgados com a possibilidade de ter um julgamento muito maior. Conheçamos melhor a nós mesmos e não julgar ninguém, pois o julgamento que fazemos das outras pessoas são reprovadas por Deus.  As pérolas do evangelho que há em nós não devem ser compartilhadas com que não conhecem o valor delas, pois é como lançar perolas sobre os porcos. Cada um valorize o que possui, não conte tudo o que você tem e sabe a qualquer um, principalmente a sua intimidade com Deus.
 
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto