ESBOÇO 1347 TEMA: A QUEDA DAS MURALHAS

 

ESBOÇO 1347
TEMA: A QUEDA DAS MURALHAS.
TEXTO: JOSUE 6:20
 
Muralha, uma parede de concreto ou de pedras que cercam uma cidade. Existem ainda hoje algumas delas no mundo Ex: O muro que construído pela China para impedir que os nômades oriundos da Mongólia e Manchúria tivesse acesso. O muro que dividia as duas Alemanhas (ocidental e oriental), porém esse muro foi derrubado no ano de 1985. Irei comentar sobre os muros de Jericó e como se deu a sua queda. Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo, ela protegida por muros, os arqueólogos descobriram que numa época muito antes da invasão de Josué a Jericó o povo estava mergulhado na idolatria, POIS lá existia o culto aos mortos, as pessoas que morriam eram decapitadas e as suas cabeças trabalhadas com argilas e depois veneradas.
 
A. Muros, significados.
1. Obstáculos, barreiras, impedimentos.
2. Separação, proteção, limites, demarcações.
 
B. No sentido espiritual.
1. As barreiras são invisíveis
2. Intransponíveis quando pelo material.
3. Obstáculos ao desenvolvimento espiritual.
4. Impedimentos ou bloqueios no avanço do serviço cristão.
 
C. A descrição da muralha de Jericó.
1. A muralha de Jericó era praticamente intransponível pela sua espessura e estrutura, ele era composto de dois muros paralelos, separados um do outro por um espaço de 5 metros. O muro externo tinha 2 metros de espessura, o interno tinha 4 metros, ambos tinham 10 metros de altura e eram desnivelados sem muita estrutura e aparência, seus blocos eram 10 cm por 50 ou 60 de comprimentos sentados sobre argamassa de lama e barro. Pelas armas de guerra naquela época era impossível com elas tomarem Jericó, somente uma ação divina era que ele podia ser derrubado.
 
D. Como foi organizada a ação para a derrubada do muro e tomada de Jericó?
1. Uma ação mais espiritual e sem uso de armas para derrubada do muro.
2. Homens na frente armados para luta corporal.
3. Os sacerdotes tocavam as trombetas.
4. A arca da aliança.
5. Diante da arca “Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifres de carneiros adiante da arca; e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas”. (Js 6:4-9).
 
D. De que forma os sacerdotes tocaram as buzinas e como se chamava esse instrumento?
O shophar é um instrumento de sopro feito de chifres, parece algo muito improvável que o simples toque de um shofar pudesse ocasionar algo no mundo físico (o sonido da buzina em hebraico é “qol” que significa “voz”) e era o mesmo toque que Moisés ouvira no monte quando Deus o chamou para entregar a tábua das leis (Representava a voz de Deus). Quando Josué chega a Canaã vê que o problema maior agora era conquistar Jericó. Não podemos nos esquecer que naquela época, Jericó era uma cidade intransponível (que não pode ser transposto e nem vencida) e por isso, praticamente inconquistável. Mas Deus quando envia seu povo para aquela terra já conhecia de antemão os obstáculos, no entanto chegando o momento certo de Deus, a ordem é dada a Josué, para Deus não há barreiras.
 
E. A ansiedade do povo para ver como iria acontecer.
Inicialmente parecia que nada mudar mudaria, os sacerdotes tocavam cada um seu Shophar! Fisicamente nada mudou, mas no mundo espiritual já estava ocorrendo algo, pois já vimos o toque o Shophar é o ressoar da voz do Deus Eterno! Enquanto eles obedeciam e tocavam, ordens foram liberadas no reino espiritual determinando que o muro de Jericó fosse derrubado e que os israelitas conquistassem a cidade. Enquanto eles rodeavam a cidade tocando Deus estava agindo e os muros iam afundando.
 
F. Como superar as muralhas das nossas vidas?
1.  Através de muitos esforços, ou força de vontade para lutar.
2. Descobrindo as estratégias do inimigo, lembrar Neemias.
3. Precisamos demolir as barreiras para realizarmos novas Conquistas.
4. Crescendo na fé e na confiança em Deus.
5. Vencendo aos obstáculos sem dar lugar a fraqueza. (Jl 3:10; 2 Co 12:10; Fl 4:13).
6. Entender que as muralhas são desafios, devemos estar conscientes que não existem vencedores sem lutas, e não existem batalhas sem adversários (I Co 9:24).
 
G. Quando Deus nos faz vencedor?
1. Quando persistimos dentro da sua vontade.
2. Quando obedecendo a sua voz, a vitória é certa (Js 6:1);
2. O Senhor dispensa a ajuda humana (Js 6:3);
4. O Senhor mostrou que ele derrubou as muralhas, mostrando que ele é o Deus do impossível (Js 6:1).
5. Para Deus as muralhas eram diminutas ou insignificantes.
 
H. Muralhas que devemos construir.
1. Para proteger a nossa integridade física, moral e espiritual precisamos de muros.
2. Como proteção para a nossa vida espiritual (Ef 6:10-12).
3. Proteger a vida conjugal.
4. Proteção para a família;
 
I. Deus constrói muralhas ao nosso redor.
1. Visando nos proteger fisicamente (Dt. 32:10; Dn 6:22; Sl 34:7; Sl 91:11; Hb 1:14).
2. Proteger espiritualmente (Sl 91:5, 6,10; Sl 91:11,12; Dn 3:23-25; Is 43:2). Por causa da nossa constante luta, contra as potestades do ar Ele nos fortalece na força do seu poder (Ef 6:11,12; Sl 34:7).
 
Amados, precisamos de superar todas as barreiras que se opunha à nossa fé em Deus, os muros que nos cercam não podem prevalecer, porque maior é o que está conosco, ele nos envolve dos seus mistérios como uma pele nos dando proteção há não ser que por uma permissão divina essa barreira seja rompida para uma finalidade, senão nada avançará sobre nós (Sl 91:7-10). Devemos levar em consideração que o crente nunca enfrente contratempos (Rm 8:35,36). Devemos estar certos que seremos mais do que vencedores em todas estas coisas (Rm 8:37). Não devemos estar temerosos, mas declare como Davi (Sl 23:4; 27:3-5; Sl 46).
 
Pr Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto