ESBOÇO 1348 TEMA: CUIDADO COM A LÍNGUA.

 

ESBOÇO 1348
TEMA: CUIDADO COM A LÍNGUA.
Texto: O que guarda a sua boca guarda das angústias a sua alma (PROVÉRBIOS 21:23).
 
Todo homem tem a capacidade de ter autocontrole sobre o seu corpo. Nesse assunto eu quero destacar um membro do nosso corpo, ele é tão perigoso quanto benéfico, ele é capaz de incendiar um bosque, a língua.
 
I. A língua.
Ela é um dos membros do nosso corpo responsável pelo paladar e degustação dos alimentos e a fala. O apóstolo Tiago descreveu a língua da seguinte forma: “...a língua é um pequeno membro que se gloria das grandes coisas, ela é capaz de incendiar um bosque, ela contamina todo corpo... (Tg 3:5,6). A língua quando não é domada é perigosa, a língua precisa ser controlada, Davi diz o seguinte: “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de freio para que não se atire a ti (Sl 32:9). O que diz neste salmo é que devemos ser submissos, tratáveis, nos submetendo as orientações divinas, mas isso só será possível através da razão e da consciência humana. O homem falto de senso é aquele que não consegue controlar os seus lábios.
 
II. O poder da língua.
A língua tem poder de decisão, “A morte e a vida estão no poder da língua; aquele que a ama comerá do seu fruto (Pv 18:21). O que guarda a sua boca preserva a vida; mas o que muito abre seus lábios contrairá para si ruína (Pv 13:13). A língua perversa quebranta o espírito (Pv 15:4). As vezes dizemos com algumas pessoas falam demais, fala pelos cotovelos, não é? A língua tem o poder de revelar o que há no coração, os planos maléficos e destruidor. A língua é como uma navalha afiada, ela se prepara para revelar o que há dentro do coração (Sl 52:2; Mt 12:34; 15:18,19; Pv 4:23; Lc 6:39-45).
 
III. A língua revela conhecimento.
É honroso para o homem ponderar as suas palavras, “Refreia as suas palavras aquele que possui o conhecimento; e o homem de entendimento é de espírito sereno (Pv 17:27; 10:19). As nossas palavras comedidas revelam conhecimento e sabedoria, assim ela é considerada com a pena de um destro escritor (Sl 45:1), a forma que você fala revela o seu tipo de vida e quem você é, uma verdade é que um destro escritor ele cuidadosamente usa a sua caneta para descrever seus bons pensamentos. (As palavras dão diagnóstico do nosso caráter revelando o que realmente somos, ou seja, não precisa falar muito para saber quem é você).
 
IV.  A linguagem do justo.
Salomão diz que a língua do justo é como prata escolhida (Pv 10:20a); Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo o que dizer contra nós (Tt 2:8). A linguagem dos jutos deve ser temperada com sal (Cl 4:6). A nossa fala denuncia se somos discípulos de Cristo ou não. No salmos 45:1, Davi estava falando sobre a beleza de Cristo, mas quem não tem o prazer de ouvir quem se expressa e escreva bem, assim deve ser o justo em suas falas e escritas.
 
                Amados, nossa linguagem revela a maneira de como vivemos socialmente e também a nossa vida devocional com Deus. Se alguém entre vós cuida ser religioso e não freia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã. (Tg 1:26). As nossas expressões relavam parte do que somos, por isso tenhamos cuidado com o que falamos, seja aonde for, principalmente quando usamos os púlpitos das igrejas. Infelizmente muitos pregadores em suas falas não há decoro “decência, dignidade, compostura”. Tenhamos uma palavra saudável e boa ao seu tempo a aquele que estiver cansado, desanimado, porque os nossos corações se alegram com palavras boas. Cuidado com a língua!
 
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto