ESBOÇO 1474 * ASSUNTO: RENOVANDO O VOSSO SENTIDO.

ESBOÇO 1474 *
ASSUNTO: RENOVANDO O VOSSO SENTIDO.
TEXTO: “...e vos renoveis no espirito do vosso sentido. EFÉSIOS 4:23.
 
INTRODUÇÃO:
A renovação espiritual é um processo essencial na vida cristã, refletindo a transformação que ocorre quando entregamos nossa vida a Cristo. O apóstolo Paulo, ao escrever à igreja em Éfeso, destaca a necessidade de abandonar os antigos hábitos e viver em santidade, de forma diferente do mundo. Em Efésios 4:23, ele nos exorta a renovarmos o espírito do nosso entendimento, enfatizando que essa mudança não é apenas externa, mas deve ocorrer no mais profundo do nosso ser.
 
I. MEDITAÇÃO:
Neste estudo, refletiremos sobre a importância de viver como nova criatura, despojando-nos do velho homem, ouvindo as exortações da Palavra e consagrando nossas vidas a Deus. Somente assim experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor, renovando diariamente o nosso espírito para uma vida que glorifica a Deus. Imagine que você acaba de comprar um carro novo. Ele vem com o design perfeito, as funções atualizadas e a promessa de uma condução suave. Mas, em algum momento, você percebe que, embora o carro seja novo, algumas peças vão se desgastando, como suspensão, motor e pneus, comprometendo o desempenho. Mesmo com toda a tecnologia moderna, ele ainda precisa de ajustes. Assim como esse carro, muitas vezes, nossa vida espiritual também precisa de ajustes e renovação.
·        Aplicação: Você já procurou renovar a sua vida por meio da palavra de Deus e a oração mesmo sendo cristão?
 
II. O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE ESSA RENOVAÇÃO?
A Bíblia nos ensina que, ao aceitarmos a Cristo, nos tornamos uma "nova criatura" (2 Coríntios 5:17). No entanto, essa renovação não acontece de uma vez por todas; ela exige que busquemos constantemente a transformação do nosso interior, despojando-nos do velho homem e permitindo que o Espírito Santo nos transforme em uma imagem mais próxima de Deus. Hoje, vamos explorar juntos como podemos vivenciar essa renovação diariamente, deixando para trás o velho homem e nos consagrando cada vez mais a Deus. Uma jornada de transformação não é fácil, mas é um processo que nos aproxima da plenitude de Deus e o que nos falta vamos completando. O cristão no processo de renovação é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18). Esse versículo transmite a ideia de crescimento espiritual e progresso na vida daqueles que seguem a justiça e a sabedoria de Deus. Assim como a luz do amanhecer se torna cada vez mais brilhante até o meio-dia, a vida dos justos também avança rumo à plenitude e claramente na presença de Deus.
 
III. VIVENDO COMO NOVA CRIATURA.
Esse é um dos requisitos para quem deseja seguir o evangelho e os ensinamentos de Cristo, o modelo de vida dos gentios (Efésios 4:18,19). O que Jesus e os apóstolos ensinaram, eles não puseram em prática (Efésios 4:20-21). Por essa razão, Paulo estava procurando corrigir através do ensinamento. Em suas cartas, Paulo enfatiza que os cristãos vivam uma vida digna do evangelho (Filipenses 1:27). Para isso, é necessário deixar as coisas velhas para trás.
 
IV. DESPINDO-SE DO VELHO HOMEM.
Devemos nos despojar do velho homem, ou seja, a velha natureza pecaminosa que se corrompe, e renovar no espírito o sentido do vosso sentido ou se tornar um novo homem (João 3:3). O novo homem, segundo Deus, é diferente, ele é criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24).
 
V. EXORTAÇÃO.
Paulo descreve o que o velho homem precisa deixar para se tornar um novo homem:
a.      A mentira.
b.      Irai-vos, mas não pequeis, não deixeis o sol se pôr sobre a vossa ira.
c.       Não deis lugar ao diabo.
d.      Evitar palavras torpes, falar somente o que é bom e para edificação uns dos outros (Efésios 4:29; I Coríntios 14:26).
e.      Não entristeçais o Espírito Santo.
f.       Tirar de nós toda amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmia e toda malícia.
g.      Sedes misericordiosos uns para com os outros.
h.      Perdoai-vos mutualmente, assim como Cristo nos perdoou.
 
IV. CONSAGRAÇÃO.
Paulo, em sua carta aos romanos, orienta os cristãos sobre como devem consagrar suas vidas a Deus, enfatizando a importância de apresentar seus corpos como sacrifícios vivos, santos e entregas ao Senhor.
a.      É um viver de maneira santificada.
b.      Ser santo em toda maneira de viver (1 Pedro 1:15-16).
c.       Ser interessante a Deus.
d.      Não se conformar com o padrão deste mundo (Romanos 12:1-2).
e.      Transformar-se pela renovação do entendimento.
 
CONCLUSÃO:
Diante do que refletimos, fica claro que a renovação espiritual não é um evento isolado, mas um processo contínuo na vida do cristão. Precisamos, diariamente, nos despojar do velho homem e nos revestir do novo, conforme a vontade de Deus. Essa transformação ocorre por meio da ação do Espírito Santo e da nossa busca constante pela santidade, fundamentada na Palavra e na oração. Que possamos, então, permitir que Deus molde nosso caráter, renovando nossas mentes e corações para vivermos de maneira digna do chamado que recebemos. Assim, refletiremos a luz de Cristo em um mundo que precisa desesperadamente do Seu amor e da Sua verdade.
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto