O VERDADEIRO PÃO.

 

ESBOÇO 1082

TEMA: O VERDADEIRO PÃO.

TEXTO: Deuteronômio 8:5; Mateus 4:4; João 6:50-51

O pão é um produto do trigo que serve para alimentar o nosso corpo. Desde a antiguidade ele tornou-se uma tradição entre os povos, alimento que não devia faltar sobre a mesa. Esse tipo de pão é insuficiente como alimento espiritual, embora possa ser usado como símbolo, assim como o pão espiritual não satisfaz as necessidades físicas do corpo, e sim a espiritual. Sobre esses dois alimentos que brevemente discorrerei nesse assunto.

O PÃO, ALIMENTO PARA O CORPO.

O pão, produto do trigo que contém nutrientes que alimenta o nosso corpo, desde o início da criação para tê-lo a mesa as pessoas tem que trabalhar para conseguir (Gn 3:19a; Sl 128:2; 104:23). A busca pelo pão é o resultado da desobediência do homem, quando essa busca pelo pão é desmedida pode levar o homem a se corromper ou prevaricar “...porque até por um bocado de pão o homem prevaricará...” (Pv 28:21; Ez 13:19) e conduzir o homem a contrair a condenação para si.

NÃO SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM.

Falamos no inicio que o pão que alimenta o nosso corpo é insuficiente para nos alimentar espiritualmente. O alimento espiritual não era conhecido e na visão humana somente existia o pão e costumeiro. A primeira revelação sobre a existência do alimento espiritual foi declarado na jornada dos israelitas no deserto, ela foi anunciada pelo próprio Deus como alimento espiritual, o interessante é que Deus usou algo que mais os preocupava “a fome” para dar-lhe uma grande lição grande de que o homem não viveria somente daquele pão. O povo foi sustentado com algo que não conhecia “o maná”, com isso o povo saberia que não só de pão eles viveriam, mas da palavra de Deus, ela é a provisão (Dt 8:5). Deus provou o povo com a falta de pão para que fosse manifestado o que havia no coração do povo, sentiram fome, mas Deus mostrou-lhe que o mais importante era a sua palavra, tudo nasce da palavra, ela completa aquilo que falta para o homem. O diabo aproveitou que Jesus estava com fome por passar 40 dias em jejum pediu-lhe que transformasse as pedras em pães, como se o pão fosse o tudo, mas Jesus confirma o que Deus havia falado e lhe diz: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Mt 4:4). 

JESUS, O PÃO DA VIDA.

Jesus é o pão da vida (Jo 6:35), esse texto apresenta a maior revelação divina sobre a necessidade desse pão espiritual, esse pão é substancial alimento para a alma, possibilitando todo suprimento divino para as nossas vidas em direção a Deus (Jo 6:48-59), pois é muito importante lermos o texto todo. O homem quando é totalmente voltado para o pão material está mais preocupado com o seu ventre “Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre: e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos símplices” (Rm 16:18). A palavra de Deus é a nossa única fonte de alimento espiritual, nada a substitui. “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e atua palavra foi para mim gozo e alegria do meu coração;...” (Jr 15:16). A palavra de Deus tem sabor de mel, ela produz entendimento e conduz o homem a se afastar dos caminhos maus, ela ilumina os nossos caminhos (Sl 119:103-105; Pv 16:24). Jesus é o pão espiritual (Jo 6:50-51).

O ALIMENTO REJEITADO.

É incrível, mas é verdade, estamos vivendo uma época de apostasia, a palavra está sendo rejeitada em muitas igrejas cristãs, se conta às pessoas que sentem fome da palavra, a falta de apetite tem conduzido a muitos a morte espiritual. Atualmente o que mais chama a atenção das pessoas são as fábulas e as heresias, mensagens que apenas massageia o ego humano, essas heresias fazem com que a casa se encha, mas quando é a exposição da palavra parece haver comichão nos ouvidos (2 Tm 4:3-5). A alma farta pisa em favo de mel e não se dá conta do dia de amanhã quando tudo pode faltar, no entanto quando a necessidade bate na porta e a fome chega todo amargo é doce (Pv 27:1,7).

Amados, estamos vivendo bem próximo do fim, a fome e a sede da palavra haverão de chegar (Am 8:11-13), talvez para alguns seja tarde demais, o Senhor está as portas. A fome e a sede causa enfraquecimento espiritual, o alimento natural nada adianta, pois você pode ter tudo de bom, mas se a alma estiver faminta nada adianta (Lc 12:20). Irmãos corram com pressa para as últimas doutrinas na sua congregação e se alimente com a palavra de Deus, porque dias de dores virão em que muitos procurarão oportunidade e não terão. Busquem ao Senhor enquanto há tempo (Is 55:6-13).

Pr. Elis Clementino

prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto