O PREÇO DA DESATENÇÃO.

 

ESBOÇO 1083

TEMA: O PREÇO DA DESATENÇÃO.

TEXTO: LUCAS 22:31-34

O ser humano em alguns momentos pode está desatento e por causa disso sofrer as consequências. O discípulo Pedro teve momentos que não refletiu o que resultaria algumas das suas atitudes precipitadas, embora seja bem provável que os demais também cometeram, mas não tiveram destaque quanto às atitudes de Pedro e as sucessões de erros cometidos por ele. Os escritores dos quatros evangelhos apenas registraram os de Pedro, contudo as suas falhas nos deixaram lições importantes para o nosso cotidiano. Veremos nesse comentário alguns episódios na vida de Pedro que marcaram a história do cristianismo, como: A sua precipitação, o negar ser discípulo de Cristo, o seu abatimento e a sua restauração.

A FALTA DE ATENÇÃO DE PEDRO

Jesus sempre advertiu seus discípulos sobre os perigos por estarem em uma guerra espiritual (Lc 22:31-32), mas parece que as vezes não damos atenção as advertências sobre os riscos que corremos durante as batalhas espirituais. Muitas vezes subestimamos o poder do inimigo, mas quando agimos assim estaremos vulneráveis aos ataques (2 Co 2: 11; I Pe 5:8).

PEDRO E A SUA CORAGEM DESMEDIDA.

Pedro se destacava entre os discípulos pela sua bravura e temperamento forte, rude, aguerrido sem saber ainda controlar seus sentimentos, ele quis ser um grande defensor do seu mestre (Lc 22:33). Jesus não precisava da sua defesa, pois ele tinha milícias de anjos ao seu dispor (Mt 26:53). A autoconfiança de Pedro levou-o ao fracasso (Mt 26:33), não devemos confundir fé com autoconfiança e quando isso acontece logo vem a ruína (Pv 16:8; Jr 17:5-7). Devemos ter muito cuidado para não sermos traído pelo seu próprio ego.

A AUTOCONFIANÇA DE PEDRO

A autoconfiança nos conduz a precipitação, tanto uma como a outra estão presente no nosso cotidiano, em alguma ocasião nos precipitamos, principalmente por palavras, pois os problemas das precipitações são as sequelas. Algumas vezes Pedro se precipitou e foi repreendido pelo Senhor, pois as ideias precipitadas trariam consequências não somente para ele, mas para todo grupo, muitas vezes não temos a dimensão do que uma atitude precipitada pode causar a nós e aos outros. Notemos no texto que Pedro fez uma declaração que seria capaz de morrer pelo seu mestre, outra ocasião Jesus falando sobre a sua morte ele precipitadamente disse “tal coisa não te aconteça”, no ultimo instante no momento da prisão mais uma vez Pedro se precipita usa a sua espada e decepa a orelha do servo do sumo sacerdote (Jo 18:10).  Após a prisão do seu mestre Pedro sentiu um grande vazio e descobriu que na realidade só seria importante na companhia do seu mestre, em seguida decepcionado afastou-se do grupo e daí começou a maratona de desgosto, medo e pavor.

AS VIRTUDES DE PEDRO.

Jesus conhecia Pedro como ninguém, ele conhecia as suas virtudes, ele era trabalhador, o zelo fazia parte da sua índole, mas ele não sabia controlar seus sentimentos, ele era temperamental sanguíneo, um defensor do mestre, coragem, que os outros não possuíam, mas tinha um coração quebrantado, quando repreendido aceitava a repreensão (Mt 16:23).

A NEGAÇÃO DE PEDRO.

Ao lume da noite e longe do grupo foi ele se aquecer junto às fogueiras, o seu jeito e a capa que estava sobre ele chamou a atenção dos transeuntes, eles perceberam logo que se tratava daquele que estivera com Cristo, talvez jamais ele esperasse aquele momento tão cruciante, abatido pelo desgosto e voz embargada sendo ele indagado se era um deles, imediatamente negou a primeira vez não conhecer o Cristo, novamente perguntado negou, não o conheço, na terceira vez saiu certamente resmungando, naquele momento cumpriu-se o que Jesus havia lhe dito “Antes que o galo cante três vezes me negarás” (Lc 22:44; 54-61), ao ouvir o canto do galo naquela ocasião, desejamos usar um termo bastante conhecido para ilustrar a nossa ideia “a ficha caiu” e Pedro chorou amargamente (Lc 22:62). Imaginemos o sentimento de culpa e de traição a aquele que fora leal para com ele, o seu Mestre amado.

JESUS RESTAURA PEDRO.

O mais impressionante foi a restauração de Pedro. Após varias aparições, Jesus facilita uma grande pescaria e come peixe com os discípulos, essa era a terceira vez que Jesus se manifestava a eles (Jo 21:4-9), o interessante é que Jesus ainda contava com Pedro, após comer com eles, Jesus chama Pedro e o interroga dizendo: por três vezes, Pedro tu me amas? Ele respondeu sim, Senhor, tu sabes que te amo (Jo 21: 15-19). O que passou pela cabeça de Pedro ao ouvir essas interrogações, eu pressuponho que talvez Pedro tenha pensado, porque ele me faz essa pergunta e não aos outros? Será que foi porque o neguei? Pedro teria que continuar a sua missão, pois o mestre já havia lhe perdoado. Os erros cometidos por um servo de Deus não significa que ele esteja excluído do amor divino, principalmente quando ele se arrepende e revê os seus conceitos.

                Amados, os nossos fracassos não são visto por Deus como vê o homem, na visão de muitos, Pedro não merecia outra oportunidade por ter negado o seu mestre, mas a misericórdia de Deus estava em ação e Jesus jamais permitiria que o diabo cirandasse com Pedro definitivamente. Quantas vezes o inimigo gostaria de destruir as nossas vidas, família e ministério, mas Deus intervém e não permite, essa é a grande prova do amor de Deus em nossas vidas. Muitos líderes destroem a vida de um obreiro e de um membro da igreja quando comete um delito como se tal líder não esteja sujeito a cometer aos mesmos ou piores erros, mas quando analisamos (Gl 6:1-5) podemos ver que deve ser com disse Paulo em sua carta. Jesus restaurou Pedro e lhe deu uma nova missão apascentar ovelhas, o Senhor é o mesmo. Amados ninguém se julgue perfeito, quem estiver em pé cuide para que não caia. (I Co 10:12).

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Se desejar é só pedir por este E-mail

 

Nenhum comentário:

Foto