SEIS COISAS DETESTÁVEIS E A SETIMA ELE ABOMINA.

 

ESBOÇO 1089

TEMA: SEIS COISAS DETESTÁVEIS E A SETIMA ELE ABOMINA.

TEXTO: PROVÉBIOS 6:17-19

Existem coisas que aborrecem as pessoas, mas isso depende do sentimento humano. O texto é atribuído a Salomão, ele apresenta sete coisas desagradáveis a Deus, elas devem ser evitadas no nosso cotidiano, assim evitaremos problemas com o próximo, e principalmente com Deus.  Neste assunto apresentarei as sete coisas que desagradam a Deus e ao próximo.

O RANCOR.

O ódio, o rancor, a antipatia são sentimentos que vão na contra mão do que a palavra de Deus nos ensina “Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade!” (Ef 4:31; Sl 37:8). Muitas pessoas não conseguem controlar esse sentimento ruim das suas mentes, contudo não se deve permitir que elas tomem conta do nosso espírito (Ec 7:9). É difícil de lidar com pessoas rancorosas, principalmente juntar-se a elas, vejam que belíssimas recomendações (Pv 13:20; 22:24), elas servem para nós hoje.

DOMÍNIO PRÓPRIO.

Cada indivíduo deve ter a capacidade de controlar suas emoções ou sentimentos, o nosso comportamento diz tudo sobre o nosso interior e o nosso caráter. Eu admiro muito uma pessoa comedida em todos os sentidos da vida, o indivíduo que não tem a capacidade de controlar seus sentimentos é impossível conviver em paz com seus semelhantes porque são incapazes de perdoar, Paulo recomendou a igreja em Éfeso sobre esse comportamento dizendo: “...sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como Deus vos perdoou em Cristo” (Ef 4:32). Não vale a pena guardar rancor

DISSENÇÕES NA IGREJA.

Não há nada pior que contenda entre irmãos, o semeador de contenda está incluído entre as sete coisas que Deus detesta, e com essa ressalva a sétima “a sua alma abomina” (Pv 6:16). O apóstolo Paulo foi informado que na igreja de Corinto havia contenda entre irmãos (I Co 1:10-12; 3:3; 6:1-17; 11:18), essas coisas são resultadas das obras da carne, que são muito diferentes do fruto do Espírito (Gl 5:22). Imaginemos como a igreja de Coríntios estava sofrendo com aqueles grupos divididos.

Como cristão devemos ter cuidado para não entrar pelo caminho da contenda, a falsidade e a língua mentirosa acusadora. As obras da carne promovem essas coisas (Gl 5:20) e por elas vem a ira de Deus, mas o fruto do Espírito (Gl 5:22,23). Deus nos deu o ministério da reconciliação através da nossa reconciliação com ele (I Co 5:18). Nós somos agentes pacificadores ou da paz (Mt 5:9). Preservemos a unidade entre irmãos laçando fora todas as diferenças por amor a Cristo aquele que nos amou primeiro.

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Foto