UMA BATALHA DIFERENTE.

 

ESBOÇO 1088

TEMA: UMA BATALHA DIFERENTE.

TEXTO: 2 CRÔNICAS 20:20-27

Desde o início da história da humanidade os homens guerreiam pelas conquistas das terras e pelo poder, quem fosse mais forte havia possibilidade de prevalecer sobre seus antagonistas. Entre aqueles povos haviam indivíduos que acreditavam nas providencias divinas, sobretudo o povo hebreu que já havia experimentado dessas providências desde a sua saída do Egito. Nesse assunto desejo destacar algumas vitórias e livramentos aos que confiavam em Deus.

O TEMOR HUMANO.

Por mais forte que o homem ou um grupo, e até mesmo uma nação é o temor de enfrentar seus inimigos, principalmente os mais fortes do que ele. Durante a peregrinação no deserto o povo hebreu encontrou outros povos e estes sentiram-se incomodados com a sua presença, daí começaram as guerras por onde os israelitas passavam, há, porém, um exemplo que desejo destacar aqui é o de Balaque, esse convidou um profeta chamado Balaão para amaldiçoar o povo de Deus que haviam acampado próximo às suas terras (cf Nr 22-24), isso também demonstra que sempre houve uma rejeição a Israel, praticamente em todo mundo, isso é inegável.

JOSAFÁ, UM REI COM ATITUDES DIFERENTES.

Ele era rei de Judá, e temente a Deus, Josafá foi desafiado por exércitos poderosos e com contingentes de soldados bem maior que o dele, como homem ele sentiu temor quando foi afrontado por esses exércitos que se ajuntaram a outros contra ele, avisado do que estava para acontecer naquele momento não havia outra alternativa a não ser pedir socorro a Deus (2 Cr 20:1-2), ele proclamou um jejum com o povo e pôs-se a buscar ao Senhor (v3). Quando oramos e jejuamos e nos humilhamos pedindo o auxílio divino como fez Josafá a providência chega e não ficamos sem resposta, creio que aquele clamor poderoso chegou ao céu, impressionante é que o Espírito de Deus bradou no meio da congregação, nada mais era do que a resposta do clamor “Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação sobre Jaaziel e falou a Josafá e retirou dele todo o medo ou temor (2 Cr 20:14-15). Ainda hoje Deus tem servos, eles não são profetas, mas podem ser usados por Deus e por meio do dom do Espírito Santo e falar ao coração do homem (I Co 14:16).

AS NOSSAS FAQUEZAS OCASIONAM OPORTUNIDADES PARA DEUS.

Mediante certas circunstâncias há temor no homem, mas elas conduzem a buscar a Deus, pois somente ele tem métodos para trazer vitórias para o seu povo. Muitas vezes não entendemos como elas acontecerão e funcionarão para que o homem seja vitorioso, pois é como disse Salomão “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Ec 11:5). As diretrizes das nossas batalhas quem dá é Deus, mas se o buscarmos.

As dificuldades e fraquezas geram oportunidades para buscarmos a Deus, afim de encontrarmos soluções para os nossos problemas (Mt 8:24-25). Muitas vezes queremos que Deus faça tudo enquanto estamos de braços cruzados, no entanto Josafá fez diferente, ele pediu socorro a Deus, pois somente com a sua ajuda nada temeremos (Sl 23:4; 27:3). O Senhor não permitirá que sejamos reduzidos a nada, mas se o constituirmos como nossa defesa, bem disse Davi, uns confiam em carros e cavalos, mas nós confiamos no Senhor (Sl 20:7).

AS ESTRATÉGIAS DE DEUS SÃO DIFERENTES DAS NOSSAS.

Nas escrituras sagradas há relatos de fatos interessantes como o de Gideão, ele com trezentos homens com espadas e tochas venceram os midianitas (Jz 7:19-21); Sansão matou mil homens com uma queixada de jumento (Jz 15:4-16); Josué conseguiu derrubar os muros de Jericó apenas com o seu exército tocando buzinas e um grito (Js 6:1-20); Davi matou um gigante com uma pedra atirada da sua funda (I Sm 17: 38-40, 48-50); Josafá enfrentou uma batalha que tinha tudo para dar errado, a tática divina era os cantores e tocadores na frente e os armados atrás, quem já viu isso? Mas naquele momento como questionar a Deus? (2 Cr 20:21-30).

                Amados, quando permitimos que Deus dê as suas diretrizes, a sua maneira aos olhos de alguém pode ter tudo para dar errado, mas no final dá tudo certo. Deus muitas vezes para confundir os homens se utiliza das coisas pequenas e simples para confundir as maiores (I Co 1:27-29), os propósitos de Deus ninguém entende. A maneira que Deus está tratando você ninguém entende agora, podem até ignorar, mas Deus está agindo, qual a batalha que você acha que não vencerá com Deus?

Pr. Elis Clementino – prelisclementino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Foto