TEMA: OS CAMINHOS DOS ÍMPIOS E DOS JUSTOS.
TEXTO: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam” PROVÉRBIOS 4:18-19
Todo homem deve levar em consideração que os caminhos que ele escolher tem seus resultados. Deus pela sua bondade permite que o homem decida sobre qual caminho escolher, porém Deus indica qual o melhor caminho a escolher (Dt 30:15,19), entretanto o homem não pode culpar Deus pelos resultados, a não ser dele mesmo “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados” (Lm 3:39). A lei da livre escolha faz parte do amor divino para com o homem, pois o amor faz é um dos itens da essência divina “Deus é amor” (I Jo 4:7,8).
Salomão definiu o caminho dos ímpios como um caminho perverso e de trevas, os ímpios não sabem em que tropeçam, o próprio Jesus falou que quem anda dia não tropeça porque vê a luz deste mundo (Jo 11:9), embora de maneira indireta ele se referisse ao espiritual. Nas trevas o ímpio não tem noção do que há pela frente, além disso o seu caminho é abominável ao Senhor (Pv 4:19; 21:8; 15:9). Salomão disse que até a lavoura do ímpio é pecado (Pv 21:4). O ímpio será destruído pela sua própria maldade (Sl 34:21; Pv 2:22), se ele não se converter ao Senhor certamente prestará no juízo divino, todos serão julgados até pelas suas palavras (Ec 12:14; I Pe 4:5). O ímpio constrói o seu edifício sobre a areia (Mt 7:26-27).
O caminho do justo é diferente do caminho dos ímpios, o caminho do justo vai sendo iluminado pelo Senhor, por isso ele se aprimora a cada dia que passa (Pv 4:18). A palavra é a luz que alumia o caminho do justo (Sl 119:105). João apresenta a palavra como a verdadeira luz (Jo 1:9); Jesus afirma “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8:12). Quem anda nessa luz não anda em trevas, o seu caminho será plano e a sua obra é reta perante o Senhor, pois ele pesa o seu andar (Pv 21:8; Is 26:7). O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho do ímpio perecerá (Sl 1:4-6). O Justo constrói o seu edifício sobre a rocha (Mt 7:24-25).
O Justo é bem-aventurado, por ele não se deter nos caminhos dos pecadores, ele tem prazer na lei do Senhor e por isso ele prospera (Sl 1:1-3). O Senhor ama o justo (Sl 146:8,9), e quem anda no caminho reto habita com Deus (Sl 101:6), a sua família será abençoada (Sl 128), essa é uma das grandes vantagens que tem o justo em comparação aos ímpios.
Amados, devemos trilhar pelo caminho da justiça, fugir de tudo aquilo que é desagradável a Deus (I Tm 6:11), pois o que segue a justiça e a bondade achará a vida (Pv 21:21). Procuremos andar dignamente, fugindo dos desejos nocivos a nossa fé (2 Tm 2:22) “para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo, dando graças a Deus Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz” (Cl 1:10-12). Andemos no caminho do Senhor, sem nos desviar nem para a direita e nem para a esquerda (Dt 28:14; Js 1:7; Pv 4:27), essa é a única maneira de aperfeiçoar os nossos caminhos.
Pr. Elis Clementino
-prelisclementino@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário