ESBOÇO 1267 A ORAÇÃO DE EZEQUIAS.

 

ESBOÇO 1267
TEMA: A ORAÇÃO DE EZEQUIAS.
TEXTO: ISAÍAS 38:1,2

A oração é único canal que temos para falar com Deus, geralmente buscamos a ele nos momentos de extrema necessidade, porém ele não deve ser buscado somente nesses momentos, mas a todo momento. O rei Ezequias recebeu uma notícia muito desagradável, uma sentença de morte.

I. A DOENÇA DE EZEQUIAS.
Uma mensagem foi decretada pelo profeta Isaias “Poe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás”. Essa é uma das piores notícias que um homem pode receber, isso abalou a sua estrutura e sem saída ele resolveu buscar o Senhor em oração. O que motivou o profeta Isaías ter ido declarar a sua sentença foi a sua desobediência ao receber presentes após peleja contra seus inimigos (Is 38:1; 2 Cr 32:17-26). Há em nós certas atitudes que Deus não se agrada, e por isso corremos o risco de pagar um alto preço, mas enquanto houver a misericórdia de Deus podemos nos valer dela através do arrependimento e pedido de perdão, a misericórdia de Deus é a graça, a indulgencia e ato de clemencia.
 
II. A REAÇÃO DE EZEQUIAS.
O Senhor havia ferido de chaga o rei Ezequias, após receber a notícia de morte é natural que haja uma reação por parte do indivíduo, principalmente quando se trata de uma notícia de morte. Em algumas ocasiões não resta outra saída pela qual possamos obter vitórias, para quem conhece a Deus, sabe que não resta outra saída, a não ser orar (Is 38:1,2). Ezequias baseou a sua oração em três princípios importantes:
1. andei diante de ti em verdade.
2. andei com um coração perfeito;
3. fiz o que era reto aos teus olhos.

O que tocou o coração de Deus não foi o que ele contou em sua oração como havia andado perante o Senhor, saiba que Deus não se impressiona com as nossas orações, o que faz Deus usar de misericórdia é a nossa humildade de coração e o arrependimento. Devemos entender que é preciso saber como convém pedir e não duvidar (Tg 1:6-8). A humilhação quebranta o coração de Deus (Sl 34:18; Sl 51:17; Sl 147:3; Jo 9:31). “Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu; e o salvou da todas as suas angústias. O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” (Sl 34:6-8).

III. DEUS REVOGA A MORTE DE EZEQUIAS.
A oração de Ezequias tocou o coração de Deus, esse foi o fator ´principal para que Deus revogasse a sua decisão, mesmo com falhas, mas a sua oração fez Deus reverter a sentença, pois a ele pertence o poder até de ressuscitar como fez com o filho da viúva de Naim e Lázaro (Lc 7:11-17; Jo 11:4). Deus manda o profeta dizer-lhe que ele teria mais 15 anos de vida.

                Amados, o rei Ezequias foi vitorioso por meio da oração, quando nos laçamos aos pés do Senhor e reconhecemos o quão frágeis somos ele nos atende, mas não esqueçamos, o que nos faz alcançar tocar o coração de Deus é a nossa humilhação perante ele, quando esvaziamos os nossos corações de todo orgulho. O Senhor é o mesmo dos dias de Ezequias, se crermos ele ainda continua realizando entre nós grandes milagres, saúde e longevidade. Deus mandou o profeta Isaías voltar e dizer a Ezequias que ele teria mais quinze anos de vida (Is 38:4,5). Deus pode fazer o mesmo com você, não importa qual a enfermidade e nem a situação que vives nesse momento.

Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto