TEMA: O VINHO ACABOU.
TEXTO: E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem mais vinho. JOÃO 2:3
A família de Jesus foi convidada para uma festa de casamento, algo que era muito natural naquela sociedade, assim como as de hoje, principalmente entra as famílias judaicas quando os casamentos duravam semanas. Veremos de maneira sucinta sobre uma festa de casamento onde os pais de Jesus foram convidados.
Em festas, seja de casamento ou não, os titulares da festa sempre têm o cuidado para que tudo dê certo e nada falte para que os convidados não saiam decepcionados pela falta de comida e bebida. Naquela época, de acordo com a cultura judaica as festas de casamento duravam uma semana ou mais, naquela festa a mãe de Jesus havia sido convidada e aproximando-se o final da festa aconteceu o que mais os donos das festas não deseja, ovinho acaba. Para a família dos noivos seria uma grande decepção, certamente naquele momento houve os cochichos, ou aquela conversa ao pé do ouvido dos organizadores da festa, faltou vinho, faltou vinho, e agora?
Os organizadores da festa levaram ao conhecimento de Maria, a ação deles demonstrou que havia certo relacionamento entre a família dos noivos com a família de Jesus, porém aos ouvidos de Maria disseram: “faltou vinho”, não há mais vinho nas talhas. Os serventes certamente ficaram preocupados, porque os visitantes levariam uma má a reputação da festa, Maria ao ouvir dos serventes que havia faltado vinho se dirigiu ao seu filho dizendo-lhe “faltou vinho! ”.
A resposta de Jesus a Maria já indica que a sua mãe não é intercessora perante Deus (Jo 2:4). No meu entender Jesus não lhe respondeu como filho, mas como Deus, porém, é claro que a relação entre mãe e filho existia, mas não para que ele executasse a vontade da sua mãe naquele momento. Naquela festa de casamento hora estava prestes a acontecer mais uma revelação divina, “o milagre do vinho”. Naquele momento não houve uma mediação, pois a iniciativa de mudar aquela situação partiu do próprio Jesus, assim a ideia de Maria ser mediadora entre Deus e Jesus Cristo não existe. Maria é uma mulher bem-aventurada por ser agraciada entre as mulheres, sendo a mãe do salvador.
Maria chama os serventes e diz: “fazei tudo o que ele vos mandar”, ali estavam seis talhas de pedra que serviam para a purificação dos judeus, onde eles faziam seus rituais, era uma espécie de lavatório e em cada uma cabia dois ou três almudes. Em uma talha cabia aproximadamente 36 litros de água, um almude equivalia a 18,8 litros.
A obediência e humildade são fatores principais para acontecer o milagre, Jesus ordena que os serventes encherem as talhas de água, e encheram até em cima (Jo 2:7), e disse-lhes: agora levem ao mestre sala para que ele prove a qualidade do que estava dentro das talhas, ao provar, o provador se admira por ver que a água havia se transformado no melhor vinho, então o mestre-sala chama o esposo e diz: todo homem põe o primeiro vinho bom, e quando já tem bebido bem, então o inferior, mas tu guardaste até agora o bom vinho, isso indica que ele não sabia do ocorrido, apenas os serventes que havia recebido a ordem para encher as talhas
Jesus sempre tem o melhor, o que ele tem para você, duas lições aprendemos aqui (1) Jesus trouxe o novo, a libertação do antigo sistema religioso, assim como ele falou sobre o “remendo velho em pano novo”, vinho novo em odres velhos (Mt 9:16,17); (2) O milagre demonstrou a sua autoridade divina naquela ocasião. Ninguém suportaria uma mudança de maneira instantânea, o novo “o evangelho” ele mudaria o curso da humanidade, essa mudança veio para ficar, porém, se fosse de vez tudo se rompia e Jesus sabia disso muito bem. O Senhor na sua sabedoria tem o melhor para você, mas tenha calma, tudo vai acontecer no tempo e na hora certa. Se você tem o Senhor como o seu provedor fica tranquilo, não se desespere, se vier tudo de uma vez você não suporta, o seu milagre está chegando.
Pr. Elis Clementino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário