ESBOÇO 1271 PERDÃO, UMA NECESSIDADE DIÁRIA.

 

ESBOÇO 1271

TEMA: PERDÃO, UMA NECESSIDADE DIÁRIA.

TEXTOS: MATEUS 18:21-22; EFÉSIOS 4:26.

Há muitas coisas que necessitamos considerar no nosso cotidiano, entre elas uma de extrema importância, sem o qual nos torna difícil relacionar-se com outras pessoas, indentemos isso quando levamos em consideração natureza humana. Nos esforçaremos para de uma maneira bem sucinta discorrer sobre o perdão.

I.                    A LEI CIVIL..

A lei civil foi instituída por Deus, escrita por Moisés, a lei era dura e deveria ser cumprida na sua integra e quem tropeçasse numa seria culpado das outras (Tg 2:10,11), por isso que não havia flexibilização, era dente por dente, olho por olho, ou seja, se um indivíduo cometesse alguma violência contra o próximo pagaria com o mesmo pecado (Lv 24:20).

II.                  O QUE É PERDÃO?

O perdão não é uma opção, mas uma necessidade, portanto, de maneira simples podemos entender que o perdão é a remissão de uma pena ou indulto, ela livra o indivíduo da culpa ou ofensa. As penas contra a quem pecasse foram estabelecidas nos dez mandamentos, o único que podia indultar o pecador contra a lei era o próprio Deus, somente a Ele pertence o perdão e a misericórdia (Dn 9:18).

I                    III.  A CAPACIDADE DE PERDOAR.

Para algumas pessoas, perdoar é uma das tarefas mais difícil de ser executada, pois a natureza humana impossibilita essa ação, geralmente isso acontece quando algumas delas são magoadas ou alguém mexeu com seus sentimentos, mesmo assim elas podem até sofrer algumas consequências por reter o perdão, mas não perdoam. O egoísmo é um dos fatores que pode contribuir para isso, essas pessoas acreditam que se pedirem perdão, ou demonstrar arrependimento estão declinando ou sendo humilhadas perante aquelas pessoas ofendidas por elas, pedir perdão é algo que machuca e muito os rancorosos, é aquele tipo, eu sei que ofendi, mas não peço perdão, eu sei que me ofenderam, mas eu não perdoo, eu não me curvo, pessoas com algum transtorno mental podem se tornar ainda mais difícil para liberar perdão.

Geralmente muitas pessoas não assumem a culpa, tampouco serão libertas das amarras das mágoas e dos rancores e das coisas negativas do coração, elas podem proliferar-se pelo corpo e causar-lhe muitos incômodos, como as doenças e até causar a morte. De onde vem as depressões e as doenças neurológicas? Muitas delas são provenientes das mágoas não curadas, no entanto perdoar é uma ação libertadora.

III.                PERDÃO NOS RELACIONAMENTOS.

As pessoas que sentem dificuldades em perdoar sempre encontrarão dificuldades nos seus relacionamentos, lembrando que relacionamento é uma via de mão dupla. Existem momentos que temos que perder para ganhar, ou seja abrir mão de algo que possa comprometer o relacionamento. Há pessoas que tiram proveito de alguma inconveniência entre amigos, às vezes, ao invés de aplacarem os ânimos, elas fomentam ainda mais, basta ler “O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos” (Pv 16:18)

IV.                EXERCITANDO O PERDÃO.

A modéstia é a única maneira que você se dispõe para liberar perdão, lembrando que perdoar não é uma opção, mas uma necessidade inerente. Na Bíblia a palavra perdão aparece 365 vezes e sem limites para perdoar e ser perdoado. Muitas vezes reacendemos dentro de nós aquele velho sentimento de quando alguém nos ofende e pede perdão geralmente queremos impor limite quando ele reincide dizendo: “de novo”, no entanto a recomendação de Jesus em resposta sobre o perdão foi setenta vezes sete ao dia (Mt 18:21-35).

                Não negues o perdão a ninguém, se negarmos nos será negado pelo pai celestial (Mt 6:14,15; 18:35; Mc 11:26). O amor é revelado através do perdão, quem mais ama, mais perdoa (Lc 7:47). As pessoas que facilmente perdoam e desculpam são desprovidas de sentimentos rancorosos, são dóceis, amáveis e sensíveis, elas são trabalhadas por dentro e de fácil convivência. Ninguém melhor do que um cristão para ter essas qualidades, mas se não estiver conseguindo essa virtude, se humilhe, ore, leia a palavra de Deus, somente assim será capaz de dissipar os rancores do coração. Se você tiver alguma contra alguém, não ofereça a Deus sacrifícios sem que antes se reconcilie com seu adversário, e depois ofereça o seu sacrifício (Mt 5:23,24). Não deixe que a ira prevaleça no seu coração, porque se torna mais difícil ainda perdoar (Ef 4:26).

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto