ESBOÇO 1272 TEMA: PRESERVANDO VALORES.

 

ESBOÇO 1272
TEMA: PRESERVANDO VALORES.
TEXTO: I REIS 21:1-4.

Nesse assunto irei comentar de maneira breve sobre quatro valores a serem preservados, pois sabemos que nesse mundo tudo gira em torno de valores, desde os consideráveis insignificantes aos mais valorizados, no entanto todos são representados por seus valores.

1.       VALORES HUMANOS.
O ser humano deve possuir valores que o enobreça em todos os sentidos da vida, entre eles desejo destacar alguns: (1) honestidade; (2) ética; (3) modéstia; (4) educação; (5) solidariedade; (6) respeito; (7) senso de justiça. Infelizmente com a inversão dos valores para muitos eles se tornaram obsoleto, de maneira que os homens terão vergonha de possuírem esses valores. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” Basta ler (2 Tm 3:1-9), esse é o quadro atual.

2.       OS VALORES MONETÁRIOS
Esses valores são representados pelas moedas que circulam em cada país, tudo o que é comercializado é através das moedas, bem diferente de alguns séculos passados quando não existia a moeda e as mercadorias eram trocadas por outras, começado por alguns países Asiáticos. Cada mercadoria era representada por um determinado valor cravado nas próprias moedas, esse tipo de comercialização tomou conta do mundo, principalmente no mundo capitalizado como hoje, na atualidade quanto mais os homens valorizam a moeda declinam o valor a vida.

3.       VALORES SENTIMENTAIS.
Eles estão muito acima dos valores monetários, ou seja, eles representam muito mais, cujos valores são incalculáveis. Tomamos com exemplo uma vinha que pertencia a Nabote, no tempo do rei Acabe para mostrar essa realidade (I Rs 21:1-4). Existem outros acontecimentos bíblicos onde os valores sentimentais sobrepujaram os monetários (Mc 14:3; Cânticos 1:12). Há pessoas que são colecionadoras de coisas antigas, elas não as vendem por serem bens preciosíssimos, são coisas dos seus antepassados, cujos valores são sentimentais.

4.       VALORES EPIRITUAIS.
Os valores espirituais dependem dos valores morais, não podemos nos considerar espirituais se as nossas vidas não estiverem conforme os mandamentos divinos (Fp 1:27-29; Ef 4:1). Os valores espirituais são fundamentais porque eles governam o nosso relacionamento com Deus. A maneira exemplar ou digna que vivemos é representada pela nossa conduta, ou seja, a maneira ou modo de como você se comporta perante a sociedade (Mt 5:16; Fp 2:15; I Pe 2:12).

                Os nossos valores são inegociáveis, eles deverão ser conservados, sobretudo os espirituais, pois a nossa elevação em conceito depende desses valores, pois devemos entender que eles devem ser conservados. Sempre procuremos fazer uma auto avaliação de como você está sendo considerado, principalmente a sua reputação, tanto no meio cristão quanto fora dele ou perante a sociedade em que vives. Os nossos comportamentos devem estar dentro daquilo que são recomendados nas escrituras (Fp 1:27; Cl 4:5-6; I Tm 1:13-16; 3:14-15; I Pe 1:15; 3:16). Preserve os valores que você tem, “Guarda o que tens”.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto