ESBOÇO 1280 CHORO E ALEGRIA.

 

ESBOÇO 1280
TEMA: CHORO E ALEGRIA.
TEXTO: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram” ROMANOS 2:15.

Nem sempre as pessoas são sensíveis aos sofrimentos alheios, elas são incapazes de sentir a dor, ou aceitar a alegria dos seus semelhantes, essas pessoas são desprovidas desse sentimento e incapazes de chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Paulo enfatiza a necessidade de os crentes viverem em comunhão e terem o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, de humildade, compaixão, perdão e misericórdia (Fp 2:5).

1.       A INVERSÃO DE VALORES.
A principal causa da inversão dos valores humanos foi explicita por Jesus no sermão da montanha “Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará” (Mt 24:12). Ultimamente o amor ao próximo está esfriando, a cada dia que passa, em contrapartida, as consequências são as piores possíveis.

2.       O BOM SAMARITANO, EXEMPLO DE AMOR AO PRÓXIMO.
A parábola do bom samaritano retrata o amor ao próximo, embora esse amor nem sempre seja praticado por pessoas religiosas, pois a parábola apresenta isso. Um homem foi assaltado e espancado ficando quase morto, entretanto, passou um sacerdote, depois um levita, que ambos eram religiosos e conhecedores das leis divinas, porém, aqueles homens se recusaram a prestar um ato de solidariedade e amor a aquele pobre homem, embora fosse obrigação deles devido a posição religiosa que eles exerciam, entretanto, nada fizeram. Posteriormente passou um viajante, e este era samaritano (Lc 10:25-37), para ele, não importava quem era aquele homem, pois o amor ao próximo foi mais forte em seu coração do que daqueles religiosos. O viajante diante daquela sena, parou! Untou azeite sobre as feridas daquele homem, o montou sobre a sua cavalgadura, e levou até uma estalagem para que ele fosse cuidado, com custos a serem ressarcidos quando voltasse, pois o seu amor ao próximo sobrepujava as despesas que tivesse para com aquele homem.

3.       JESUS CONTAGIOU SEUS DISCÍPULOS COM O SEU AMOR.
Jesus deixou para os discípulos um grande exemplo de amor ao próximo, que posteriormente foi comprovado através dos próprios discípulos, na igreja eles estavam unidos e repartiam o pão (At 2:42-47). Jesus os ensinou a amar o próximo e fazer o bem, até a quem lhes fizessem o mal (Lc 6:27-31; Sl 37:8), pois façamos o bem sem olhar a quem, e sem esperar recompensa. Atualmente, o exemplo de Cristo nos ensinou a amar o próximo, mas pouco está sendo praticado, assim: “alegram-se com os que choram e choram de tristeza por aqueles com aqueles que se alegram”. O único que consola os tristes e aqueles que choram, é Jesus. Ele está tratando como bem-aventurados os que choram, porque serão consolados (Mt 5:4).

4.      DEUS, O CONSOLADOR.
Deus é o pai das misericórdias e de toda a consolação, ele nos consola em toda a nossa tribulação para que possamos consolar os que tiverem em alguma tribulação ou aflição, com a mesma consolação com que somos consolados por Deus, mas se somos consolados, é para a nossa consolação (2 Co 1:3-6). Quem nunca experimentou aflições não sabe o que ela pode causar, quantas pessoas estão necessitadas precisando e esperando uma palavra de conforto, quando essas pessoas recebem uma palavra de conforto é como um copo com água em um deserto (Sl 30:5b).

            Somos moradores de um mundo conturbado, por isso sofremos e gememos, e muitas vezes ninguém aparece para amenizar a nossa dor, embora essas pessoas saibam que estão no mesmo barco. Alguns podem até se alegrar com as nossas dificuldades, e se possível pendurava-se sobre ela, para a torna-la mais pesada, mas também existem aqueles que se alegram conosco nos momentos de alegrias.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto