TEMA: CHORO E ALEGRIA.
TEXTO: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram” ROMANOS 2:15.
Nem sempre as pessoas são sensíveis aos sofrimentos alheios, elas são incapazes de sentir a dor, ou aceitar a alegria dos seus semelhantes, essas pessoas são desprovidas desse sentimento e incapazes de chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Paulo enfatiza a necessidade de os crentes viverem em comunhão e terem o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, de humildade, compaixão, perdão e misericórdia (Fp 2:5).
A principal causa da inversão dos valores humanos foi explicita por Jesus no sermão da montanha “Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará” (Mt 24:12). Ultimamente o amor ao próximo está esfriando, a cada dia que passa, em contrapartida, as consequências são as piores possíveis.
A parábola do bom samaritano retrata o amor ao próximo, embora esse amor nem sempre seja praticado por pessoas religiosas, pois a parábola apresenta isso. Um homem foi assaltado e espancado ficando quase morto, entretanto, passou um sacerdote, depois um levita, que ambos eram religiosos e conhecedores das leis divinas, porém, aqueles homens se recusaram a prestar um ato de solidariedade e amor a aquele pobre homem, embora fosse obrigação deles devido a posição religiosa que eles exerciam, entretanto, nada fizeram. Posteriormente passou um viajante, e este era samaritano (Lc 10:25-37), para ele, não importava quem era aquele homem, pois o amor ao próximo foi mais forte em seu coração do que daqueles religiosos. O viajante diante daquela sena, parou! Untou azeite sobre as feridas daquele homem, o montou sobre a sua cavalgadura, e levou até uma estalagem para que ele fosse cuidado, com custos a serem ressarcidos quando voltasse, pois o seu amor ao próximo sobrepujava as despesas que tivesse para com aquele homem.
Jesus deixou para os discípulos um grande exemplo de amor ao próximo, que posteriormente foi comprovado através dos próprios discípulos, na igreja eles estavam unidos e repartiam o pão (At 2:42-47). Jesus os ensinou a amar o próximo e fazer o bem, até a quem lhes fizessem o mal (Lc 6:27-31; Sl 37:8), pois façamos o bem sem olhar a quem, e sem esperar recompensa. Atualmente, o exemplo de Cristo nos ensinou a amar o próximo, mas pouco está sendo praticado, assim: “alegram-se com os que choram e choram de tristeza por aqueles com aqueles que se alegram”. O único que consola os tristes e aqueles que choram, é Jesus. Ele está tratando como bem-aventurados os que choram, porque serão consolados (Mt 5:4).
Somos moradores de um mundo conturbado, por isso sofremos e gememos, e muitas vezes ninguém aparece para amenizar a nossa dor, embora essas pessoas saibam que estão no mesmo barco. Alguns podem até se alegrar com as nossas dificuldades, e se possível pendurava-se sobre ela, para a torna-la mais pesada, mas também existem aqueles que se alegram conosco nos momentos de alegrias.
Pr. Elis Clementino
Nenhum comentário:
Postar um comentário