ES ESBOÇO 1314
ASSUNTO: OCIOSIDADE, CAUSA DA IMPRODUTIVIDADE.
TEXTOS: Ec 10:18; Pv 12:24; 13:4; 2 Ts 3:6-10; Ef 4:28
Na Bíblia existem algumas diferenças referente a “ociosidade”, porém ela representa algo ruim na vida do ser humano. Nesse breve comentário falarei sobre a ociosidade na vida das pessoas em termos de desenvolvimento e trabalho. Nesse comentário apresento que a ociosidade compromete o desenvolvimento do homem em todas as áreas da sua vida.
I. SIGNIFICADO.
Ociosidade é uma condição de ocioso, uma pessoa inativa, desocupada, sem disposição, preguiça, moleza e sem posição definida para desenvolver um trabalho. Todo homem deve ter em mente que ele foi criado para o trabalho (Gn 2:20), Adão não estava ocioso, a sua tarefa era cuidar do Éden.
Ela pode se manifestar em diversos aspectos da vida do homem, ela produz frutos que somente o preguiçoso provará deles “Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja” (Ec 10:18). A ociosidade se opõe a produtividade “A mão dos diligente dominará, mas os indolentes serão tributários ou escravos (Pv 12:24); “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera” (Pv 13:4); “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade” (Ef 4:28).
O cristão tem uma tarefa a cumprir, a missão que lhe é imposta pelo Senhor, a propagação do evangelho através de esforços e trabalho, para isso, ele precisa levar em consideração ao que disse Paulo “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; (Rm 12:11). Muitos cristãos foram elogiados por Paulo por seus trabalhos prestados na obra de Deus (Ato 9:36), Evódia e Sintique, essas duas mulheres foram elogiadas pelos trabalhos prestados no serviço cristão (Fp 4:2,3), isso é maravilhoso quando estamos empenhados e dispostos a desenvolver uma atividade na obra de Deus. Muitas vezes até por tantos esforços ou empenho como fez Epafrodito que não tinha a sua vida por preciosa, assim como Paulo (Fp 2:30; At 20:24), e outros como Trifena e trifosa e Pérside, mulheres da igreja em Roma que serviam ao Senhor, elas foram elogiadas por Paulo pelo seu trabalho na obra (Rm 16:12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário