ESBOÇO 1316 ASSUNTO: SINCERIDADE.

 

ESBOÇO 1316
ASSUNTO: SINCERIDADE.
TEXTO: “Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.” 1 PEDRO 1:22.
 
A sinceridade é a ausência da hipocrisia, ela está em desuso por muitas pessoas até consideradas nobres e também religiosas. Falarei de maneira simples sobre a sinceridade e o que diz a Bíblia sobre ela.
 
I.                     SINCERIDADE.
a.       “É um substantivo feminino que significa característica ou condição de quem é sincero; franqueza: a sinceridade é uma grande qualidade. “Origem da palavra sincero, o Senado Romano editou um decreto que regulamentava que toda escultura e objetos produzidos em Roma deveria ser sine cera, ou seja, sem cera e sem disfarces, de forma honesta. Isso é o que conta a etimologia popular”. A cera em cobria os defeitos das imagens, sem a cera aparecia a realidade do que se estava vendo.
b.       É uma qualidade de quem é sincero, franco e de caráter, ela é uma das virtudes especiais na vida do ser humano. “A sinceridade é o traço do caráter ou da personalidade de um indivíduo. É uma virtude que se traduz em uma conduta franca, verdadeira e leal”. É lamentável que a sinceridade não esteja sendo considerada por muitas pessoas que invertem os valores morais na sociedade atual, vejamos bem o tamanho da inversão dos valores, isso estende-se aos valores espirituais “Ai dos que ao mal chamam de bem, e ao bem, mal; que fazem das trevas luz, e a luz, trevas; e fazem do amargo doce, e do doce, amargo! (Is 5:20).
c.       A sinceridade é uma das qualificações para habitar com Deus, “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo Monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração;” (Sl 15:1,2).
d.       O caráter representa a qualidade de quem é sincero em quaisquer circunstâncias, mesmo com dano (Sl 15:4). O senhor tem intimidade com os sinceros (Pv 3:32). A justiça do sincero endireitará ou aperfeiçoa o seu próprio caminho (Pv 11:15). A mentira não deve fazer parte do nosso cotidiano, o diabo é o pai da mentira (Jo 8:44). A hipocrisia não permite que o homem olhe para dentro de si.
 
II.                    OS SINCEROS SÃO ODIADOS.
Os homens maus e sanguinário odeia a sinceridade (Pv 29:10; Am 5:10). Até a mulher de Jó questionou a sua sinceridade para com Deus (Jó 2:9). As pessoas inclusas nas inversões de valores não têm compromisso com a sinceridade e nem a verdade é como disse o profeta Isaías odeiam aqueles que praticam a justiça e a sinceridade. Aqueles que praticam a justiça não podem compartilhar com aquelas pessoas mentirosas e sem caráter.
 
       IV. O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A SINCERIDADE?
O profeta Zacarias enfatiza ser sincero falando somente a verdade uns com os outros (Zc 8:16). “Os lábios que dizem a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um instante”. (Se diz que a durabilidade da falsidade, a falta de sinceridade e a mentira só prevalecem enquanto a verdade não chega.) “Quando se acostuma a viver com mentiras acaba com problemas para acreditar na verdade”. A ausência da sinceridade está no mundo inteiro chagando a ser um tema atual, vejam o que Paulo disse na sua segunda carta ao jovem obreiro Timóteo sobre o que está acontecendo no mundo (2 Tm 3:1-9).
 
Entretanto, a sinceridade é preconizada na Bíblia, por isso, devemos absolver essas recomendações para o nosso bem, servindo de exemplo principalmente para os da família na fé (Tt 2:7), assim como a obediência através da sinceridade (Ef 6:5; Fp 2:15). A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá (Pv 11:3). “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os filhos depois dele” (Pv 20:7). Deus conhece os que são sinceros (2 Cr 29:17).
 
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto