ESBOÇO 1325 ASSUNTO: DOUTRINA DA SALVAÇÃO.

 
ESBOÇO 1325
ASSUNTO: DOUTRINA DA SALVAÇÃO.
TEXTO: ATOS 4:12
 
A doutrina da salvação na teologia chama-se “soteriologia” é uma das principais do cristianismo. A salvação é o meio pela qual o homem escapar da condenação eterna. A salvação pode ser alcançada por todos quantos a desejarem, mas a única maneira de recebe-la é através de Jesus Cristo, o qual Deus o constituiu o salvador da humanidade. De maneira muito simples desejo discorrer sobre a doutrina da salvação.
 
I. DEFINIÇÃO
1. A palavra salvação vem do latim “salvare” que significa “salvar”, e de “salus, que significa “saúde” ou ajuda”.
2. Quando a palavra hebraica é traduzida para o português “salvação” indica segurança.
3. O termo grego “soteria”, e suas formas cognatas, têm a idéia de: Cura, recuperação, redenção, remédio, bem-estar e resgate.
4. A idéia de “salvar” quando usada para indicar a salvação espiritual, fala do livramento do pecado, da degradação moral e das penas que devem seguir-se, como o julgamento divino.
 
II. MEIOS DE SE SALVAR.
a. A salvação vem por meio de Jesus (Lc 19:9). Ele veio para nos salvar (Mc 3:4; Lc 4:18; Lc 9:56; Mt 20:28).
b. A salvação é recebida por meio do arrependimento, da fé, da conversão (At 2:38; Rm 8:29,30; Jo 3:15).
c. A salvação vem pela graça divina (Ef 2:8), mas é medida pela santificação (2 Ts 2:13). Sem ela ninguém verá o Senhor (Hb 12:14; Rm 3:21).
d. Jesus na sua missão de salvar impõe certa obrigação moral sobre os homens (Mc 8:35; Lc 7:50; 8:12; 13:24; Mt 10:22).
e. A salvação requer um coração contrito, a receptividade como de uma criança, a renúncia de tudo para seguir a Cristo. A salvação conduz a vida eterna a salvação da alma (Mt 7:13; Mc 8:34). Isso envolve a associação com Jesus e seu reino (Mt 13; Mc 8:34). Que é visto ao mesmo tempo como algo celestial e terreno.
f. Nos escritos de Pedro, a passagem de (2 Pe 1:4) encerra a declaração mais significativa, ela mostra-nos que chegamos a participar da divindade, da natureza divina. Escapando da corrupção que há no mundo, para que as promessas de Deus se cumpram em nós.
g. Como escaparemos nós se não atentarmos para a tão grande salvação (Hb 2:3). Pois a salvação em sua natureza essencial é chamada de grande. É perigoso negligenciarmos a salvação (Hb 2:1-4).
 
III. ELEMENTOS DA SALVAÇÃO.
1. A salvação é um processo, pelo qual resulta no progresso continuo da alma, e sua inquirição para obter toda a plenitude de Deus (Ef 3:19), experimentando a transformação segundo a natureza e a imagem do seu filho (Rm 8:29) que avança de um outro estagio a outro de glória, interminavelmente (2 Co 3:18).
2. A teologia tem dado nomes aos vários estágios desse processo como: Expiação, arrependimento, conversão, Justificação, Regeneração, Santificação e glorificação.
a. Expiação – É um sacrifício que resulta em pagamento dos pecados alheios. A expiação de Jesus Cristo resultou em nosso resgate.
b. Arrependimento é voltar atrás, a retratação dos nossos pecados perante Deus.
c. Conversão é o processo de mudança, pondo em prática a confirmação do arrependimento.
d. Justificação, através da confissão do pecador ele é justificado, ou seja, Deus o tornará justo.
e. Regeneração é um processo de recuperação espiritual, reestruturação, uma renovação.
f. Santificação é o processo de purificação e a separação do pecado.
g. Glorificação, é a elevação ao um estado glorioso, que somente os salvos em cristo experimentarão.
 
Amados, devemos estar confiantes de que a nossa salvação veio de Deus pela sua misericórdia e o puro amor divino em Jesus Cristo, o seu filho. Não há outro meio de salvação, em nenhum outro nome é dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos, é a pura manifestação da graça divina, por isso a ele rendemos toda honra e toda glória sempre amem.
 
Pr Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto