ESBOÇO 1326 ASSUNTO: OS QUATROS ENSINAMENTOS ADMIRÁVEIS DE JESUS.

 

ESBOÇO 1326

ASSUNTO: OS QUATROS ENSINAMENTOS ADMIRÁVEIS DE JESUS.

TEXTO: MATEUS 6:19-34

Jesus continua o sermão da montanha ensinado aos seus discípulos de maneira figurada que eles deveriam investir no espiritual. Quatro ensinamentos que são fundamentais para acumular bens espirituais, entre eles estão: O tesouro no céu, o olho puro, os dois senhores e a ansiedade pelas coisas terrenas.

I.                    O TESOURO NO CÉU.

Jesus ressalta que o homem não deve pôr o seu coração somente nas riquezas terrenas, mas investir também no espiritual o que é muito mais vantajoso. Os bens materiais os ladrões roubam e as traças corroem, pois são nessas coisas que o homem põe o seu coração, ou seja, aonde está o teu tesouro, ali está o seu coração (Mt 6:19-21).

A ambição pelas coisas terrenas pode deixar o homem fora do reino de Deus. Não adianta o homem encher seus celeiros para que ele se considere autossuficiente, quando ao partir desta vida nada levará consigo (Lc 12:16-22; Sl 49:17-18; I Tm 6:9-10; Pv 15:27). O homem não vive somente de pão (Dt 8:3; Mt 4:4). Jesus disse aos seus discípulos que existe uma prioridade maior “buscar o reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6:33).

II.                  O OLHO PURO.

A lição que Jesus passa aqui é muito mais espiritual, embora ele fosse mais do que um oftalmologista, porque ele curou cegos, entretanto, a intenção dele não era simplesmente falar sobre a saúde dos olhos, mas comparar a luz dos olhos com a luz da alma. Quando a nossa visão está bem todo o nosso corpo irá bem, mas quando a luz dos olhos não estão bem todo corpo sofre, da mesma maneira é o estado de espírito do homem.

Os olhos também determinam a direção do coração, e ainda a luz ou as trevas da alma “Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas” (Mt 6:22-23). Jesus dissipa as trevas, ele é a luz que alumia os que estão na escuridão (Is 9:2; Mt 4:16; Jo 8:12; 9: 5), Ele é a luz que alumia a nossa alma. A candeia acessa também é um rico simbolismo espiritual que significa prontidão (Lc 12:35). Com a luz de Cristo em nós irradiaremos luz (Mt 5:13-16).

III.                OS DOIS SENHORES.

Deus não divide adoração, em geral todas as pessoas têm a oportunidade de escolher a quem ele quer seguir e adorar. Podemos apresentar o exemplo de uma decisão que deveria ser tomada pelo povo (I Rs 18:21). Ninguém pode servir a dois senhores, servindo a um, há de aborrecer o outro, ou seja, na escravidão ninguém pode servir a dois senhores, principalmente ao que Jesus se refere, a Deus ou as riquezas (Mt 6:24).

IV.                A ANSIEDADE PELAS COISAS.

Jesus fala sobre a ansiedade, ela está presente na vida de todas as pessoas e está muito ligada as preocupações sobre o futuro. A ansiedade jamais deve sobrepujar de maneira que venha prejudicar o indivíduo, tanta na vida pessoal, quanto na espiritual, mas isso não significa que ele não deva sonhar e lutar por aquilo que está ao seu alcance. A ansiedade não pode prevalecer sobre o nosso espiritual, pois é preciso haver comedimento sobre os nossos desejos excessivos. Quando valorizamos as coisas materiais depreciamos o espiritual e isso é muito ruim. Jesus observou nos discípulos uma ansiedade excessiva e resolveu dar-lhes uma lição afim de acalmar os ânimos deles (Mt 6:25-34). Jesus enfatiza que o mais importante para Deus eram eles e não as coisas. Jesus mostrou-lhe o quanto eles eram importantes, dizendo-lhes que eles valiam mais que os passarinhos e o lírio do campo e que eles estavam aos cuidados do Senhor, talvez daquele momento em diante os discípulos passaram a compreender o quanto eles eram importantes para o Pai celestial. Os discípulos deveriam entregar nas mãos de Deus as suas ansiedades.

                Amados, precisamos entender que o maior investimento nesta vida não só é no material, pois investir no espiritual é mais lucrativo porque acumula bens espirituais. Você já pensou começar investir a partir de hoje no seu espiritual? Quando investimos nessa área não temos a dimensão da grandeza desse investimento (I Co 2:9-11). Precisamos também focar a nossa visão nas coisas que são de cima e não nas que são da terra (Cl 3:1-2). Não podemos servir a dois senhores, a Deus e ao mundo, temos que fazer uma escolha. Quanto as nossas ansiedades elas devem ser controladas para não perder o alvo maior, portanto, devemos entregar nas mãos de Deus as nossas ansiedades (Fp 4:6,19).

Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto