ESBOÇO 1335 TEMA: AS INQUIETUDES DA VIDA.

ESBOÇO 1335
TEMA: AS INQUIETUDES DA VIDA.
TEXTO: FILIPENSES 4:6
 
O sentimento humano é muito frágil, ele se abala com qualquer coisa que venha mexer com esse sentimento, não há homem forte que não se abale com certas circunstâncias. O homem nascido da mulher é de poucos dias e cheio de inquietação (Jó 14:1). Existem inúmeros problemas grandes e pequenos, porém são capazes de tirar o nosso sono, eles nos deixam nervosos e perplexos, nesses momentos necessitamos entender o que fazer para que a situação não piore e estragar tanto a sua vida, quanto a dos outros.

1. Coisas que devemos ter em mente.
a. O cuidado com as inquietações, ela é uma assassina silenciosa capaz de matar.
b. Não se deixar ser levado pelas emoções;
c. Não tomar decisões precipitadas;
d. Avaliar todas as decisões a serem tomadas, bem como as consequências delas;
e. Entender que de acordo com as nossas atitudes tudo pode melhorar ou piorar.

2. Na área econômica.
Ansiedade nas pessoas são comuns, mas não deve ser em excesso, porque ela pode conduzir o indivíduo a buscar as coisas sem medir as circunstâncias. Os discípulos estavam preocupados com o amanhã (Mt 6:25-34). Precisamos ter em mente que é melhor um pouco com o temor do Senhor do que um grande tesouro onde há inquietação (Pv 15:16). Precisamos ter cuidado com a ambição, principalmente em relação a aquelas que estão acima do nosso alcance (Rm 12:16). É preciso entender que o caminho da ambição pode lhe conduzir a destruição, porque aqueles que querem ser ricos cairão em tentação (1 Tm 6:9-11). Levemos em consideração que nada levaremos daqui quando morrer (Sl 39:6; 49:17). Não tenha inveja da prosperidade dos ímpios (Sl 73:2,3). A ansiedade pelas coisas, pode lhe trazer problemas graves e deixar sequelas para toda sua vida.

3. Confiança.
A confiança que temos em Deus resulta em recompensa (Hb 10:35-36). Devemos ter a confiança em Deus de que tudo é possível ao que crer (Mc 9:23). É preciso ter sempre bom ânimo, pois a leve e momentânea tribulação produz um resultado satisfatório (2 Co 4:17,18). Devemos ter em mente que enquanto estivermos aqui estamos ausentes do Senhor, no entanto quando estivermos lá com ele cessarão todas as lagrimas (2 Co 5:6). Sem fé não há milagres (Mt 13:57-58).

4. Qual deve ser a nossa atitude ante a inquietação?
O melhor remédio para preocupação é sem dúvida a oração (Tg 5:13), pois é lançar sobre o Senhor toda a nossas ansiedades, além dele ter cuidado de nós, ele ainda tem o poder de mudar as circunstâncias (Is 38:3-5; Mt 6:25-34; Tg 4:9,10; 1 Pe 5:7). É importante compreender que há coisas que Deus permite concorrem para o nosso bem (Rm 8:28), por isso, precisamos ter paciência, porque ela produz perseverança (Rm 5:3-4). É através da confiança que não nos abalamos (Sl 125:1; Hb 4:16; Fp 4:11-13).
5. O que receberemos quando entregamos a Deus as nossas inquietudes?
a) Recebemos de Deus a graça e ajuda em tempos de necessidade (Hb 4:16).
b) Fortalecimento da parte de Deus para fazermos todas as coisas que ele quer que façamos (Fil 4:13; 3:20; Ef 3:16);
c) A paz de Deus que vem guardar nossos corações e mentes em Cristo Jesus (v 6,7; Is 26:3; Cl 3:15).
c) Recebemos ânimo da parte do Senhor para caminhar.

Amados, se ficarmos na vontade de Deus, passaremos a descobrir que esta é a melhor posição. Devemos seguir o que disse Davi “Aquietai-vos e sabei que Deus” (Sl 46:10). Deus está agindo, ele está vendo as dificuldades que enfrentamos aqui, no entanto, elas não são de se comparar com as riquezas que o Senhor tem preparado para nós (I Co 2:9). Amados, fiquemos certos que o Senhor está nos ajudando nas batalhas da vida.

Pr Elis Clementino
ESBOÇO: 1335

Nenhum comentário:

Foto