ESBOÇO 1337
ASSUNTO: A SALA DA ÚLTIMA PASCOA.
TEXTO: LUCAS 22: 7-23; MATEUS 26:17-30.
Falarei nesse momento de forma básica sobre a última
pascoa realizada por Jesus, antes da sua crucificação e a instituição da Ceia
do Senhor.
I.
Contexto histórico.
Era o primeiro dia da festa dos Pães Asmos, essa era uma festa judaica realizada todos os anos em comemoração à libertação do povo hebreu do Egito, a festa durava sete dias. Chegando o dia dos asmos “pães sem fermento” quando importava comemorar a páscoa, Jesus chama Pedro e João dizendo-lhes: ide, preparai-nos a páscoa para que a comamos, e eles perguntaram: Onde queres que preparemos a páscoa?
II. Os atributos divinos.
a. Primeiramente desejo destacar dois atributos de Jesus nesse episódio, “a onisciência e onipresença” esses atributos são comprovados mais uma vez quando responde aos seus emissários Pedro e João dizendo: Quando entrares na cidade “Jerusalém” encontrareis “um homem carregando um cântaro”, isso não era natural um homem carregar um jarro de água na cabeça, essa era uma atividade peculiar das mulheres. Esse foi o único homem na Bíblia que carregava um cântaro, era algo diferente e tudo foi bem detalhado como Jesus havia falado.
b. Segue-o até a casa que ele entrar e direis ao chefe da casa, o mestre te diz: Onde está o aposento que hei de comer a páscoa com meus discípulos?
c. Ele vos mostrará um grande cenáculo mobilhado; aí fazei os preparativos. Jesus já viu o Cenáculo mobilhado. Não há pormenores de quem era aquele homem, mas presume-se que podia ser um dos seguidores ou simpatizante de Jesus, como era José de Arimatéia, ele tinha condições para recebe-lo em sua casa, indo eles acharam como ele havia dito e prepararam a páscoa.
III.
Jesus à mesa com os discípulos.
Estando Jesus à mesa com seus doze discípulos, disse-lhes: desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que eu padeça, porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus “Uma esperança”. Ele tomou o cálice e havendo dado graças, disse: Tomai-o e reparti-o entre vós, porque vos digo que já não bebereis do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. É necessário lembrar aos irmãos que no reino de Deus não será mais necessária aquela recomendação de Paulo “Examine-se o homem a si mesmo” antes do pão e o vinho, pois lá tudo já está pronto e sem nenhum impedimento.
IV.
A instituição da ceia.
A ceia é um memorial, “fazei isso em memória de mim”. Os dois principais elementos da ceia foi o pão e o vinho, era um novo modelo inaugurado por Jesus, onde ele é o cordeiro pascal (I Co 5:1), o pão é o seu corpo e o vinho o seu sangue, daquele momento em diante esses dois emblemas faria parte desse memorial, os crentes comam do pão e bebem do cálice até que ele venha.
V.
O modo de Cear.
Os participantes desse memorial não deveriam comer do pão e beber do cálice de maneira desordenada como faziam os crentes de Coríntios. Entende-se que perderam o verdadeiro sentido da ceia, comiam demais e se embriagavam, cada um comia sem se importar com a sua conduta. Paulo ensina a aqueles cristãos o verdadeiro significado da ceia do Senhor, mostrando para eles o ato significava um memorial puramente santo e cristão, no entanto, eles participavam dessa festa como se fosse algo tão comum e costumeiro sem fazer nenhuma reflexão do que ela representava, por essa razão Paulo fez sérias recomendações (I Co 11:15-34). Para esse ato é exigido:
a. Um sentimento pelo cálice de dor que Cristo sofreu com a sua morte na cruz.
b. Um entendimento que todo aquele sofrimento foi pelos nossos pecados (Is 53:1-12).
Amados, devemos considerar o ato
da santa ceia um memorial sagrado, levando em consideração a sua situação
espiritual para não ser condenado com o mundo. Deus já fez a parte dele, no
entanto cabe a nós fazer a nossa purificando-nos para que haja o verdadeiro significado
da ceia. Não se admite que o cristão participe da ceia como esteja em um
momento qualquer e de distração. Pedro e João seguiram o homem com cântaro. O
Espirito Santo é o homem do cântaro que nos conduzirá até a casa do pai, onde
cearemos com ele.
Pr. Elis
Clementino
ASSUNTO: A SALA DA ÚLTIMA PASCOA.
TEXTO: LUCAS 22: 7-23; MATEUS 26:17-30.
Era o primeiro dia da festa dos Pães Asmos, essa era uma festa judaica realizada todos os anos em comemoração à libertação do povo hebreu do Egito, a festa durava sete dias. Chegando o dia dos asmos “pães sem fermento” quando importava comemorar a páscoa, Jesus chama Pedro e João dizendo-lhes: ide, preparai-nos a páscoa para que a comamos, e eles perguntaram: Onde queres que preparemos a páscoa?
II. Os atributos divinos.
a. Primeiramente desejo destacar dois atributos de Jesus nesse episódio, “a onisciência e onipresença” esses atributos são comprovados mais uma vez quando responde aos seus emissários Pedro e João dizendo: Quando entrares na cidade “Jerusalém” encontrareis “um homem carregando um cântaro”, isso não era natural um homem carregar um jarro de água na cabeça, essa era uma atividade peculiar das mulheres. Esse foi o único homem na Bíblia que carregava um cântaro, era algo diferente e tudo foi bem detalhado como Jesus havia falado.
b. Segue-o até a casa que ele entrar e direis ao chefe da casa, o mestre te diz: Onde está o aposento que hei de comer a páscoa com meus discípulos?
c. Ele vos mostrará um grande cenáculo mobilhado; aí fazei os preparativos. Jesus já viu o Cenáculo mobilhado. Não há pormenores de quem era aquele homem, mas presume-se que podia ser um dos seguidores ou simpatizante de Jesus, como era José de Arimatéia, ele tinha condições para recebe-lo em sua casa, indo eles acharam como ele havia dito e prepararam a páscoa.
Estando Jesus à mesa com seus doze discípulos, disse-lhes: desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que eu padeça, porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus “Uma esperança”. Ele tomou o cálice e havendo dado graças, disse: Tomai-o e reparti-o entre vós, porque vos digo que já não bebereis do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. É necessário lembrar aos irmãos que no reino de Deus não será mais necessária aquela recomendação de Paulo “Examine-se o homem a si mesmo” antes do pão e o vinho, pois lá tudo já está pronto e sem nenhum impedimento.
A ceia é um memorial, “fazei isso em memória de mim”. Os dois principais elementos da ceia foi o pão e o vinho, era um novo modelo inaugurado por Jesus, onde ele é o cordeiro pascal (I Co 5:1), o pão é o seu corpo e o vinho o seu sangue, daquele momento em diante esses dois emblemas faria parte desse memorial, os crentes comam do pão e bebem do cálice até que ele venha.
Os participantes desse memorial não deveriam comer do pão e beber do cálice de maneira desordenada como faziam os crentes de Coríntios. Entende-se que perderam o verdadeiro sentido da ceia, comiam demais e se embriagavam, cada um comia sem se importar com a sua conduta. Paulo ensina a aqueles cristãos o verdadeiro significado da ceia do Senhor, mostrando para eles o ato significava um memorial puramente santo e cristão, no entanto, eles participavam dessa festa como se fosse algo tão comum e costumeiro sem fazer nenhuma reflexão do que ela representava, por essa razão Paulo fez sérias recomendações (I Co 11:15-34). Para esse ato é exigido:
a. Um sentimento pelo cálice de dor que Cristo sofreu com a sua morte na cruz.
b. Um entendimento que todo aquele sofrimento foi pelos nossos pecados (Is 53:1-12).
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