ESBOÇO 1338 TEMA: NÃO DESPREZEM OS BONS CONSELHOS.

 
ESBOÇO 1338
TEMA: NÃO DESPREZEM OS BONS CONSELHOS.
TEMA: 2 CRONICAS 10:1
 
Irei falar um pouco sobre conselhos, todas pessoas um dia já foram aconselhadas por alguém, dar conselhos é uma pratica habitual, principalmente no meio familiar, onde os pais aconselham seus filhos. Os conselhos também ocorrem através daquelas pessoas sem qualquer vínculo parentesco, principalmente aquelas que consideramos amigas. Todos nós necessitamos de conselhos em qualquer área na vida.
1.Sinônimos de Conselhos.
a. Aviso, opinião, sugestão, sugestionar, sinalizar, dar um parecer. Isso deve envolver sabedoria e prudência para que esses conselhos quando postos em prática pelo indivíduo seja ele bem-sucedido.
 
2. A Sua Importância.
A importância dos conselhos está no seu papel, porém faço questão de destacar que não desejo falar nesse assunto sobre conselhos em relação as políticas públicas, embora sejam importantes. Destacarei nesse assunto sobre conselhos como uma opinião, um aviso ou aconselhamento que se dá em algum ponto de vista na vida particular de uma pessoa conhecida ou amiga.
 
3. Tipos de Conselhos.
a. Maus, estes tipos de conselhos nada constroem de bom num indivíduo, mas se andar com os sábios aprenderá boas coisas (Pv 9:9; 13:20).
 
b. bons, os bons conselhos de imediato parecem não agradar, ele dá a impressão que você está penetrando na privacidade do indivíduo o coagindo. Os conselhos que damos a um indivíduo é para o seu bem para que ele evite de cometer erros em determinadas coisas, a experiência de vida do conselheiro conta muito, mesmo assim podemos notar quando ele está sendo recebido ou não pelas suas expressões e até faciais.
 
4. A Rejeição dos Bons Conselhos.
Após a morte de Salomão, seu filho Roboão reinou em seu lugar (2 Cr 9:31), porém ele foi pressionado por Israel, porque o povo havia sido subjugando pelo seu pai com altas cargas de impostos (2 Cr 10:4). No povo havia uma esperança de que se Roboão assumisse o trono aliviaria as cargas tributárias, mas ao ouvir o povo ele buscou conselhos com os anciãos, mas o que disseram eles não lhe agradaram. Há dois tipos de conselhos aqui:
a. Os conselhos sábios e de poucas palavras dos anciãos, pois as experiências de vida desses conselheiros eram importantes, mas Roboão não os quis. Muitas vezes as pessoas consideradas mais jovens não aceitam bem os conselhos dos mais velhos, eles têm uma impressão que eles estão invadindo a sua privacidade e o direito de agir do jeito que eles querem, isso ocorreu com Roboão filho de Salomão (2 Cr 10:7).
 
b. Os conselhos dos menos experientes ou dos mais novos (2 Cr 10:8-11). Os conselhos de Salomão em seus provérbios foram: “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus dias por vir. ” (Pv 19:20). “Ele morrerá, porque sem correção andou, e, pelo e pelo excesso da sua loucura, andará errado” (Pv 5:23); “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Pv 15:22); “Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos” (Pv 1:5). Roboão não pôs em prática o que seu pai pediu a Deus em oração, sabedoria (2 Cr 1:10). A resposta que vieram dos conselheiros jovens foi: “diz para o povo que o teu dedo medinho é mais grosso do que o do teu pai”. A soberba no homem o faz rejeitar conselhos.
 
5. Os Conselhos Divinos.
Deus tem conselhos e disciplina para aqueles que tem por filho (Pv 3:12; Hb 12:6; Ap 3:19; Sl 90:12). Se há algo indispensável é saber ouvir, sobretudo a voz de Deus sem endurecer a cerviz, “O homem que muitas vezes repreendido e endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1). Quem não dá ouvidos a voz de Deus e nem a sua palavra não prosperará (Dt 28:15,16; Jr 7:24,28).
 
                Portanto, necessariamente precisamos entender de que fonte estão vindo os conselhos, ouvir você pode, mas não ponha em prática antes de fazer uma ponderação. Sempre existiram os maus conselheiro, eles estão por toda parte, jamais peça um conselho a quem não tem maturidade suficiente para lhe aconselhar. Citei aqui o exemplo de Roboão que deixou de seguir os conselhos dos mais velhos e mais experientes para consultar os da sua idade, criados juntos desde a infância. Os conselhos dos mais velhos devem ser bem recebidos, porque conhecemos as suas experiencias. Evite certos conselhos de quem não tem a bíblia como a sua conselheira. Deus é o nosso conselheiro fiel.
 
Cuidado! A tua insensatez pode te impedir de ouvir os bons conselhos.
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto