ESBOÇO 1366 TEMA: RESSENTIMENTO.

ESBOÇO 1366
TEMA: RESSENTIMENTO.
TEXTO: “Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos” ECLESIÁSTES 7:9. “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” EFÉSIOS 4:26.
 
Conforme a Bíblia Sagrada, a mente humana é tratada como “coração”, nele são guardadas as coisas boas e ruins. O próprio Jesus falou que dele procedem às coisas boas e ruins (Mt 15:19; Pv 4:23). Direi algo e sem detalhes sobre “ressentimento”, ele atinge muitas pessoas, induzindo-as a não perdoarem, isso, no sentido espiritual, as consequências são bem piores, porque o ressentimento pode deixar o indivíduo fora do reino de Deus.
 
I.                 O Cérebro e o Coração.
Ambos estão conectados através do cérebro, responsável por essa conexão. Os demais órgãos do corpo estão conectados entre si, exceto que haja um problema que interrompa essa conexão. Achei interessante o que Paulo falou sobre os membros do nosso corpo, embora ele tenha falado a respeito dos dons espirituais, mas é importante ressaltar esse entrelaçamento comandado pelo cérebro (I Co 12:15-22). Você já parou para pensar sobre essa interligação dos membros do corpo humano? Pois é, aquele membro considerado o mais frágil é necessário.
 
II.                O homem, ser tricotômico.
“A concepção de que o homem é constituído de três partes, (espírito, alma e corpo)”, esses três se relacionam perfeitamente, pois, um depende do outro, um corpo sem espírito e alma está inerte e sem vida, porque:
a.      O espírito do homem é o sopro divino que o faz viver, embora alma e espírito sejam muito ligados (Jó 33:4).
b.      Alma é a parte imaterial do homem que subsiste após a morte, ou seja, ela é imortal. Ela também é considerada centro das emoções e personalidade humana, onde o homem tem conhecimento de si.
c.      Corpo é a parte material onde estão abrigados o espírito e a alma. O apóstolo Paulo define isso muito bem (I Ts 5:23; Hb 4:12).
 
III.              O que é Ressentimento?
Ressentimento é conhecido como o ato ou efeito de ressentir-se, atuando no ser humano quando ele não consegue superar algum ato de ofensa contra si. Uma mágoa, cólera ou rancor pode ser originada por um simples agravo, mas isso depende de como o indivíduo reage a ele. O prefixo “re” indica o retorno dessa mágoa, ela é a peçonha que, sendo gerada, se mantém no coração do indivíduo. O ressentimento prejudica o homem nas três esferas: espiritual, atingindo a vida devocional com Deus, a alma se abate e o corpo adoece. Há muitas doenças que podem ser curadas apenas com um perdão. Ressentimento torna a vida amarga e retira a alegria. “O ressentimento mata o insensato...” (Jó 5:2).
 
IV.              Qual a Diferença Entre Sentimento e Ressentimento?
Sentimento de uma pessoa pode ser abalado e ela sentir raiva, ira, mas por algum tempo. O ressentimento é a continuação de um sentimento raivoso, rancoroso, de maneira que a pessoa não se liberta. Existem indivíduos que guardam mágoa por muitos anos e todas às vezes que ele lembra, o ressentimento aumenta, por ser como se tivesse acontecido naquele momento.
 
V.                Perdão.
Perdão é a remoção de uma mágoa, um pedido de desculpa, indulto, perdoar “é permitir que a pessoa se aproxime” (Ef 2:13). Quando o ressentimento está ativo na pessoa, ela torna-se incapaz de perdoar. Existem indivíduos que guardam mágoas e elas se estendem por gerações, os pais passam para os filhos e por aí vai, esse mal está sempre vivo cada vez que é lembrado no seio familiar, e assim, ativa ainda mais a mágoa e o ódio, até nascer o desejo de vingança. É interessante o que Paulo escreveu aos cristãos de Éfeso sobre a ira (Ef 4:26-32), não vá dormir com ressentimento ou mágoa. Cuidado com a ira, você, irado, diz coisas terríveis e ainda pode causar desgraça, na sua vida e na dos outros. Não permita que o seu coração se torne um tribunal condenatório onde as pessoas que lhe ofendem sejam condenadas e presas com os laços da ira. Aquelas pessoas que mantêm outras presas pela ira podem desconstruir a reputação das pessoas odiadas por elas. As quais podem estremecer de ira, mas não desconstruam a reputação das pessoas de que elas não gostam. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas deixe as pessoas de quem você não gosta em paz, pois desconstruir a reputação de quem você não gosta constitui um crime e um grande pecado perante Deus. Certamente o tal será julgado pelo justo juiz.
 
VI.              As Consequências do Ressentimento.
Quando o ressentimento prevalece, há consequências, e elas não são boas. A lei da semeadura diz: o que plantarmos, colheremos os seus frutos (Gl 6:6-7; Mt 7:2-5; Jz 1:7; Lc 6:38; 2 Co 9:6; 2 Ts 1:6,7). O que lemos nesses versículos é que a mágoa e a ira no homem podem custar-lhe muitos problemas de saúde e até a morte.
 
               Amados, não permitam que o ressentimento se abrigue no seu seio, lancem fora toda mágoa porque ela destrói a sua vida e a dos outros. O ressentimento causa sede de vingança, no entanto, o melhor remédio para dissipar a mágoa é a oração e a meditação na palavra de Deus. Persistindo, ponha-se diante do Senhor em oração e jejum, para que o diabo não lhe lance fora da presença de Deus, por conta dessa mágoa (Sl 6:7; 34:1-18; Ec 7:9). O sacrifício que agrada a Deus é um coração quebrantado (Sl 51:17). “O perdão é a faxina do coração”.
 
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto