ESBOÇO 1395 * ASSUNTO: O HOMEM DA BRECHA.

 

ESBOÇO 1395 *
ASSUNTO: O HOMEM DA BRECHA.
Texto: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.” EZEQUIEL 22:30.
 
O assunto reflete a busca de Deus por uma pessoa justa que pudesse interceder pelo povo de Israel e evitar a sua destruição devido ao seu pecado. Havia uma escassez de homens justos que pudessem realizar esse serviço para Deus. Deus estava se utilizando desse profeta para encontrar o homem da brecha. Esse assunto pode ser trabalhado e aplicá-lo no cotidiano cristão como condições para realizar algo para Deus e proteção espiritual.
 
I. Significado.
Brecha lit. Significa fissura, abertura, buraco, fenda. Na Bíblia, ela também tem outros sentidos, como:
a. Abertura, fenda, rachadura, dar brecha, abrir um pequeno espaço.
b. Pode ser entendido como algo pela qual possa entrar ou sair (Gn 38:29).
c. Pode significar algo perigoso, principalmente quando se refere ao espiritual (I Pe 5:8).
d. Brecha, lugar que serve para observar algo (Ex 33:22).
e. Uma oportunidade que se enquadre em uma situação (Ez 22:30). A palavra "brecha" em português tem origem no grego e no latim. No grego, está relacionada ao verbo “brychein” que significa a ideia de quebrar ou romper. No texto, iremos aplicar no sentido de oportunidade.
 
II. O homem da brecha tem papel de intercessor.
Deus, através do profeta, procurava um homem disposto que estivesse na brecha para proteger e interceder pelo povo de Israel, mas não encontrou ninguém (Ez 22:30), pois o povo havia falhado e necessitava de um intercessor. Povos e nações precisam de que alguém interceda por eles. O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, exortou Timóteo para se fazer deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens (I Tm 2:1-2). 
 
III. Exemplo de intercessor.
·        Moisés intercedeu pelo povo para que ele não fosse destruído (Ex 32:11-14).
·        Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra (Gn 18:23-33).
 
IV. Características do homem da brecha.
1.      Comprometido com a justiça e a misericórdia (Mq 6:8).
2.      Que tenha forte relacionamento com Deus (Tg 5:16).
3.      Disposição para sacrificar-se em favor dos outros (Rm 9:3).
 
V. Homem que esteja na brecha.
Essa expressão indica ser uma pessoa que estivesse apta para executar algo para Deus em benefício de outros. Dissemos anteriormente que a escassez gera a procura. Deus procurava homens que se enquadrassem no perfil exigido por ele para executar uma missão específica (Ez 22:20). Em muitas ocasiões, Deus usou esse método para escolher rei, líderes, sacerdotes, servos e profetas. Na Bíblia há registros de como sucederam aquelas chamadas.
 
VI. Aplicando na atualidade.
Como a intercessão pode ser aplicada na vida pessoal e na igreja cristã? A responsabilidade é do cristão ser um intercessor através das orações e ações (Ef 6:18; Lc 22:32). A responsabilidade é nossa (I Pe 2:9). Estamos na brecha para levarmos os homens à conversão a Cristo, é por intermédio de nós que os homens se reconciliam com Deus (Is 53:12; Hb 7:25).
 
VII. Tapando as brechas como defesa da fé.
Brecha pode ser usada quando relacionada à defesa da nossa vida espiritual, pois o inimigo tenta encontrar uma oportunidade para o inimigo minar a nossa vida espiritual. Precisamos tapar todas as brechas para evitar que o inimigo se aproveite delas e possa complicar a nossa vida em todos os aspectos. O inimigo está ao nosso derredor buscando uma brecha para nos destruir (I Pe 5:8). Tenha cuidado, uma represa nunca se rompe de vez, mas mediante fissuras, fendas e brechas, elas vão se alargando, permitindo que algo passe maior quantidade de água. Mantenha as brechas fechadas.
 
Amados, que Deus nos tenha como o homem ou uma mulher que esteja na brecha para ser usado(a) por ele com poder, para interceder pelo mundo e pelas pessoas. Tenhamos cuidado porque quando nos referimos às brechas, não significam apenas em relação à intercessão, mas como defesa da fé, não abrindo espaço para que o inimigo não tenha acesso e faça um grande estrago em nossas vidas. O nosso inimigo anda ao nosso redor procurando a quem possa tragar, basta apenas uma brecha, por isso devemos estar vigilantes (I Co 16:13; Cl 4:2; I Ts 5:6). Em relação ao chamado divino, Deus procura homens que estejam na brecha. Quem estiver se enquadrando dentro daquilo que Deus quer para a sua obra, será o homem da vez. Onde está o homem da brecha? Se você está na brecha, continue nela, porque Deus vai te usar na oportunidade e na hora certa. Deus procura os fies da terra, fidelidade a ele é estar na brecha (Sl 101:6-8).
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto