ESBOÇO 1396 * ASSUNTO: JESUS É SENSURADO.

 

ESBOÇO 1396 *
ASSUNTO: JESUS É SENSURADO.
TEXTOS: MATEUS 9:10-13; LUCAS 5:27-32.
 
Irei brevemente comentar sobre uma das maiores lições ensinadas por Jesus, e que hoje muitos cristãos ainda não aprenderam a pôr em prática, contudo, estão cada vez mais se distanciando delas. O assunto é: Jesus na casa de pecadores.
 
I. A DISCRIMINAÇÃO E O PRECONCEITO RELIGIOSO.
Essas duas coisas não devem ser praticadas por quem conhece os ensinamentos de Jesus, principalmente em relação às pessoas de outros seguimentos religiosos. Jesus soube lidar com os fariseus, publicados e pecadores durante o seu ministério, ele procurava ensinar a todos a prática do bem.  Discriminar tem o sentido de separar, distinguir ou classificar as pessoas por alguns critérios. Isso é muito comum na atualidade.

II. JESUS NA CASA DE PECADOR.
Nos três evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas estão registrados que Jesus esteve em casa de pecadores e comeu com eles, por isso ele foi questionado, porém, ele sempre teve uma justificativa e uma delas foi: “E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: os sãos não necessitam de médico, mas sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Mc 2:17; Mt 9:9-13).
 
III. RELACIONAMENTO COM DIFERENTES CLASSES DE PESSOAS.
É importante aprender como devemos nos relacionar com as pessoas de diversas classes sociais e religiosas. A sabedoria conduz o indivíduo a lidar com essas diversidades. Vejamos o belo exemplo:
·        Jesus jantou em casa de Fariseu (Lc 7:36-50).
·         Ele foi à casa de Zaqueu (Lc 9:1-10).
·        Exemplificou o bom samaritano (Lc 10:25-37).
·        Jesus teve o encontro com uma mulher a tirar água no poço de Jacó, esse fato foi registrado por João (Jo 4:6-10).
·        Ele amparou uma mulher que seroa apedrejada por ser apanhada em ato de adultério (Jo 8:3-11).
 
O bom relacionamento com as pessoas de diversas classes não significa que você esteja compartilhando com seus atos pecaminosos, isso era o que os escribas e fariseus pensavam de Jesus, para eles favorecer essas pessoas era uma quebra da lei como o caso da mulher pecadora.
 
IV. COMO MUITOS CRISTÃOS SE RELACIONAM ATUALMENTE?
Infelizmente, estamos vivenciando um momento em que muitos líderes cristãos não dão exemplo e nem põem em prática o que Jesus ensinou. A conduta farisaica continua arraigada nos seus corações, a maneira deles agirem leva a duas coisas: A discriminação e o preconceito. Elas duas têm causado grandes problemas entre as famílias, tanto cristãs ou não. As discriminações denominacionais têm sido alarmantes e o sinal de alerta já acendeu. Os causadores dessas divisões são os próprios líderes, o pior quando são de denominações irmãs, isso tem gerado escanda-los. Os líderes cristãos devem tratar com dignidade os demais líderes de outras denominações, seja elas cristãs ou não. Ser hospitaleiro e não discriminar faz parte da conduta cristã.
 
V. CIÚMES E DISSENSSÕES.
  • Os discípulos de Moisés o disseram: Moisés, há dois homens Eldade e Medade estavam profetizando no arraial, leiam a sua resposta daquele grande líder (Nr 11:26-29), será que muitos hoje faria o mesmo.
·        Os discípulos de João Batista lhe trouxeram uma notícia, eles ficaram incomodados porque ouviram dizer que Jesus estava batizando mais do que João Batista, pois vale apena a gente ler esse texto (Jo 3:22-30). A resposta de João Batista foi segura e uma grande lição para eles: “É necessário que ele cresça e eu diminua”.
·        Os discípulos de Jesus souberam que havia um homem fazendo milagres em seu nome, vejam o que ele respondeu, leiam: (Lc 9:49-50).
·        O apóstolo Paulo combateu as dissensões nas igrejas, principalmente na contenda que houve em Coríntio, embora isso tenha sido uma questão interna (I Co 1:10-17).
 
Amados, não convém que os líderes religiosos contendam entre si. Muitos estão longe de pôr em prática o que disse Paulo a Timóteo, “…mas seja exemplo para os fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (I Tm 4:12). Devemos servir de modelo para o rebanho de Deus, porque havemos de prestar conta. Quando um rebanho segue o pastor que anda errado, cairá com ele no mesmo abismo, ambos prestarão contas a Deus (Hb 13:17; Rm 14:12). Pedimos a Deus que dê sabedoria a esses líderes religioso a terem cuidado para não serem achados cometendo contra Deus (At 5:39).
 
Pr. Elis Clementino.

Nenhum comentário:

Foto