ESBOÇO 1405 * TEMA: FRUTOS DA DESOBEDIÊNCIA & OBEDIÊNCIA.

 
ESBOÇO 1405 *
TEMA: FRUTOS DA DESOBEDIÊNCIA & OBEDIÊNCIA.
“Pois pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” (Rm 5.19).
 
Tudo o que contraria uma ordem, lei ou mandamento constituiu-se uma desobediência. “Todo aquele que comete pecado, transgrede a lei, pois o pecado é a transgressão da lei.” (I Jo 3.4). Também ao cumprir se constitui a obediência, assim ambas terão os seus frutos como recompensa. De maneira sucinta, falarei o tema.
 
I. A lei da Semeadura.
Essa lei foi estabelecida por Deus para todos, plantar é opcional, mas colher é obrigatório. No entanto, todos nós temos oportunidades de escolher caminhos e que tipo de semente desejamos plantar, contudo, tenhamos a consciência de que haverá colheita. (O que estamos colhendo hoje são resultados das sementes que plantamos ontem). Muitas vezes queremos transferir a responsabilidade dos frutos que colhemos a terceiros. Há ocasiões em que os agricultores disseminam sementes que não são boas, mas assim que eles percebem a má qualidade das sementes, procuram na próxima semeadura as melhores sementes para ter uma boa colheita. Assim são os homens, todos têm o tempo dado por Deus para se utilizar de sementes boas e substituir as de más qualidades. Ainda é tempo de você mudar de sementes ruins para boas.
 
II. Desobediência humana.
O homem desobedeceu a Deus, infringindo seus mandamentos (Gn 2:16,17). A quebra desse preceito divino deu à luz o pecado e consequentemente os detrimentos (Gn 3: 9-24). Tudo o que é abominável e destrutivo tanto para a vida moral quanto espiritual são magníficos e fascinantes aos olhos do homem, ele não percebe que o desfecho será tão ruim “Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem isso ele receberá” (Pv 12:14). “Dos seus próprios se fartará o infiel de coração, e o homem bom será recompensado pelos seus” (Pv 14:14). Tudo aquilo que o homem semear isso, ele ceifará (Gl 6:7b).
 
III. As consequências da desobediência.
Tudo começou com o homem lá no Éden, Deus falou que, se Adão comesse do fruto proibido, certamente morreria, mesmo assim desobedeceu e comeu do fruto. Como consequência dessa  desobediência a vida humana tornou-se limitada em todos os aspectos, por exemplo: comer do suor do seu rosto, caminho cerrado (Jó 3.23); pés no tronco (Jó 13.27; 19.8); tempo limitado (Sl 90.10; Ec 8.8); Vida limitada (Sl 139.5; Lm 3.7); sem poder de mudar um cabelo, dar garantia do que ele faz, ou promessas que não possa cumprir (Mt 5.36); e não pode aumentar a sua estatura, preocupações excessivas (Mt 6:27). A morte física e espiritual é a últimas consequências do pecado do homem (Gn 2.7; Pv 8.36). “O salário do pecado é a morte,” (Rm 6.23).
 
IV. A obediência.
O preço do êxito é a obediência (Js 1.8), as observações das leis do Senhor resultam em bênçãos de prosperidade, além de nos garantir a entrada no reino celestial (Mt 7.21). Obedecer às leis do Senhor é um dever imperativo (At 5.29). Destacamos alguns vultos importantes da Bíblia que se dispunham a obedecer a Deus:
·        Abraão (Gn 22.2,3).
·        Josué (Js 11.15).
·        Ezequias (2 Rs 18.6).
·        José e Maria (Lc 2.39).
·        Paulo (At 26.19).
·        Cristo (Hb 5.8).
 
               Conscientizemo-nos que tanto os frutos da desobediência quanto os da obediência serão colhidos, ninguém escapa da lei da semeadura, todos têm a oportunidade de mudar, se a sua semente não está apropriada para uma boa colheita, mude para uma melhor, porém não esqueça que a colheita é inevitável e o preço da desobediência deixa sequelas para o resto da vida, como mencionamos anteriormente. Portanto, obedecer é melhor do que sacrificar (I Sm 15.22). Deus olha para a nossa obediência, pois ela é a base de todo o nosso sucesso, tanto no cotidiano quanto na vida espiritual. Devemos rejeitar qualquer oferta pecaminosa e estarmos mortos para o pecado, mas vivo para Deus (Rm 6. 11-18), a lei nada podia fazer, mas a graça de Deus foi manifesta por intermédio de Jesus Cristo, foi o maior exemplo para alcançar a todos quanto lhe obedecerem. A obediência é um princípio importante para o seu sucesso.
 
Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto