SAL e LUZ.

ESBOÇO 312

TEMA: SAL e LUZ.

“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5:13,14).


INTRODUÇÃO

Símbolos importantes usados para indicar as boas qualidades de um cristão, com relação ao mundo pecaminoso, sal e luz dois elementos insignes apresentado por Jesus para fazer a diferença entre quem serve a Deus ou não. Sal é um ingrediente que serve para conservar, substância que impede os alimentos do reino animal apodrentar, enquanto a luz emite raios que dispersa as trevas.


As Propriedades do Sal e Luz

1. Os valores do sal: Dar o sabor e preservar da corrupção ou decomposição, a ausência dele Permeia toda sociedade, no sentido espiritual e da ética, é dever do cristão ser sal, servindo de exemplo para o mundo. Quando ele não surti efeito para nada mais presta, somente para ser pisoteado pelos homens (Mt 5:13). O sal é uma mistura necessária, porém quando não usamos em sua total essência, deixa de ser útil e se iguala aos demais. Quantos crentes se tornaram insípidos e moralmente deteriorados, isso tem refletido na igreja apagando até o poder do Espírito Santo, deixando predominar o espírito que opera no mundo, chegando a se conformar com ele, a palavra diz que devemos fazer o contrário “E não vos conformeis com este mundo...” (Rm 12:2ª; I Pe 1:14; I Jo 2:15ª).


2. A preciosidade da luz, nada há mais formidável, pois onde ela estiver será vista, refletindo alegria a quem as observa. Quando viajamos para bem distante, nos deparamos com lugares totalmente sem luz, mas ao vermos algumas luzes de longe, logo nos alegramos porque a luz nos dá a sensação de segurança, pois fica subtendido que é um lugar habitado, ninguém consegue esconder uma cidade iluminada (Mt 5:14), da mesma forma devemos resplandecer diante dos homens (Mt 5:16; I Pe 2:12). Há muitos cristãos com as suas luzes totalmente apagadas, eles estão andando na escuridão espiritual, tropeçando, porque as escuridões das trevas prevaleceram sobre os seus olhos, ao ponto de ninguém conhecê-los como crentes.


CONCLUSÃO

O sal e a luz são requisitos que engrandecem o cristão em todos os aspectos, assim como o sal que protege da decomposição, a luz expande os seus raios iluminantes dissipa a plena escuridão. Assim sejamos nós diante de um mundo de corrupção e de plena escuridão espiritual, que os seus raios possam brilhar constantemente como os astros e conseqüentemente como sal, salgando esse mundo apodrecido pelo pecado. Devemos fazer a diferença, pois para isso fomos salvos, sem compartilhar com os pecados que leva o mundo a total destruição. Que possamos “resplandecer como astros no mundo”. (Fl. 2:15).


Pr. Elis Clementino – Itapissuma/PE

Um comentário:

Matias Borba disse...

Pastor Elis,
A Paz do Senhor!

Muito bom o estudo, só quando entendemos o que de fato é sermos o sal da terra, é que entenderemos melhor o Reino de Deus em nós.

Deus abençoe!

Foto